CCBB Educativo dá boas-vindas a 2026 com programação especial

Visceral e instigante, performance “Mancha” divide atenção com visitas guiadas, ateliês e oficinas durante as férias de janeiro

O CCBB BH abre 2026 com uma programação educativa que provoca, engaja e inspiraEspaço de diálogo e conexão para públicos de todas as idades e perfis, o Programa Educativo Proximidade reserva para janeiro uma agenda que se aprofunda nos desafios contemporâneos, utilizando a arte como potente ferramenta de reflexão e transformação social. 

Dentre os destaques deste início de ano, o sarau “Mancha” convida a um olhar crítico sobre as “manchas” que persistem no meio ambiente e em nossa sociedade, evidenciando o papel da cultura como forma de iluminar e questionar.

Idealizada e interpretada pelos multiartistas Mayk Will e Lauren Mendes, esta performance utiliza a potência da expressão corporal, da dança, da música e do jogo de luzes para abordar a complexidade das “manchas” que atravessam o nosso cotidiano.

A obra traça um paralelo impactante entre ocorrências de poluição ambiental, como a “mancha com cheiro inflamável que se espalha no oceano de forma incessante”, e as “manchas sociais” que se manifestam nas violências diárias. É uma narrativa que não apenas aponta problemas, mas convida à reflexão crítica sobre a intervenção humana e suas consequências.

Mayk Will dedica sua pesquisa à visualidade da cena e inovação em espaços alternativos; já Lauren Mendes explora a improvisação e a musicalidade em suas atuações. Juntos, somam suas forças criativas em um convite à conscientização e à busca por um futuro mais equitativo e sustentável. Uma oportunidade imperdível para experienciar a arte como espelho da sociedade e motor de mudança. 

Entre visitas mediadas, rodas de leitura e ateliês, a programação dialoga com as exposições em cartaz. O destaque do mês é a mostra do artista, designer, cenógrafo e figurinista japonês Yoshitaka Amano.

Acolhimento de PCDs

O CCBB Educativo acredita no poder transformador da arte e da cultura como espaço de acolhimento e afetos. Suas atividades conectam o público a ações multidisciplinares que instigam a criatividade e reflexão. O espaço é aberto a novos olhares e possibilita diálogos sensíveis, transformando a experiência do público por meio da participação ativa em rodas de conversa, oficinas, saraus ou visitas mediadas às exposições do Centro Cultural, com educador em acessibilidade e intérprete de Libras.

As ações educativas são orientadas pelo compromisso com a responsabilidade social e posicionam o CCBB como espaço privilegiado de estímulo à curiosidade, troca de saberes, experimentações, encontros e afetos, de maneira lúdica e divertida.

Circuito Liberdade

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

EDUCATIVO CCBB BH • PROGRAMAÇÃO DO MÊS

JAN.26

 Visita mediada                                                                                                          

AGENDADA

√ A que horas? Segunda, quarta, quinta e sexta,às 10h, 14h, 15h e 19h, com duas visitas por horário

√ Como agendar? Por telefone (31 3431-9440 ou 3431-9441) ou e-mail (visiteccbbbh@gmail.com)     

√ Capacidade: 45 pessoas por horário

√ Duração: 90 min

√ Atividades atendidas no período: visita patrimonial e à exposição “YOSHITAKA AMANO – Além da Fantasia”

ESPONTÂNEA

√ A que horas? Segunda, quarta, quinta e sexta,às 10h e 15h (Visita Patrimonial), 14h e 19h (“YOSHITAKA AMANO – Além da Fantasia”); sábados, domingos e feriados, às 10h, 13h, 14h, 15h, 18h e 19h, sempre com duas visitas por horário

√ Capacidade: 20 pessoas por horário (incluindo acompanhantes), mediante retirada de ingressos na bilheteria do CCBB BH

√ Duração: 60 min

ACESSÍVEL

√ PCDs: Segunda, quarta, quinta e sexta, às 9h30 (mediante agendamento prévio)

√ Libras: Domingo e segunda, às 16h (“YOSHITAKA AMANO – Além da Fantasia”) e 18h (Visita Patrimonial).  

 Espaço Proximidade                                                                                               

YOSHITAKA AMANO – ALÉM DA FANTASIA (até 19/01)

O Espaço Proximidade oferece vivências imersivas e sensoriais desenhadas para o público com deficiência visual, auditiva e neurodivergência, com materiais táteis e experiências visuais e sonoras. Em dezembro, a atividade recreativa é inspirada no processo de produção artística e nas obras do artista, designer, cenógrafo e figurinista japonês, Yoshitaka Amano.

√ Quando? Segunda, quarta, quinta e sexta, das 10h e às 15h

√ Capacidade: 10 pessoas por grupo

√ Para que idade? Livre

√ Duração: 60 min

DESTAQUE DO MÊS

 Sarau                                                                                                                            

MANCHA

performance de Mayk Will e Lauren Mendes traduz em expressão corporal a ideia das manchas existentes na sociedade e na natureza, a partir da intervenção humana, com forte impacto ambiental.

A apresentação incorpora elementos da dança, música e luzes, para abordar e criticar questões ambientais, a poluição dos oceanos e das cidades, traçando um paralelo entre essas manchas literais (poluições dissipadas nas vias aéreas e pluviais) e as manchas sociais presentes nas violências diárias

√ Quando? Sábado, 17 de janeiro, às 18h

√ Para que idade? 12 anos

√ Capacidade? 30 pessoas

√ Quanto? Entrada gratuita, com retirada de ingresso uma hora antes na bilheteria do CCBB BH 

√ Duração: 50 minutos

OUTRAS ATIVIDADES

  História contada                                                                                                    

AVENTURA EM CENA (até 19/01)

Inspirada nas artes conceituais de Yoshitaka Amano para o jogo eletrônico do gênero ação-aventura e RPG “Final Fantasy”, a história contada propõe a mistura de teatro e jogos. Nessa história, o espectador acompanha e vivencia aventuras,reviravoltas e um final surpreendente. Ou será que é possível uma história ter finais alternativos? Vamos descobrir com a gente?!

√ Quando? Sábados, domingos (com tradução em Libras) e feriados, às 11h15 e às 15h15

√ Para que idade? A partir de 4 anos

√ Capacidade: 30 pessoas

√ Quanto? Entrada gratuita, com ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria do CCBB BH

√ Duração: 50 min

 Roda de leitura

LITERATURA INFANTIL (até 19/01)

Leitura compartilhada de obras da literatura infantil contemporânea, cuja narrativa literária ou visual se relaciona com a exposição em cartaz ou temáticas do mês. A cada sessão, as histórias se transformam em ferramenta de aprendizado e reflexão, explorando recursos expressivos que extrapolam as palavras, com ilustrações e enredos que despertam o olhar sensível para temas essenciais.

Três livros serão trabalhados neste mês. “Isto é uma Rã?” (2002) e “Isto é um Ratinho?”, (1998), ambos de Guido van Genechten, são livros interativos e sem texto. Eles exploram ilustrações com abas ou transformações visuais, que desafiam as crianças a adivinhar animais escondidos ou disfarçados por meio de observação e descoberta progressiva. Já “O Quadro” (2020), de Maria Isabel Sánches Vegara, com ilustrações de Albert Arrayás, narra de forma leve o cotidiano subjetivo de uma obra de arte em um museu, convidando os pequenos a refletirem sobre conceitos artísticos como técnica e valor estético. Esses livros se aproximam no estilo visual lúdico e interativo, priorizando ilustrações vibrantes e sem texto excessivo para estimular a imaginação infantil, e no conceito de engajamento ativo do leitor, que participa da narrativa por meio de observação, adivinhação ou interpretação pessoal, em vez de uma história linear tradicional.

√ Quando? Segunda, quarta, quinta e sexta, às 12h, 14h e 17h; sábados, domingos e feriados, às 12h e 14h.

√ Para que idade? Livre

√ Capacidade: 20 pessoas por horário, incluindo acompanhantes

√ Quanto? Entrada gratuita, com ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria do CCBB BH

√ Duração: 30 min

 Imersões criativas e sensoriais                                                                            

ATELIÊ BEBÊ: PEQUENAS PEÇAS, GRANDES DESCOBERTAS (até 19/01)

Inspirado no icônico e clássico jogo de videogame “Tetris”, o Ateliê Bebê de dezembro sugere formas, cores e sonspara o mundo dos bebês. Em uma fase onde descobrir o mundo é uma aventura, o quebra-cabeças digital sairá das telas, passando para as mãos das crianças de forma sensorial e lúdica. A proposta traz a possibilidade de os pequenos serem protagonistas do seu próprio mundo!

√ Quando? Sábados, domingos e feriados, às 10h30 (até 1 ano) e 14h30 (2 e 3 anos)

√ Para que idade? 0 a 3 anos

√ Capacidade: 10 bebês por sessão, com retirada de ingresso por bebê participante da oficina

√ Quanto? Entrada gratuita, com ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria do CCBB BH

√ Duração: 30 min

ATELIÊ CRIAÇÃO: O ROSTO DA FANTASIA (até 19/01)

O educativo convida as crianças a mergulharem no universo onírico e fantástico de Yoshitaka Amano. Inspiradas pela sua arte, os participantes serão desafiados a criar máscaras que representem um personagem dos seus sonhos e fantasias. Utilizando uma variedade de materiais, cada criança dará vida à sua própria identidade-fantasia, explorando a relação entre o real e o imaginário e expressando quem elas gostariam de ser em um mundo de criação.

√ Quando? Sábados, domingos e feriados, às 16h

√ Para que idade? 4 a 7 anos

√ Capacidade: 10 crianças por atividade, com retirada de ingresso por criança participante da oficina

√ Quanto? Entrada gratuita, com ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria do CCBB BH

√ Duração: 50 min

ATELIÊ EXPERIMENTAÇÃO: REINOS, PERSONAGENS E GUERREIROS (até 19/01)

Neste ateliê, as crianças serão cocriadoras do universo imaginativo de Yoshitaka Amano para dar vida a personagens de RPG. A partir de moldes de cartas, cada participante criará um herói ou heroína, utilizando materiais diversos para construir aidentidade, a história e os atributos de sua figura fantástica. Nesta aventura, em cada carta uma nova história ganha vida!

√ Quando? Sábados, domingos e feriados, às17h 

√ Para que idade? 8 a 12 anos

√ Capacidade: 10 crianças por atividade, com retirada de ingresso por criança participante da oficina     

√ Quanto? Entrada gratuita, com ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria do CCBB BH

√ Duração: 50 min

ATELIÊ MEMÓRIA: BORDADO LIVRE

Memórias de infância, viagens e lembranças do tempo passado inspiram os participantes a darem seus primeiros “pontos livres” em bordado, com linhas coloridas, formando desenhos simples. Todos os materiais são oferecidos pelo Educativo. Os participantes da oficina levam seu bordado para casa.

√ Quando? Quartas e sextas, às 17h

√ Para que idade? A partir dos 12 anos, com ênfase no público 40+

√ Capacidade: 10 pessoas por sessão

√ Quanto? Entrada gratuita, com ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria do CCBB BH

√ Duração: 60 min

 CCBB BH

Local: Praça da Liberdade, 450 | Funcionários | Belo Horizonte (MG)

Funcionamento:De quarta a segunda, das 10h às 22h

Telefone: (31) 3431-9400

E-mail: ccbbbh@bb.com.br

Site: ccbb.com.br/bh

Redes sociais:facebook.com/ccbb.bh | instagram.com/ccbbbh

PARA SABER MAIS SOBRE AS AÇÕES EDUCATIVAS acesse:

ccbb.com.br/bh/ccbb-educativo

PARA CONSULTAR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CCBB BH acesse:

ccbb.com.br/bh