Seminário e Prêmio Leda Maria Martins em Belo Horizonte – 01 e 02/12

Entre os dias 1º e 2 de dezembro de 2025, Belo Horizonte será palco de dois importantes eventos dedicados à reflexão, valorização e celebração das artes negras no Brasil.

Referência incontornável do pensamento negro nas artes, na crítica teatral e na educação brasileira, Leda Maria Martins segue produzindo saberes e inspirando gerações. Poeta, ensaísta, dramaturga, professora emérita da UFMG e rainha do Reinado do Jatobá, sua obra articula memória, corpo, ancestralidade e oralitura, influenciando práticas artísticas e acadêmicas em todo o país.

Nos dias 1º e 2 de dezembro de 2025, Belo Horizonte recebe dois eventos que reafirmam a vitalidade e a atualidade de sua contribuição: o 3º Seminário Leda Maria Martins: Sacralidades, Poéticas e Políticas Curriculares e o 9º Prêmio Leda Maria Martins, que nesta edição homenageia a diretora e pesquisadora Onisajé.

Juntos, os dois eventos estabelecem um espaço de encontro entre pensamento, arte e espiritualidade, celebrando o legado vivo de Leda e fortalecendo redes de criação e pesquisa que emergem de suas reflexões sobre as epistemologias negras.

Seminário Leda Maria Martins: pensamento, poéticas e políticas curriculares

Criado em 2021 a partir de projetos de pesquisa e extensão do professor Érico JosÉ, no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB), o Seminário Leda Maria Martins surgiu da necessidade de confrontar a ausência de epistemologias negras nas bibliografias e práticas curriculares das universidades brasileiras.

A primeira edição, realizada de forma on-line durante a pandemia, reuniu nomes como Toni Edson (UFAL), Evani Tavares (UFBA), Cynthia Cy Barra (UFSB) e Marcos Alexandre (UFMG), contando com a participação da própria Leda Maria Martins em palestra magna. Em 2023, o evento aconteceu presencialmente em Sergipe, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, sob o tema Epistemologias Afro-Ameríndias e Pensamento Curricular.

A edição de 2025 tem como tema ‘Sacralidades, Poéticas e Políticas Curriculares’ e adquire significado especial ao ser sediada em Belo Horizonte, cidade onde Leda Maria Martins construiu grande parte de sua trajetória artística, docente e religiosa, como rainha do Reinado do Jatobá. O seminário propõe um encontro entre pesquisadores, artistas e docentes mineiros, reafirmando o papel da homenageada como referência na construção de epistemologias negras e afro-diaspóricas.

Prêmio Leda Maria Martins: homenagem a Onisajé

Criado e organizado pelo artista e pesquisador Denilson Tourinho, o Prêmio Leda Maria Martins chega à 9ª edição celebrando a trajetória e a produção de Onisajé, diretora teatral, roteirista, formadora, mestra e doutora em Artes Cênicas pela UFBA, curadora e yakekerê (segunda sacerdotisa) do Ilê Axé Oyá L’adê Inan, de Alagoinhas (BA).

O tema deste ano — ‘A Ritualidade, Espiritualidade e Sacralidade na Cena’ — tem como referência a tese da homenageada, ‘Teatro Preto de Candomblé: uma construção ético-poética de encenação e atuação negras’. A premiação reconhece produções cênicas negras que dialogam com essa temática, expandindo o olhar para além do Candomblé e refletindo sobre as múltiplas presenças do sagrado nas artes.

Como destaca Onisajé em sua tese, ‘a cenicidade está contida no axé, assim como a ritualidade, espiritualidade e sacralidade estão contidas no teatro’. Essa noção orienta o eixo curatorial da premiação, que reconhece o teatro como território de ancestralidade, criação e resistência.

Programação

1º de dezembro de 2025

14h às 15h30 – Mesa 1: Cartografias da Negrura: pequeno mapa da cena negra contemporânea

Com Elisângela Chaves (UFMG) e Rogério Lopes (UFMG)

Mediação: Altemar Di Monteiro (UFMG)

16h às 17h30 – Mesa 2: Pensamento Curricular para uma Educação Antirracista: Estratégias Políticas e Desafios Pedagógicos

Com Jennifer Jacomini (UnB) e Jarbas Siqueira Ramos (UFU)

Mediação: Érico JosÉ (UnB)

18h – Intervenção artística e lançamento de livros

2 de dezembro de 2025

14h às 15h30 – Mesa 3: Ritualidades e suas relações com as contemporâneas artes da cena

Com Kanzelumuka (UnB) e Gil Amâncio (UFMG)

Mediação: Soraya Martins (UNESPAR)

16h às 18h – Palestra de Encerramento: Da Dramaturgia das Artes Cênicas Negras à Crítica Teatral

Com Marcos Alexandre (UFMG)

Mediação: Denilson Tourinho (UFMG)

18h30 – Cerimônia de entrega do 9º Prêmio Leda Maria Martins

Evento: 3º Seminário Leda Maria Martins e 9º Prêmio Leda Maria Martins
Datas: 1º e 2 de dezembro de 2025
Local: Conservatório de Música da UFMG
Endereço: Av. Afonso Pena, 1534 – Centro, Belo Horizonte/MG.
Entrada: gratuita
 CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Realização: Universidade de Brasília, Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (UnB), Prêmio Leda Maria Martins, com idealização e curadoria de Érico JosÉ e Denilson Tourinho.