Neste sábado, 27 de setembro, o Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG terá programação especial como parte da 19ª edição da Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A cada ano, um novo tema é proposto, e nesta edição, o mote Museus e mudanças climáticas reforça o papel dessas instituições como espaços de preservação, diálogo e mobilização frente a um dos maiores desafios atuais. Com entrada gratuita, haverá oficinas e atividades educativas para os mais diversos públicos. Não é necessário fazer inscrição prévia (exceto para a atividade do mutirão de retirada da caratinga, espécie invasora que se proliferou no museu).
Confira a programação:
Mutirão da caratinga
O público é convidado a participar do mutirão de retirada da caratinga no MHNJB. É necessário preencher antecipadamente o formulário no link https://acesse.one/YoQUs.
Horário: 9h às 11h (concentração às 8h30 e saída às 9h da Portaria 1)
Árvores e memórias: uma vivência na mata do Horto
Nesta oficina, o participante vai conhecer algumas árvores notáveis do MHNJB e será convidado a ver e a reparar por meio do desenho e a se inspirar na arte para construir memórias. Não é preciso ter talento, basta querer sair de uma posição de observação apressada para outra mais lenta, de construção de memórias, consolidação de lembranças e captura da imaginação. A orientação é trazer de casa lanche, água, repelente e canga para se assentar no chão.
Horário: 9h às 12h30
Local: Anfiteatro da Mata
Vagas: 20 (acima de 14 anos)
Encontro Memórias do Beco
Roda de conversa com moradores da Comunidade do Beco, que compartilharão histórias sobre sua relação com o Museu e com o Beco, convidando-os a refletir sobre suas memórias pessoais e coletivas relacionadas ao território em que moram. Durante esses encontros, os participantes irão contar suas histórias de vida, com foco nas relações e nos momentos significativos da história da comunidade. A proposta é criar um espaço de encontro e celebração entre os moradores da comunidade, o público do museu e os visitantes. Será oferecido um lanche para os participantes da atividade. O encontro será registrado em vídeo para compor o acervo do projeto e será passado um termo de autorização de imagem e som.
Horário: 10h às 12h
Local: Espaço do Parquinho
Trilha do clima na mata do Museu
Uma caminhada pela mata do museu, para conversar sobre mudanças climáticas.
Horário: 10h15 às 11h30 e das 14h15 às 15h30
Local: saída em frente ao Presépio
Arqueologia Histórica, Conhecimento e Patrimônio
Serão realizadas 3 atividades:
1) Aula/apresentação sobre Arqueologia: como atua e como a profissão é exercida. 13h30 às 14h15
2) Aula/apresentação sobre a questão patrimonial e a legislação que trata do tema. 14h15 às 15h15
3) Aula sobre Fotografia e sua presença na Arqueologia. 15h15 às 16h45
Local: Auditório Pau-Brasil.
Tenda do Clima
Uma conversa sobre pegada de carbono, o papel do homem nas transformações ambientais e o que isso tem a ver com o clima. O público também vai conhecer o painel interativo sobre os gases de efeito estufa.
Horário: 14h às 16h30
Local: área da Brita




Adicionar Comentários