Foto: Divulgação
O projeto “Terça da Dança” abre a programação de 2026 com uma mostra das cinco pesquisas contempladas pelo “Edital de Dança Corpo-Território”, publicado no ano passado. As apresentações acontecem nos dias 3 e 10 de março (terças-feiras), no Teatro Marília, com entrada gratuita. Os ingressos estarão disponíveis antecipadamente pelo Sympla ou poderão ser retirados na bilheteria do teatro, duas horas antes do início das atividades. A mostra “Corpo-Território” marca a etapa final dos processos iniciados em outubro de 2025, período em que os artistas se dedicaram à experimentação, à construção conceitual e ao diálogo com diferentes redes da dança na cidade. As pesquisas foram desenvolvidas no Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH).
A programação tem início no dia 3, às 19h, com os projetos “Corpo-extremo”, de Guilherme Morais, e “Clarice Lispector e seu coração selvagem: uma pesquisa entre dança e literatura”, de Fernando Barcelos. “Corpo-extremo” aproxima a dança contemporânea da luta livre, destacando o kamikaze — movimento caracterizado por saltos, quedas ensaiadas e suspensões — como possibilidade dramatúrgica para o corpo em combate. Já o solo de Fernando Barcelos transpõe a obra literária de Clarice Lispector para uma performance cênica fragmentária, mesclando dança, teatro e outras linguagens.
No dia 10, às 10h30, será realizada a oficina de dança “Encruzilhada de saberes: tempos-danças com a classe trabalhadora”, de Bárbara Maia, voltada à classe trabalhadora, transformando memórias e gestos cotidianos em material coreográfico. A incorporação da audiodescrição como elemento dramatúrgico é um dos diferenciais da proposta. Ainda no dia 10/3, a partir das 19h, os projetos “O ponto, a linha, o corpo”, de Margô Assis e Eugênio Paccelli, e “Entrelugares – encruzilhadas que habitam o encanto”, de Kiandewame, encerram a mostra. “O ponto, a linha, o corpo” explora a conexão entre dança e desenho, utilizando fio elástico e fita crepe como extensões do corpo e dispositivos de criação, tensionando relações entre enfermidade e permanência. Já “Entrelugares – encruzilhadas que habitam o encanto” aborda a potência e a ancestralidade do corpo negro, tendo a rua e o Quilombo Manzo como territórios cenográficos. A proposta articula dança contemporânea, funk, samba e hip-hop e culmina na produção de um vídeo-documentário.
Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, o “Edital de Dança Corpo-Território 2025” tem como objetivo fomentar e estimular a pesquisa na área da dança. As cinco propostas selecionadas participaram de um ciclo de encontros presenciais e cumpriram 25 horas de pesquisa ao longo de um período mínimo de dois meses.
“Edital de Dança Corpo-Território”
O “Edital de Dança Corpo-Território” consolidou-se como uma importante iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte para fomentar a pesquisa em dança contemporânea e fortalecer o papel do Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH) como espaço de investigação e criação artística. De 2023 a 2025, 15 projetos foram selecionados, com resultados apresentados na programação da Fundação Municipal de Cultura. Algumas das pesquisas contempladas tiveram desdobramentos e continuidade no “Terça da Dança”.
“Terça da Dança”
O projeto “Terça da Dança” apresenta artistas independentes e grupos profissionais oferecendo uma programação contínua, composta por apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas. O projeto é desenvolvido pelo CRDançaBH, espaço de apoio, acolhimento e convívio da comunidade da dança na capital mineira.
O CRDançaBH tem como objetivo promover as diversas danças na atualidade, dialogar com a cidade e criar pontes entre artistas, instituições e equipamentos culturais, de forma transversal e democrática. Busca ainda estabelecer estratégias e planos de ação para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor da dança, ampliando as discussões sobre políticas culturais, formação de público e fomento, além de acolher e apoiar as diversas danças da cidade.
Projeto “Terça da Dança” | Mostra final do edital de dança “Corpo-Território 2025”
“Corpo-extremo” (Guilherme Morais) e “Clarice Lispector e seu coração selvagem: uma pesquisa entre a dança e a literatura” (Fernando Barcelos)
Duração: 60 minutos | Classificação: livre
Data: terça-feira (3), às 19h
Ingressos disponíveis no Sympla ou na bilheteria do teatro (a partir de duas horas antes do evento)
Local: Teatro Marília (Avenida Professor Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)
Oficina prática | “Encruzilhada de saberes: tempos-danças com a classe trabalhadora” (Bárbara Maia)
Duração: 50 minutos | Classificação: livre
Data: terça-feira (10), às 10h30
“O ponto, a linha, o corpo” (Margô Assis e Eugênio Paccelli) e “Entrelugares-encruzilhadas que habitam o encantado” (Kiandewame)
Duração: 60 minutos | Classificação: livre
Data: terça-feira (10), às 19h
Entrada gratuita: Ingressos no Sympla ou na bilheteria do teatro (a partir de duas horas antes do evento)
Local: Teatro Marília (Avenida Professor Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)



Adicionar Comentários