Artista é conhecida por murais de grande formato que pintou em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e também em outros países
Criola, artista visual e grafiteira que utiliza a arte urbana para expressar sua identidade, assina o mural do Shopping Xavantes. A obra, um mural de 2.000m², traz para o coração da cidade a geometria ancestral característica da artista Criola, em diálogo com as formas e cores da nova identidade visual do Xavantes. O mural é um presente do Shopping Xavantes para a cidade; empreendimento que está prestes a completar 21 anos e investiu cerca de R$ 6 milhões na modernização de seus espaços internos e externos, com o objetivo de se consolidar como um espaço mais atuante, integrado à dinâmica urbana e mais presente na vida econômica do centro da cidade. Atualmente o Xavantes conta com 350 lojas e tem um fluxo diário de 30 mil pessoas.
Segundo Leonardo Furman, administrador do shopping; a iniciativa é um presente à população que circula pelo centro e uma homenagem aos seus clientes e comerciantes que fazem parte do legado do empreendimento. “Queremos que as pessoas vejam o centro de Beagá com outros olhos. Queremos algo ainda mais colorido, acolhedor e vivo. A arte pública é parte importante desse processo de requalificação do hipercentro de Belo Horizonte”, destaca.
Mural – “Se pudesse resumir o mural do Shopping Xavantes em uma palavra ou frase, seria: Ancestralidade”; afirma Criola; artista visual belo-horizontina, Criola pinta nas ruas desde 2012 e apresenta murais de grandes formatos ao redor do mundo, além do Brasil, França, Bielorússia e Estados Unidos. Sua arte reflete a tríade: ancestralidade, espiritualidade e natureza. Formada em Moda pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), se expressa a partir de texturas e padronagens e tem como base as subjetividades da mulher preta e os grafismos de matrizes afro-brasileiras.
Para criar o mural, Criola se inspirou em sua pesquisa sobre geometria sagrada. “Espero que o público não só goste, mas também se sinta parte da obra e que ela traga mais vida pro baixo centro de BH. A obra apresenta cores vibrantes e grafismos fortes e busca representar a cultura afro-brasileira e questionar as desigualdades”, explica a artista.
Segundo ela, há diversos significados por trás das formas e cores usadas no mural. “As cores trazem alegria para nossa vida, e contrapõe o cinza massivamente utilizado nas cidades. A arte tem esse poder de trazer vida, senso crítico e de pertencimento e cultura pra rotina das pessoas”, acredita.
Reposicionamento do Shopping -Leonardo Furman, administrador do shopping; ressalta que o Mural é apenas uma das etapas do reposicionamento que a Centro de Compras vem passando há algum tempo. “Queremos proporcionar uma experiência de compra prazerosa para o consumidor; com um atendimento mais qualificado, infraestrutura, ambiente, novas lojas e presença digital, além de um shopping mais ativo nas práticas de mercado e na relação com o público”, esclarece.
O Shoppmg Xavantes passou por diversas intervenções nos últimos dois anos. Houve reforma e modernização de lojas, repaginação dos espaços de convivência, ampliação da praça de alimentação, construção de novos banheiros, criação de mais vagas de estacionamento, além disso, a comunicação visual e a sinalização ganharam uma nova identidade.
A reestruturação do local tem despertado a atenção de novos lojistas; entre elas, a Dubai Novidades, que é especializada em eletrônicos, eletroportáteis, utilidades domésticas e produtos diversos. “A abertura dessa loja marca uma nova fase para o centro comercial, que está ampliando o mix de produtos e fortalecendo a oferta para quem circula pelo hipercentro”, acrescenta.
Início do processo – Esse Tanto o mural como também todos esse plano robusto de modernização, é resultado de um estudo aprofundado conduzido por uma empresa especializada em estratégias de diferenciação mercadológica e construção de marca, responsável por projetos de grandes marcas e empreendimentos como Centauro Sports, Ricardo Eletro e Clube Atlético Mineiro.
A consultoria analisou o atual cenário do varejo, as mudanças de comportamento do consumidor e as novas dinâmicas econômicas do hipercentro de Belo Horizonte. A partir desse diagnóstico, foram definidas as diretrizes de renovação da marca Shopping Xavantes e as ações de reposicionamento necessárias para ampliar sua competitividade e reforçar sua relevância no território.
“O estudo apontou também que o varejo vive um novo momento, especialmente no hipercentro de Belo Horizonte. Com base nisso, estruturamos um projeto sólido e de longo prazo, que prevê não só a revitalização física do espaço, mas também ações contínuas para reposicionamento de marca e fortalecimento do relacionamento com o público”, afirma Leonardo Furman, administrador do Shopping Xavantes.
Futuro – Com o novo posicionamento, o empreendimento se prepara para um ciclo de crescimento sustentado, alinhado às tendências contemporâneas do varejo e ao papel central que ocupa na economia da região. Segundo a administração, o objetivo é consolidar-se como um shopping mais atuante, integrado à dinâmica urbana e mais presente na vida econômica do centro da cidade. Outras ações estratégicas estão previstas no plano da empresa e serão anunciadas nos próximos meses.




Adicionar Comentários