Gravado em fazenda em Sabará, trabalho audiovisual faz reverência ao universo musical mineiro e caipira
O instrumentista e compositor Dé Siqueira lança no dia 16 de janeiro (sexta) o clipe “Ô Trem Bão!“, com participação do multiartista Maurício Tizumba. A faixa foi gravada na Fazenda Arraial Velho, em Sabará (MG), com a banda Trem de Doido.
O trabalho audiovisual, com captação da Primata Filmes e viabilizado através da Lei Paulo Gustavo, estará disponível no canal do youtube Dé Siqueira e o Trem de Doido, a partir das 9h30 – convite aberto para um cafezinho de degustação de um lançamento que respira Minas Gerais.
“É com esse jeito caipira que eu vou andar pelo mundão
E carregando a minha essência pra não cair na contra-mão
Bate tambor e uma viola e bota lenha no fogão
Com esse cheirinho de roça não vou sair daqui mais não”
O cenário do clipe reverbera o clima de reverência ao universo caipira e mineiro, em fazenda com tijolo adobe, janelas de madeira, passarinho na varanda e café coado na cozinha. É ali que Dé Siqueira recebe Tizumba para juntos passearem pelas melodias interioranas e brincantes, numa reverência às raízes do estado e em diálogo com ritmos e sonoridades de todo país. Além da beleza musical e estética, destaca-se no trabalho a irreverência e carisma de Maurício Tizumba, artista e ator com reconhecimento internacional.
Pífano no congado
Ao lado de amigos instrumentistas presentes no clipe, Dé Siqueira inova ao promover um encontro entre o congado mineiro, com seus tambores, e os pífanos para enaltecer a cultura mineira – com os sopros fazendo por vezes as vozes das duplas caipiras. O acréscimo da viola caipira e caixa de folia dão ainda mais sabor a tal experimentação musical. E o convite a Maurício Tizumba não foi por acaso.
“Na época eu estava escutando muito o disco ‘Maurício Tizumba no Mercado’, fiquei inspirado no universo musical dele e fiz a melodia. A música ficou instrumental durante muito tempo e depois de tentar parcerias que não funcionaram, acabei fazendo a letra. Ela fala muito do jeito caipira de ser, então um pouco de mim e do Tizumba, a quem a dedico. E é uma sonoridade que ele já está acostumado”, explica o pifeiro.
Trem de doido e a difusão do pífano
Para este trabalho audiovisual, Dé Siqueira é acompanhado pela banda Trem de Doido. A faixa contou com Marcela Nunes, também nos pífanos, André Oliveira (viola caipira, violão e baixo elétrico) e percussões de Débora Costa, Daniel Guedes e Dil Brasil. A engenharia de áudio é assinada por Alexandre Andrés.
A banda Trem de Doido deu seus primeiros passos ainda em 2019, resultado de inúmeras experimentações e produções. Com a pandemia, Dé Siqueira compôs dezenas de músicas para essa formação, lançando oficialmente o projeto em maio de 2020 com releituras de músicas de Milton Nascimento, disponibilizadas nas redes sociais.
Fundador do Bloco de Pífanos de BH, luthier do instrumento de sopro e oficineiro, Dé Siqueira firma-se com um dos principais atores na valorização e difusão do pífano no país, com a realização de projetos de formação, shows e lançamento de trabalhos fonográficos, com importantes reconhecimentos. Vencedor dos prêmios Jovem Músico do BDMG em 2014 e Jovem Instrumentista em 2017, vem se destacando desde então na rica cena musical belorizontina, sendo integrante também do Duo Vera Cruz (ao lado de Matheus Ribeiro) e do grupo Furo de Taboca.
clipe Ô Trem Bão! | Dé Siqueira convida Maurício Tizumba
quando: 16 de janeiro de 2026 (sexta), às 9h30
onde: canal do Youtube Dé Siqueira e o Trem de Doido https://www.youtube.com/c/Andr%C3%A9SiqueiraeoTremdeDoido
Rede social e mais informações:
https://www.instagram.com/tremdedoido_/
www.instagram.com/andresiqueira__




Adicionar Comentários