Reconhecer, valorizar e potencializar as atividades artísticas e culturais no território da Zona Cultural Praça da Estação, região central de Belo Horizonte. Esses são alguns dos objetivos da Prefeitura de Belo Horizonte que, por meio Secretaria Municipal de Cultura, publicou o Edital Zona Cultural Praça da Estação 2025. Viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, o Edital prevê a aplicação de R$575 mil em projetos de diversas áreas culturais.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 1º a 31 de outubro, exclusivamente por meio da plataforma Mapa Cultural BH. O edital completo, bem como os formulários necessários e o link direto para a página de inscrição, podem ser acessados no Portal da PBH.
Serão selecionados projetos das áreas de Artes Visuais e Design; Moda; Audiovisual e Cultura Digital; Circo, Dança, Literatura e Leitura, Música, Patrimônio (Culturas Populares Tradicionais; Culturas Populares Urbanas; Cultura Alimentar e Gastronomia; Memória, Arquivo E Museus); Teatro; além de propostas multissetoriais. Os interessados poderão se inscrever nas categorias de manutenção de espaços e grupos culturais e continuidade de projetos artísticos-culturais; e programação artístico-cultural do território.
A seleção dos projetos será feita pela Câmara de Fomento à Cultura Municipal, baseada em critérios como a consistência do projeto, sua exequibilidade (orçamento, cronograma, capacidade de articulação e mobilização, entre outros), a acessibilidade e democratização do acesso, além do impacto cultural e efeitos multiplicadores (histórico de atuação na ZCPE, desconcentração dos recursos, formação de público e retorno social). O protagonismo da proposta também será critério de avaliação. O resultado do Edital será publicado no Diário Oficial do Município (DOM), com a atualização das informações no Portal da PBH.
SOBRE A ZCPE
A Zona Cultural Praça da Estação – ZCPE foi instituída formalmente em 2014, fruto de uma iniciativa conjunta da Prefeitura e da sociedade civil, e se consolidou como espaço central de convergência cultural em Belo Horizonte. O território abriga movimentos artísticos, equipamentos e agentes culturais em diferentes manifestações, fortalecendo a cena local em suas dimensões simbólica, econômica e cidadã. Além de palco para práticas culturais, esportivas e artísticas de caráter urbano e tradicional, reúne um conjunto arquitetônico tombado que compõe o patrimônio da capital. Considerada o “coração da cidade”, a ZCPE alia valor histórico e urbanístico à vitalidade das atividades que mantêm o espaço vivo e pulsante no cotidiano dos moradores. Em 2025, novos equipamentos públicos e privados passaram a integrar o território da ZCPE, entre eles está o Centro de Referência das Culturas Urbanas – Viaduto Santa Tereza – CRCURB-FMC, espaço de apoio às manifestações e movimentos culturais urbanos de Belo Horizonte.
Mais do que um espaço físico, a Zona Cultural Praça da Estação representa um movimento vivo de valorização da cultura e do patrimônio. No local, convivem iniciativas da sociedade civil e do poder público que mantêm em atividade um território protegido por tombamento, mas em constante transformação. Ao articular tradições e novas linguagens, a ZCPE se afirma como um verdadeiro coração cultural da cidade, capaz de preservar a memória, estimular a criação contemporânea e ampliar o acesso da população às múltiplas expressões artísticas de Belo Horizonte.
POLÍTICA DE FOMENTO À CULTURA
Os editais do Fundo Municipal de Cultura integram a Política de Fomento à Cultura promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Ao longo deste ano, está previsto o investimento de cerca de R$45 milhões na cultura da cidade, com o lançamento de cinco editais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, além da aplicação dos recursos do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB.
Em maio, a PBH lançou o Calendário de Editais 2025 para o setor de fomento à cultura, com a previsão de lançamento de todos os editais do ano. A intenção é que os agentes culturais se preparem com antecedência para concorrer a todas as oportunidades de fomento à cultura criadas pela Prefeitura. No mês de junho, foram lançados dois editais do Fundo Municipal de Cultura: O Edital Multilinguagens 2025, que seleciona propostas de todas as áreas culturais, exceto audiovisual, e o Edital BH nas Telas 2025, específico para propostas do setor audiovisual. Já em agosto, foi lançado o Edital Descentra 2025, que visa promover ações descentralizadas, favorecendo o desenvolvimento artístico em todas as regionais da cidade. Estes três editais já encerraram a fase de inscrições e encontram-se na fase de análise das propostas.
Além do Edital Zona Cultural Praça da Estação 2025, lançado agora, a Secretaria Municipal de Cultura prepara o lançamento de outros editais importantes ainda neste ano. A partir de outubro serão lançados os editaispara aplicação dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Já em dezembro, está previsto o lançamento do Edital Incentivo Fiscal 2025 (LMIC), que seleciona projetos para a captação de patrocínio de empresas, usando a renúncia fiscal (ISSQN) para financiar as atividades.
Edital Zona Cultural Praça da Estação – ZCPE 2025
Inscrições: de 1º a 31 de outubro de 2025
Edital, informações e link para inscrição: pbh.gov.br/zcpe2025
Adicionar Comentários