Evento também integra as comemorações dos 30 anos do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG
Em meio à disseminação de notícias falsas, discursos de ódio e polarização, a democracia enfrenta um desafio urgente: como garantir que vozes diversas sejam ouvidas e que o debate público tenha qualidade? Para refletir sobre o tema, o Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública realiza, no dia 6 de outubro, o Colóquio Perspectives on Public Spheres and Networks of Publics no auditório A102 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), no campus Pampulha, a partir das 14h. Aberto à participação de estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG e demais interessados no tema, o evento dará direito a certificados de participação mediante inscrição pela plataforma Even3.
Reunindo pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do exterior, o colóquio tem a proposta de investigar como a comunicação digital molda as discussões cotidianas e influencia a vida democrática. A conferência de abertura será ministrada pelo professor Axel Bruns, da Queensland University of Technology, na Austrália. Na sequência, o primeiro painel Across public spheres and networks of publics vai debater as configurações e dinâmicas da esfera pública como uma “rede de públicos”, onde diferentes vozes se entrelaçam, se chocam e se sobrepõem a processos de ruptura democrática ou de resistência e resiliência. Participam do painel os professores da UFMG Rousiley Maia, do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, e Ricardo Fabrino Mendonça, do Programa de Pós-graduação em Ciência Política.
Às 16h30, no segundo painel, Dealing with algorithmic logics, visual challenges, fragmentation, and listening in the public sphere, a atenção se voltará para dinâmicas específicas que constituem o debate público, e, ainda, para os desafios da compreensão das lógicas algorítmicas, incluindo dimensões visuais, processos de fragmentação e diferentes formas de escuta envolvendo múltiplos públicos. O painel contará com a participação dos professores Afonso de Albuquerque, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Diógenes Lycarião, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Hans Asenbaum, da University of Canberra, na Austrália, e Tariq Choucair, da Queensland University of Technology. Todas as apresentações serão ministradas em inglês, com tradução simultânea para o português.
O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME/UFMG), vinculado ao Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, e conta com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI). A iniciativa também integra as comemorações dos 30 anos do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG e os 25 anos de fundação do EME/UFMG.
Seminários de Pesquisa sobre Esferas Públicas
Como parte das atividades dos debates realizados pelo EME/UFMG, serão realizados, no dia 7 de outubro, os Seminários de Pesquisa: Desenhando Pesquisas Empíricas Sobre Esferas Públicas, das 10h às 18h, na sala da Congregação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG.
O seminário reunirá pesquisadores em apresentações nucleadas dedicadas à análise de desafios metodológicos e teóricos em diferentes desenhos de pesquisa, contemplando reflexões sobre a relação entre representantes políticos formais e informais, interações políticas e culturais diante de ataques autoritários e a construção de estratégias para o fortalecimento da democracia. O seminário é destinado a estudantes de pós-graduação. Haverá emissão de certificado de participação, mediante inscrição.
Democracia deliberativa e esfera pública em debate
Resultados recentes de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores do EME/UFMG estão publicadas em três importantes trabalhos, disponíveis em formato digital. No livro The Deliberative System and Inter-connected Media in Times of Uncertainty, publicado pela Editora Palgrave em 2023, os autores discutem processos de justificação e preocupações emocionais que tanto conectam quanto dividem grupos em conflitos sociais, através de debates em espaços legislativos, ativistas e da vida cotidiana. No artigo Deliberative Theory for Re-Focusing the Concept, Measurement, and Analysis of Substantive Reasons in Political Discussions, publicado em 2025 pela revista Constellations, os pesquisadores buscam, com base em teorias da democracia deliberativa, compreender o conteúdo substantivo de razões como ferramenta para analisar um conjunto de atores interligados em múltiplos espaços. Já no livro Esfera Pública no Brasil: Diferentes Faces dos Conflitos Sociais, Rupturas e Reconstrução Democrática, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), em 2025, os autores discutem como a esfera pública está em constante conflito e transformação, culminando tanto em preocupações com a erosão da vida democrática quanto em esforços de democratização.
Adicionar Comentários