Programação inclui ações culturais descentralizadas, com participação de artistas do interior mineiro e das favelas de Belo Horizonte.
Durante o mês de setembro de 2025 Belo Horizonte recebe extensa programação, que une as atividades de intercâmbio do projeto Mostra da Diversidade Cultural 2024 com a comemoração dos 21 anos do Favela é Isso Aí.
Além de shows e apresentações artísticas, a programação traz uma exposição de acervos que reconhecem e compartilham a riqueza e diversidade cultural dos territórios participantes, somados a fotos históricas das favelas de Belo Horizonte.
O evento será composto por programação descentralizada e com a participação de artistas das favelas de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais, onde a ONG também tem atuado nos últimos anos.
Além dos eventos próprios haverá eventos integrados à programação, eventos associados ou parceiros, realizados por entidades e produtores culturais das favelas de Belo Horizonte.
Integram também a comemoração a realização de homenagens a pessoas e instituições que fizeram parte da trajetória de nossa organização e também uma série de vídeos para as redes sociais, exaltando personagens marcantes dessa nossa história.
As atividades são realizadas pela ONG Favela é Isso Aí, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Paulo Gustavo e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Contam também com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – que é parceira através do Espaço do Conhecimento e também do Departamento de Turismo – e realização do Governo de Minas, através da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.
Sobre o Favela é Isso Aí
“Desde sua criação, em 2004, Favela é Isso Aí tem se voltado para o conhecimento, reconhecimento e divulgação das artes, culturas e manifestações populares que ocorrem nas periferias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, no interior de Minas e do Brasil. Dentro desta trajetória um projeto de sucesso é a Mostra da Diversidade Cultural, uma verdadeira vitrine para as potências culturais das comunidades, que será celebrada nesta edição especial. Queremos, mais do que nunca, agradecer, reconhecer e compartilhar a caminhada que nos trouxe até aqui. Queremos convidar a comunidade para celebrarmos a força das artes periféricas, a memória do Favela é Isso Aí e a continuidade da Mostra, que em 2025 conquista novos territórios e novos parceiros”, afirma Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora pedagógica do projeto.
Sobre os apoiadores
A edição comemorativa da Mostra da Diversidade Cultural – Intercâmbio Belo Horizonte está sendo realizada em parceria com o projeto “Favela é Isso Aí, 20 anos de história”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo.
A Mostra é realizada com apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Governo de Minas Gerais, de prefeituras locais, além das empresas patrocinadoras ArcelorMittal e Belgo Arames.
Em Belo Horizonte, conta com os parceiros Espaço do Conhecimento da UFMG, Curso de Turismo da UFMG e Pontão de Cultura Minas é Muitas, além dos grupos e instituições responsáveis pelos eventos associados.
Veja a programação completa:
- De 9 a 14 de setembro – Exposição comemorativa dos 21 anos do Favela é Isso Aí – Espaço do Conhecimento da UFMG / Circuito Liberdade
- Fotos e vídeos do acervo Favela é Isso Aí, obras dos artistas Adryel Ribeiro, Arthur Senra, Érika Neves, Fernando Libânio, Henrique Tavares, Jorge Júnior, Juliana Costa, Marcus Vinicius, Paulo Lopes, Pedro David, Sueli Santos, Trip Day Imagens e Wir Caetano
- 20 de setembro – 17 às 23 horas – Mostra da diversidade Cultural edição comemorativa 21 anos –
Fazendinha Dona Izabel, Avenida Arthur Bernardes, Barragem, 3120 – Santa Lúcia.
- Shows com os artistas:
– Arautos do Gueto
– Morro Encena
– Eduardo DW
– Domingos do Cavaco - Entrega homenagens
- Exposição acervos Favela é Isso Aí
- 07 de setembro – 15 às 22 horas – (Evento associado) Batucada na panela – Rua São Vicente, 410, pracinha da Academia, Bairro Granja de Freitas
- Roda de Samba com os grupos Roda de Amigos do Negão e Roda de Samba do Cláudio PC, Cacá e amigos
- Feira de empreendedores
- Roda de capoeira do Centro Cultural e Social Mandinga Mineira
- Batucada experimental com Saimon Leão
- 14 de setembro – 14 Às 19 horas – (Evento associado) Latifah’S Battle – Galeria ARTRINK – Rua Plombagina, 219 – Colégio Batista
- Batalha de danças urbanas, com premiação
- 16 de setembro – 9 Às 12 horas – (Evento associado) Giro pelo Alto Vera Cruz, com Negro F – Alto Vera Cruz, Ponto de encontro: Praça do Flamengo, R. Fernão Dias, 74 – Vera Cruz (ref. porta da EE Necessio Tavares)
- Visita guiada à comunidade do Alto Vera Cruz, com visitação dos espaços comunitários (inscrição prévia via link https://forms.gle/fPjCkTx9suyX2ybj8)
- 20 de setembro – 14 Às 17 horas – (Evento associado) Encontro dos Pontos de Cultura da RMBH –
Fazendinha Dona Izabel – Avenida Arthur Bernardes, Barragem, 3120 – Santa Lúcia - Grupo focal para realização do diagnóstico dos Pontos de Cultura de Minas Gerais, em parceria com Pontão Minas é Muitas (inscrição prévia via link https://forms.gle/uvzeSP9sfwpPKurC9)
- 21 de setembro – 15 às 19 horas -(Evento associado) Baile da Serra – Aglomerado da Serra – Rua da Passagem, 190, Serra
- Roda de Funk, sob coordenação do DJ Marcelo Mattos, com apresentação e premiação de artistas que estão começando sua caminhada como MC (os interessados em se apresentar devem se inscrever via link: https://forms.gle/QvjC3C9MexF87RLd7 até o dia 05 de setembro de 2025)
- 22 de setembro – 9 às 12 horas – (Evento associado) Seminário: Turismo, desenvolvimento e impactos – Auditório do Instituto de Geociências da UFMG – Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha
- Seminário em parceria com o Curso de Turismo da UFMG e o Grupo de Investigacion en Experiencia Turistica da Universidade da Coruna, Espanha
O seminário traz reflexões a respeito dos impactos do turismo nas rotas religiosas em Minas Gerais e na cidade de Santiago de Compostela, Espanha - Pesquisadores: Jakson Renner Rodrigues Soares e Clarice Libânio, com mediação da professora Diomira Maria Cicci Pinto Faria.
- 27 de setembro – 9 às 12 horas – (Evento associado) Aconchego da Vovó – Espaço Cultural Kizomba Mãe Benedita / Bar do Cacá – R. Andiroba, 20 – Bairro São Paulo
- Oficinas de saberes tradicionais, brincadeiras, contação de estórias e atividades para crianças e adolescentes no dia de Cosme e Damião, uma realização da JRC – Juventude Resistência e Cultura e do Ponto de Cultura Minhas Plantas Meu Quintal, em parceria com o Bloco Tá Caindo Fulô, a Casa Pai Francisco de Angola e Mãe Maria Conga e o Espaço Cultural Kizomba Mãe Benedita
A Programação é toda gratuita, sujeita à lotação dos espaços.
O que: Mostra da Diversidade Cultural Imagens da Cultura Popular – 2024 – Edição comemorativa 21 anos Favela é Isso Aí
Quando: De 7 a 27 de setembro de 2025
Onde: Belo Horizonte – MG
Acesso: Programação gratuita e descentralizada, com atividades em diversos pontos da cidade
Canais: Acompanhe a programação completa em: @favelaeissoai , @mostradiversidademg e https://www.favelaeissoai.com.br/noticias




Adicionar Comentários