O Centro Cultural Usina de Cultura e o Centro Cultural Pampulha
oferecem a oficina “Adereços de Carnaval”, nos dias 10 e 13 de fevereiro, e os projetos “Quinta no Raul” e “Carnavalzinho no Raul” recebem o Trio Bocó com o “Carnaval Musiclown”, no dia 12, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado.
As atividades são gratuitas.
O Circuito Municipal de Cultura entra no clima de Carnaval e promove duas atividades que convidam o público a esquentar os tamborins. O Centro Cultural Usina de Cultura e o Centro Cultural Pampulha realizam, nos dias 10 e 13 de fevereiro, a oficina gratuita “Adereços de Carnaval”, ministrada pela figurinista, aderecista e cenógrafa Clarice Rena. O “Quinta no Raul” acontece no dia 12, dentro da programação do “Carnavalzinho do Raul”, com apresentação do Trio Bocó e o seu “Carnaval Musiclown”, que convida o público para uma tarde de música e palhaçaria. Os ingressos são gratuitos e retirados no site Sympla. Mais informações estão disponíveis no site do Circuito Municipal de Cultura.
O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.
Oficina “Adereços de Carnaval”
Na oficina “Adereços de Carnaval”,a figurinista, aderecista e cenógrafa Clarice Rena convida o público a explorar formas, cores, texturas e volumes por meio de materiais inusitados. O conteúdo propõe a criação e execução de adereços e fantasias carnavalescas a partir de processos de customização criativa, experimentação e reinvenção.
A oficina no Centro Cultural Usina de Cultura, tem foco na criação de adereços e acontece no dia 10 de fevereiro, terça-feira, às 17h30 (Rua Dom Cabral, 765, bairro Ipiranga). Já no Centro Cultural Pampulha a proposta da atividade é a criação de fantasias e será realizada no dia 13, sexta-feira, às 14h (Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, bairro Urca). Não é necessário realizar inscrição prévia.
“Carnaval Musiclown”
No dia 12, às 14h, acontece mais um “Quinta no Raul”, que no mês de fevereiro integra a programação do “Carnavalzinho do Raul” – evento de pré-carnaval já consolidado no calendário do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado. O Trio Bocó, formado pelas palhaças Aurélia, Provisória e Babalu, convida o público de todas as idades para uma tarde de brincadeiras, música e muito riso com o “Carnaval Musiclown”. Clássicos carnavalescos são cantados ao vivo pelas palhaças, que também tocam acordeon, surdo e tarol, mesclando música e palhaçaria. “Uma apresentação com humor, comicidade, interatividade para as pessoas de zero a cem anos se divertirem”, brincam as artistas. Os ingressos são gratuitos e retirados no site Sympla.
O Trio Bocó é formado pelas palhaças Ludmila Benquerer, Letícia Avelar e Helena Marques, artistas experientes na palhaçaria feminina. Ludmila Benquerer (palhaça Provisória) é escritora, palhaça e acordeonista, atua na área artística desde 1997, e trabalhou por 9 anos na Sociedade do Riso. Letícia Avelar (palhaça Aurélia) é atriz do grupo Oitis Produções, dirigido por Fernanda Vianna. Helena Marques (palhaça Babalu) é atriz, palhaça e profissional audiovisual.
Sobre o Quinta no Raul
O projeto do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado acontece sempre nas noites de quinta-feira e de forma gratuita. A proposta foi criada devido à vocação musical do entorno, que conta com diversas escolas de formação musical, núcleos de criação como bandas e coletivos. Com o passar dos anos houve uma ampliação de atendimento para outras áreas artísticas, tais como dança e artes cênicas.
Entre julho de 2022 e setembro de 2024, período em parceria com o Instituto Odeon, foram realizadas 25 edições com atrações de múltiplas linguagens como o show da Banda Suvaco Xeroso, da cantora Adriana Araujo, do grupo Magnatas do Samba, do Bloco Chega o Rei, do grupo Chorosas e do Bloco Magnólia, totalizando um público de aproximadamente 4 mil pessoas.
Sobre o Circuito Municipal de Cultura
O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.
Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e dezembro de 2025, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1352 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 649 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação movimentou a contratação de aproximadamente 9350 artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.
CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA
Carnavalzinho no Raul/Quinta no Raul | Carnaval Musiclown/Trio Bocó
Quando. Dia 12 de fevereiro (quinta-feira), às 12h
Onde. Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado
(Rua Leonil Prata, S/N – Alípio de Melo)
Quanto. Gratuito.Ingressos retirados no site Sympla
Classificação. Livre
Duração. 1h
Acessibilidade em Libras
Oficina “Adereços de Carnaval”
Centro Cultural Usina de Cultura
Quando. Dia 10 de fevereiro (terça-feira), às 17h30
Onde. Rua. Dom Cabral, 765, bairro Ipiranga – BH/MG
Centro Cultural Pampulha
Quando. Dia 13 de fevereiro, sexta-feira, às 14h
Onde. Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, bairro Urca – BH/MG
Quanto. Gratuito. Não é necessário inscrição prévia.
Classificação. Livre
Duração. 180 minutos



Adicionar Comentários