Santa Casa BH recebe edição do ‘Diálogo Saúde Regional Oncologia’ – 21 e 22/8

Promovido pelo Instituo Lado a Lado Pela Vida, iniciativa visa ampliar o debate sobre os desafios da implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) e promover de forma propositiva os encaminhamentos necessários para que a lei seja cumprida na prática  

Nos dias 21 e 22 de agosto, o Instituto Lado a Lado pela Vida promoverá, em parceria com a Santa Casa BH, a segunda edição do ‘Diálogo Saúde Regional Oncologia’ – iniciativa que irá percorrer o país para promover discussões sobre os desafios regionais no enfrentamento do câncer. O evento acontece das 8h às 18h, na quinta-feira (21/08), e reunirá gestores públicos, especialistas, parlamentares e representantes da sociedade civil para entender a realidade do câncer no estado mineiro. Já o segundo dia (22/08), será dedicado exclusivamente aos pacientes oncológicos, com programação das 8h às 18h, em que ocorrerão palestras com temáticas voltadas à jornada do paciente no enfrentamento do câncer.    

O objetivo do ‘Diálogo Saúde Regional Oncologia’ é promover o debate e levantamento das demandas locais, dar visibilidade aos desafios enfrentados pelos gestores dos centros e hospitais de média e alta complexidade e, a partir de dados regionais, construir caminhos viáveis para a efetiva implementação da PNPCC, instituída pela Lei nº 14.758/2023.

“Para a edição mineira, estar próximo aos atores locais e ter a Santa Casa BH como parceira, como na edição em 2024, faz toda diferença, pois amplia o debate ao trazer as realidades regionais e maior visibilidade para as necessidades enfrentadas pelos pacientes oncológicos”, salienta Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida. No encontro, serão realizados cinco painéis para discutir o cenário do câncer em Minas Gerais: o financiamento na oncologia; o enfrentamento dos vazios assistenciais no Estado; a rede oncológica mineira desde regulação até a descentralização do cuidado e a navegação do paciente oncológico no SUS.O ‘Diálogo Saúde Regional Oncologia’ é uma ação que integra o Programa Caminhos da Saúde, que visa a promoção de ações integradas à saúde, educação e cultura, que contribuam para a prevenção de doenças e o diagnóstico precoce do câncer. Segundo Marlene Oliveira, o encontro será importante para contribuir com a jornada dos pacientes oncológicos, seus principais desafios, bem como debater proposições visando a implementação da nova política nacional do câncer, para ser uma lei funcional e efetiva para os pacientes. “A PNPCC é uma conquista coletiva da sociedade brasileira e precisa ser materializada na ponta, respeitando as especificidades de cada território. É por isso que seguimos mobilizando diferentes regiões do País, promovendo o diálogo como ferramenta de transformação”, afirma Marlene.

Para a gerente do instituto de oncologia da Santa Casa BH, Sara Oliveira, esse é um momento importante para fortalecer o debate ao integrar a vivência local com a capacidade de mobilização nacional. “Nós temos desafios para lidar como os vazios assistenciais, regulação lenta, concentração de serviços e falta de financiamento sustentável. Ao recebermos este encontro, reunimos atores-chave para propor soluções viáveis, contribuindo para formalizá-las em uma nota técnica aos órgãos de saúde em uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida visando propositividade. Isso garante que a PNPCC seja discutida com base em dados reais e adaptada às necessidades regionais”, complementa Sara.     

Mais do que um evento, o ‘Diálogo Saúde Regional Oncologia’ se consolida como um movimento de articulação e ação em defesa do cuidado oncológico justo, integral e humanizado em todas as etapas da jornada do paciente. Esta iniciativa reforça o compromisso do Instituto Lado a Lado pela Vida com a transformação da saúde pública brasileira e com a construção de políticas públicas que coloquem o paciente no centro do cuidado. “Sabemos que o câncer não espera e a mudança acontece quando transformamos intenção em ação. Após os encontros regionais, produziremos uma nota técnica que será enviada ao Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde para apontamentos e possíveis ações para que a lei seja cumprida e transforme a vida das pessoas”, explica Marlene.  

Criado em 2024, o projeto nasceu com duas edições em Minas Gerais e Brasília, além de uma edição especial dentro do Global Fórum Fronteiras da Saúde. Em 2025, o ‘Diálogo Saúde Regional Oncologia’ ganha força e se expande para outros estados e municípios que enfrentam dificuldades na área oncológica, como a regulação de serviços, o deslocamento de pacientes em busca de tratamento e os desafios de financiamento e sustentabilidade das políticas de saúde.

Para Marlene, o encontro é um convite para que todos os envolvidos na luta contra o câncer se engajem e contribuam para que o acesso igualitário aos tratamentos e a qualidade de vida dos pacientes sejam prioridades no País. “Além de traçar um panorama do que está acontecendo com relação ao câncer, vamos debater os gargalos e desafios que o paciente enfrenta”, conclui.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site:https://lp.ladoaladopelavida.org.br/2025-evento-dialogo-saude-regional-minas-gerais

Diálogo Saúde Regional Oncologia Minas Gerais
Data: 21 e 22 de agosto de 2025 (quinta-feira e sexta-feira) das 8h às 18h
Local: Santa Casa de Belo Horizonte
Endereço: Rua Ceará 333, Santa Efigênia, Belo Horizonte.