Exposição na UFMG retrata a poética do vai e vem – até 14/3

Bárbara Elizei, artista e ex-aluna da licenciatura de Artes Visuais da UFMG, retorna à Instituição para partilhar sua produção artística. Em Arredores, apresentada até o dia 14 de março de 2026, no Espaço de Poéticas (Faculdade de Educação, campus Pampulha da UFMG), será exposta a poética do trânsito: tanto a periferia de um mapa, quanto o limiar íntimo de um sentir, o que sobra da viagem, o que se encontra nas margens, o que se move no vai e vem. O espectador é convidado a caminhar entre paisagens visíveis e invisíveis.

A exposição remonta trajetos como o da BR-381, entre Varginha e Belo Horizonte, onde Elizei recolhe imagens, placas, marcas de passagem, horizontes que escapam, e faz delas matéria para pintura, fotografia, vídeo e instalação. No percurso expositivo, cada obra funciona como um fragmento de estrada, uma anotação de viagem, uma pausa ou uma aceleração. O visitante caminha, perambula entre esses fragmentos e no deslocamento encontra-se também parado.

Arredores integra o projeto de extensão Arte e Cultura nos Espaços Expositivos da Faculdade de Educação e estará disponível para visitação gratuitamente.

Exposição Arredores

Artista: Barbára ELizei

Curadoria: Daniele de Sá Alves

Data: até 14/03/2026

Local: Espaço de Poéticas – Faculdade de Educação (FAE) UFMG (campus Pampulha em Belo Horizonte / MG)