Foto: Ricardo Laf
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Diretoria de Patrimônio Cultural, lançou uma consulta pública on-line voltada a pessoas, grupos, coletivos e demais agentes culturais que atuam no Carnaval da capital. O objetivo é ampliar a participação da sociedade civil no processo de reconhecimento do Carnaval como Patrimônio Cultural da cidade. O formulário está disponível no Portal PBH e pode ser preenchido até o dia 30 de setembro.
A pesquisa é desenvolvida para subsidiar a elaboração do Inventário Cultural e do Dossiê de Registro do Carnaval de Belo Horizonte, etapas fundamentais para o reconhecimento oficial como Patrimônio Cultural. O questionário traz perguntas de múltipla escolha e abertas, e busca mapear trajetórias, vínculos com a festa e percepções sobre essa manifestação cultural. A iniciativa atende a uma sugestão feita por fazedores e fazedoras da folia durante a 1ª Reunião Pública sobre o tema, realizada em abril deste ano, que apresentou os objetivos do estudo, a metodologia, os principais aspectos a serem abordados no Inventário que resultará na constituição de um Dossiê de Registro que, posteriormente, será submetido ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município (CDPCM-BH).
Sobre o inventário cultural e dossiê de registro imaterial
A elaboração do Inventário Cultural e do Dossiê de Registro Imaterial são etapas importantes no processo de reconhecimento e titulação de um bem cultural como patrimônio cultural da cidade. Finalizados, o inventário cultural e dossiê de Registro são submetidos ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município (CDPCM-BH) para finalização do rito e sua validação.
Com o Inventário busca-se fazer o levantamento detalhado sobre um bem cultural com o objetivo de identificar e compreender quais são os seus elementos constituidores, tais como: trajetória histórica; mestras e mestres; grupos e coletivos; celebrações; saberes; formas de expressões e lugares que são referências fundamentais para a prática e manutenção/continuidade de sua existência. Com o estudo, evidencia-se também as formas de reprodução e transmissão, e os elementos que representem riscos à sua existência, assim como ações necessárias à sua salvaguarda. É a partir destas informações que o CDPCM-BH delibera sobre o título de Patrimônio Cultural a um bem cultural.
Mapeamento – Inventário Cultural do Carnaval de Belo Horizonte
Data: até 30/9/2025
Formulário disponível no Portal PBH.
Adicionar Comentários