Exposição de William Pimentel chega a São João del-Rei – até 10/01

Instituto Diego Mendonça traz obras do famoso artista William Pimentel para o público sanjoanense 

As obras do artista visual paulista William Pimentel estarão em exposição a partir de 10 de dezembro, de segunda a sábado, das 9h às 18h, no espaço do Instituto Diego Mendonça, localizado na rua Santo Antônio, 13, no Centro Histórico, com entrada gratuita.  

“O trabalho de William é forte, curioso e reflexivo, nos leva a pensar na história do nosso povo, do nosso Brasil”, afirma Diego Mendonça, destacando que, William expor em São João del-Rei reforça o objetivo do Instituto de divulgar e fomentar a arte na região. “É uma oportunidade ímpar para amantes das artes, estudantes, pais e professores que incentivam a arte”, ressalta. 

Além da exposição “Silêncios”, o Instituto Diego Mendonça – juntamente com o William – vai promover uma intervenção artística na Escola Iago Pimentel. “William tem uma arte que aguça a curiosidade de seu processo criativo, carregado de história, texturas e técnicas, que certamente vai despertar sentimentos e incentivar a criatividade de todos”, afirma Diego. 

A essência do artista William nasce do encontro entre sensibilidade e força criativa: ele transforma vivências, pesquisas e conexões humanas em obras que misturam técnica e autenticidade. Sua arte – que atravessa telas, murais e graffit – carrega sempre um olhar atento para as histórias e para a beleza que existem no cotidiano. 

O Instituto Diego Mendonça adianta que são aproximadamente 20 obras que estarão expostas e que outros grafiteiros e artistas independentes, de renome nacional e internacional, também estão com participações confirmadas para o público sanjoanense. “Os artistas farão demonstrações em escolas, visitas guiadas e oficinas gratuitas com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Acreditamos no impacto e na transformação de vidas por meio da arte, da fé e da tecnologia”.  

Quem é William Pimentel? 

William Pimentel (São Paulo, Brasil) é um artista visual cuja trajetória transita entre as artes plásticas e a arte urbana desde 2008. Sua produção abrange desde trabalhos em tela, desenvolvidos no ateliê, até grandes murais urbanos, sempre explorando a técnica do stencil, que é o molde vazado. 

O retrato é um elemento recorrente em suas pesquisas, mas suas figuras não representam pessoas reais. São composições criadas a partir de colagens visuais, refletindo a miscigenação e diversidade do povo brasileiro. Por meio da sobreposição de texturas, culturas e referências, suas obras despertam no espectador um senso de familiaridade e reconhecimento, mesmo diante de rostos inexistentes. Ao longo de sua carreira, William participou de diversas exposições coletivas e individuais. 

Abertura da exposição: 10 de dezembro às 19H30. Entrada gratuita. 

Término da exposição: 10 de janeiro de 2026. 

Visitação: Segunda a sábado, de 9 às 18H.