Peça “Antes Ele do que Eu!” no Centro Cultural Vila Marçola – 5/12

Em cena, dois palhaços disputam pela atenção da plateia, até entenderem que podem unir forças para aproveitar o melhor de suas qualidades, sem rivalidade; apresentações são gratuitas e encerram projeto formativo da Cia El Individuo

Nesta sexta-feira (5/12), a Cia El Individuo e o Grupo Caras Pintadas finalizam uma série de apresentações do espetáculo cênico-circense “Antes Ele do que Eu!”, realizadas durante toda a semana. A última parada da circulação será no Centro Cultural Vila Marçola, às 9h. As apresentações da peça encerram o projeto “Unindo Forças”, que realizou, entre setembro e novembro deste ano, uma série de oficinas gratuitas de construção de instrumentos circenses em Centros Culturais municipais.

A circulação do espetáculo, que tem entrada gratuita, começou na terça-feira (2/12), no Centro Cultural Lindeia Regina, e continuou na quarta-feira (3/12), no Centro Cultural São Bernardo, e na quinta-feira (4/12), no Teatro Raul Belém Machado.

Com direção de Gabriel Coupe, a peça enfoca a figura de um palhaço que carrega um baú com memórias de um circo decadente do Sertão. Baseado na obra “Defunto só Presta Morto”, de Fernando Limoeiro, a montagem convida o público a refletir sobre a situação dos circos de lona do Brasil, seus artistas e suas inter-relações políticas, econômicas, raciais e sociais.

Em cena, então, dois palhaços (Rodrigo Santos e Marcelo Castillo) começam a disputar a atenção do público, em busca de mostrar quem é o melhor artista de circo. Mas, depois de muita confusão, eles entendem que a disputa não é melhor caminho – que, unindo forças, podem aproveitar das qualidades de ambos para crescerem juntos e conquistarem a plateia.

Cia Teatro El Individuo

Conduzida pelo multiartista argentino Marcelo Castillo, natural de Córdoba, na Argentina, a Cia El Individuo nasceu em 2004, e acumula uma trajetória atenta à pesquisa da arte circense, principalmente na América Latina, tendo passagens por países como Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

No Brasil, tem participações no Festival Internacional de Teatro (FIT), Festival Mundial de Circo e Festival Nacional de Teatro de Campo Grande (FESTCAMP), além da realização de um cortejo especial por 13 distritos e cidades da Bacia do Rio Doce, atingidas pelo desastre da barragem de Mariana, em 2015.

A trupe desenvolve pesquisas de atuação baseadas nas manifestações cênicas oriundas da linguagem do circo e do palhaço, tendo como objetos de estudo e criação a arte circense, através da ocupação de espaços públicos para a realização de espetáculos e oficinas a céu aberto.

As montagens que integram o repertório da Cia misturam diferentes técnicas circenses, dando suporte a uma dramaturgia composta por múltiplas ações físicas. Dessa forma, a Cia acumula conhecimento de técnicas de expressão corporal, vocal e de representação teatral, visando sempre aperfeiçoar o desenvolvimento de sua arte circense.

Espetáculo “Antes Ele do que Eu!”,

Cia El Individuo e Grupo Caras Pintadas

📍Centro Cultural Vila Marçola

Rua Mangabeira da Serra, 320 – Vila Marçola

05/12 (sexta-feira), às 8h30

Entrada gratuita