Grupo é regido pelo maestro César Timóteo
A Orquestra Jovem de Belo Horizonte é formada pela reunião de estudantes de música na cidade de Belo Horizonte. O grupo tem como objetivo inspirar novas gerações e promover o desenvolvimento cultural através da prática musical e do empreendedorismo.
Através de uma gestão inovadora, a orquestra busca experimentar e vivenciar novas práticas de ensaio, estudo e relações humanas durante o processo de preparação dos concertos. No time da orquestra, cada jovem músico é visto como um agente importante de transformação da cultura e deve se tornar um multiplicador de boas práticas e novas tendências para a gestão de organizações culturais.
A orquestra tem se destacado em importantes eventos culturais em Belo Horizonte e região, como a turnê por cinco cidades mineiras com a obra “Pedro e o Lobo” de Prokofiev, em parceria com o grupo de teatro Giramundo (2023); participação na série de concertos (2023) no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas; e o concerto de 10 anos do Grupo Houer na Sala Minas Gerais. Através do projeto “Série de Concertos Orquestra Jovem de Belo Horizonte”, o grupo realiza apresentações abertas ao público e concertos socioeducativos para alunos da rede pública.
Maestro César Timóteo
César Timóteo é graduado em violino e canto pela UFMG e pós-graduado em Gestão de Pessoas pela USP. Estudou regência com o maestro Isaac Karabtchevsky, que o recomendou para reger a Orquestra Sinfônica do Recife, a Sinfônica de Barra Mansa (MIMO) e a World Youth Orchestra no “Musica Riva Festival” (Itália). Sobre seu trabalho, Karabtchevsky declarou: “Pude constatar seu entusiasmo à frente de uma orquestra, sua musicalidade e apurada sensibilidade. Recomendo-o efusivamente.”
Fundador da Orquestra de Câmara Inhotim, César foi, por 10 anos, Gestor de Educação, Diretor Artístico e Coordenador Pedagógico dos projetos educativos do Instituto Inhotim. Atualmente é Diretor da Escola Batista de Música (Rede Batista de Educação), Diretor Musical na Fundação Dirce Figueiredo, além de fundador e regente da Orquestra Jovem de Belo Horizonte, onde atua promovendo uma formação musical conectada com inovação, criatividade e impacto social.
Orquestra Jovem de Belo Horizonte
Data: 8/8/25 (sexta-feira)
Horário: 20h30
Ingressos: R$ 30 (inteira)
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Classificação: 10 anos
Ingressos na Bilheteria do Teatro ou no Sympla
Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança. O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo.
Adicionar Comentários