Evento nacional de peteca será realizado no Minas Shopping – até 26/10

Aberto Minas Shopping Peteca 2025 terá 18 dias de jogos com entrada gratuita

Entre os dias 9 e 26 de outubro, o Minas Shopping será o ponto de encontro dos apaixonados por peteca. O estacionamento coberto do empreendimento vai se transformar em uma grande arena esportiva com estrutura coberta, quadra oficial, piso emborrachado e placar eletrônico. O espaço receberá a 32ª edição do Aberto Minas Shopping Peteca 2025, torneio promovido pela Liga Brasileira de Peteca; uma realização da Confederação Brasileira de Peteca (CBP) e das federações filiadas.

Com entrada gratuita, o evento vai reunir atletas de elite de todo o país em uma verdadeira celebração do esporte, que nasceu em Minas e conquistou o Brasil. Segundo Márcio Pedrosa, presidente da CBP, o torneio é um marco no calendário esportivo nacional. “Iniciamos a Liga Brasileira de Peteca em 2009 e o Minas Shopping foi o local do projeto-piloto. Desde então, essa parceria se consolidou e hoje voltamos às origens com um formato ainda mais inclusivo e abrangente”, conta.

Ele explica que haverá jogos todas as noites de segunda-feira a sexta-feira e, nos fins de semana, as partidas serão das 10h às 22h. Durante o dia, haverá oficinas de peteca para alunos de escolas estaduais e municipais (exceto nos dias de recesso escolar).

Ao longo dos anos, o evento ganhou novas proporções e passou a incluir torneios interclubes e universitários. Nesta edição, a novidade é a abertura para iniciantes e amadores, além de uma categoria feminina exclusiva, intitulada “Superpoderosas x Penélopes”. “A peteca é um esporte que acolhe todas as idades e gêneros. Por isso, estamos ampliando o acesso para mostrar que qualquer pessoa pode praticar”, destaca Márcio.

O Aberto Minas Shopping Peteca 2025 também terá um importante papel educacional. Durante os dias de competição, o espaço receberá alunos de escolas municipais e estaduais para oficinas e treinamentos. As atividades incluem desde a confecção de petecas com materiais recicláveis até aulas com professores e estagiários de educação física. Segundo Márcio Pedrosa, essas iniciativas reforçam o caráter social da modalidade. “A peteca é uma ferramenta de inclusão. Ela educa, ensina valores e promove saúde. É um caminho que o jovem escolhe e que o acompanha para a vida toda”, afirma.

Segundo ele, a parceria entre a Confederação Brasileira de Peteca e o Minas Shopping se fortalece a cada ano. “Minas Gerais é o berço da peteca. Foi daqui que o esporte se espalhou para o país e, hoje, ele só perde para o futebol em número de praticantes”, lembra o presidente da CBP.

De acordo com a gerente de Marketing do Minas Shopping, Ana Paula Alkmim, receber o torneio é motivo de orgulho e reforça o compromisso do empreendimento em apoiar iniciativas esportivas e culturais que envolvem a comunidade. “O Aberto de Peteca é mais do que uma competição. É um evento que movimenta famílias, escolas e atletas de todas as idades, promovendo saúde, lazer e o sentimento de pertencimento que é tão característico de Minas”, completa.