Programação especial de férias convida crianças, jovens e famílias a mergulhar no universo do teatro de bonecos com oficinas criativas e atividades lúdicas
Em janeiro de 2026, o Ateliê de Férias da Fundação Clóvis Salgado (FCS) transforma o Palácio das Artes em um território de imaginação, criação e encantamento. A edição deste mês do Programa Educativo da Fundação é dedicada ao universo do Grupo Giramundo, que celebra 55 anos de trajetória ao lado do Palácio das Artes. Inspirada pelo teatro de bonecos, a programação propõe uma imersão no fazer manual, no jogo teatral e na fantasia, com 10 oficinas gratuitas, ao longo de duas semanas, que exploram desenho, escultura, colagem, pintura, construção de personagens, máscaras e narrativas visuais. De 13 a 24 de janeiro, sempre das 14h às 16h, crianças, jovens e famílias são convidadas a participar de oficinas que estimulam a sensibilidade, a escuta, a imaginação e o trabalho coletivo. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário. Cada atividade tem 15 vagas disponíveis.
Abrindo a programação, no dia 13/1, a oficina “Personagens em Cena” convida o público a criar personagens com hastes de torção, explorando gestos, movimentos e pequenas cenas inspiradas no universo Giramundo. Já “Gente de Papel” (14/1) propõe a criação de personagens teatrais a partir de cortes, dobras e colagens de formas geométricas, articulando literatura e artes visuais. Em “Desenhando no Palácio” (15/1), participantes de todas as idades são convidados a observar de perto os bonecos expostos e transformá-los em desenhos autorais, atentos a detalhes, texturas e expressões.
A programação segue com “Cartas de Alice” (16/1), oficina inspirada em “Alice no País das Maravilhas”, que propõe a criação de bonecos de papel tridimensionais a partir das cartas da Rainha de Copas, dialogando com diferentes interpretações da obra, das ilustrações clássicas às versões do Giramundo. Em “Autorretrato Brincante” (17/1), crianças exploram a própria imagem de forma lúdica, criando máscaras que transitam entre o autorretrato e o imaginário.
O encantamento do teatro será abordado em “Rostos Encantados: Máscaras Teatrais” (20/1), oficina dedicada à criação de máscaras inspiradas no universo simbólico e mágico do Giramundo. Já a atividade “Explorando o Palácio” (21/1) oferece uma visita patrimonial pensada especialmente para o público infantil, apresentando o Palácio das Artes como espaço de memória, arte e pertencimento, por meio de um percurso interativo e acessível.
A narrativa visual ganha destaque na oficina “Trípticos – Histórias em 3 Telas” (22/1), que convida os participantes a criar histórias a partir de três imagens organizadas em um suporte clássico das artes visuais. Em “Oops… O Fantasma Fez de Novo!” (23/1), o público vivencia uma experiência sensorial de contação de histórias, com recursos táteis, sonoros e olfativos, pensada também para pessoas cegas ou com baixa visão, em uma investigação coletiva ambientada no Palácio das Artes no ano 2000. Encerrando a programação, a oficina “Marionete de Papel” (24/1) propõe a criação de bonecos de manipulação em corda, com temática de animais, introduzindo noções básicas de construção e movimento.
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, a formação, a produção e a difusão da arte e da cultura em Minas Gerais, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música, ópera e teatro integram a ampla programação desenvolvida nos espaços sob sua gestão, como o Palácio das Artes, a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais e a Serraria Souza Pinto. A Fundação também é responsável pela gestão dos corpos artísticos — Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral Lírico de Minas Gerais e Cia de Dança Palácio das Artes — além do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Cefart. Em 2026, ao celebrar os 55 anos do Palácio das Artes, a FCS amplia suas ações para todas as artes e todos os públicos, reafirmando seu compromisso com a democratização cultural. Palácio das Artes – 55 anos: ontem, hoje. sempre. A arte é o espaço do encontro.




Adicionar Comentários