Iniciativa “Nutrição na Praça”, promovida pela Afya, reúne especialistas e parceiros locais para promover escolhas saudáveis em meio ao avanço da obesidade no Brasil.
São João Del Rei se prepara para receber o evento “Nutrição na Praça: Em defesa de uma alimentação saudável” no dia 29 deste mês, na Praça Bom Senhor do Matosinhos. Promovida pelo curso de Nutrição da Afya São João Del Rei, a ação tem como objetivo central levar informação e conhecimento prático à população geral, promovendo a autonomia dos cidadãos para fazerem escolhas que beneficiem sua saúde e bem-estar. O evento ocorrerá das 08h às 12h e espera receber um público estimado de 500 pessoas.
Os alunos e professores da Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, estarão na praça realizando diversas atividades de Educação Alimentar e Nutricional, buscando cobrir um leque amplo de necessidades. Entre os serviços oferecidos gratuitamente, destacam-se a Oficina Culinária, que trará dicas práticas para o dia a dia, a Avaliação Nutricional Individualizada e orientações detalhadas sobre a Higiene de Alimentos. Haverá ainda ações de educação alimentar segmentadas para públicos específicos, como gestantes, esportistas, diabéticos e a comunidade em geral, ressaltando o papel do nutricionista na prevenção, promoção e recuperação da saúde.
A nutricionista e coordenadora de Nutrição da Afya São João Del Rei, Dra. Fernanda Nascimento Hermes, destaca que, como instituição de ensino, a universidade tem a responsabilidade social de garantir à população informações de qualidade. “Essa ação reafirma nosso compromisso com uma educação de excelência, além de assegurar que todos tenham melhores condições de saúde por meio do acesso à informação e ao direito a uma alimentação adequada e saudável”.
Para amplificar o impacto da iniciativa, o curso de Nutrição estabeleceu parcerias com importantes instituições locais, reforçando a abordagem multidisciplinar da saúde e da segurança alimentar. Estarão presentes a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), a EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), o Banco de Alimentos e a Secretaria Municipal de Saúde de São João Del Rei.
De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade 2025, 1 em cada 3 brasileiros adultos vive com a doença. Quando somados os casos de sobrepeso, o número saltou para 68% da população adulta do país. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estima que, mantidas as tendências atuais, o Brasil poderá chegar a 2044 com quase 75% da população adulta acima do peso. A progressão representa uma ameaça direta à qualidade de vida das pessoas e à sustentabilidade do sistema de saúde.
Sobre a Afya
A Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.753 vagas de Medicina aprovadas pelo MEC e 3.643 vagas de Medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: www.afya.com.br e ir.afya.com.br.




Adicionar Comentários