Maria Ribeiro lança “Não sei se é bom, mas é teu” no Festival Sempre Um Papo – 15/10

A escritora Maria Ribeiro é a convidada do Festival Sempre Um Papo para o debate e o  lançamento do livro de crônicas “Não sei se é bom, mas é teu” (Editora Record). O evento acontece no dia 15 de outubro, quarta-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21). Depois da conversa de lançamento, que será mediada pelo jornalista Afonso Borges, a autora segue para uma sessão de autógrafos. A entrada é gratuita, por ordem de chegada.

O Sempre Um Papo completa, em 2026, 40 anos de atividade. Criado em Belo Horizonte por Afonso Borges, em 1986, o projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público.

Sobre o livro

“Não sei se é bom, mas é teu” reúne mais de 70 crônicas que Maria Ribeiro escreveu ao longo de quase uma década. No livro, a autora registra o cotidiano com seu olhar aguçado de cronista, em tom de conversa. Ela aborda desde fatos da vida comum a grandes acontecimentos, abordando temas como família, política, cultura e relacionamentos.

Como a cantora Anitta escreve no prefácio, “Nenhum dia é apenas mais um dia. Maria tem um olhar clínico da vida, sua clínica é especializada em dramaturgia. Ela não perde as esperanças no mundo nunca, e decide que ele vai ser um lugar belo”.

Caetano Veloso, que escreveu o posfácio do livro, afirma: “Tomemos muito cuidado com o que podemos produzir ou encontrar de beleza. Você não tem ideia do quanto, me assustando, me encorajou.”

Maria Ribeiro é atriz, escritora e documentarista, formada em jornalismo pela PUC-Rio. No cinema, fez, entre outros, os filmes “Como nossos pais”, “Tropa de elite” e “Tolerância”. Dirigiu os documentários “Domingos”, “Los Hermanos” e “Outubro”, além de assinar o roteiro de “Larissa – o outro lado de Anitta”. É responsável, com Domingos Oliveira, pelo argumento da adaptação de “Todas as mulheres do mundo” para a TV. Fez parte do elenco de inúmeras peças e novelas, com destaque para “Pós-F”, “Feliz ano velho”, “Capitu”, “Império”, “História de amor” e “Desalma”. Apresentou o programa Saia Justa, no GNT, de 2013 a 2016, foi colunista do jornal O Globo, das revistas Veja Rio e Tpm. Atualmente, escreve na revista Gama e no portal UOL, onde também comanda o “Maria vai com os outros”. É autora de “Tudo o que eu sempre quis dizer, mas só consegui escrevendo” e “Trinta e oito e meio”, editado também em Portugal. Está na coletânea “Dias de domingo” e “Crônicas pra ler em qualquer lugar”. 

Sempre Um Papo

Ao longo de sua trajetória, o Sempre Um Papo já aconteceu em 40 cidades brasileiras e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram presencialmente um público superior a 3 milhões de pessoas. Atualmente, acontece regularmente, além de BH, em São Paulo, Brasília e Paracatu/MG. Todas as conversas são gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube do projeto, que conta com mais de 110 mil inscritos.

O Festival Sempre Um Papo é patrocinado pela Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com apoio do Itaú.

Sempre Um Papo recebe Maria Ribeiro 

Dia 15/10, quarta-feira, 19h30

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21) – Belo Horizonte

Entrada gratuita

Informações: www.sempreumpapo.com.br