Primeira individual do artista em Belo Horizonte reúne obras produzidas entre 2007 e 2025 e apresenta trabalhos inéditos que dialogam com o acervo do museu e da cidade
Sandro Ka, artista visual e professor da Escola de Belas Artes da UFMG, inaugura a exposição “O Estado das Coisas”, nesta quinta-feira (31/07), às 19h, no Museu Mineiro. Com curadoria de Janaina Melo e assistência curatorial de Thalita Amorim, a mostra reúne lambes, fotografias, objetos e instalações produzidas em diferentes momentos da pesquisa do artista e estabelece um vibrante diálogo com a exposição de longa duração do Museu Mineiro.
Esta é a primeira exposição individual de Sandro Ka em Belo Horizonte. O artista apresenta um panorama de sua produção iniciada nos anos 2000, em Porto Alegre, em conjunto com trabalhos inéditos produzidos em diálogo com o acervo do Museu Mineiro e com diferentes locais da cidade, em especial, o Mercado Central. A exposição é, portanto, não só um convite para conhecer suas pesquisas, mas também para perceber como o artista olha para a produção cultural da cidade.
Artista percorre o universo do lúdico com brinquedos, bibelôs e artigos populares, ao mesmo tempo em que dialoga com ícones da arte ocidental, como “David”, de Michelangelo.
A obra de Sandro vai além dos gestos de apropriação e acrescenta novas camadas de sentido aos objetos a partir da relação com as peças do museu. “O artista se apropria dos objetos para promover deslocamentos que parecem borrar os limites e produzir outros significados. Aciona, portanto, o território do interdito, isto é, aquele que vai do lúdico ao erotismo, do movimento aparentemente dócil a uma crítica aguçada”, pontua a curadoria.
Interações com o acervo: o museu como campo de criação
Sandro Ka também fez um mergulho na reserva técnica do Museu Mineiro para essa exposição. Entre as propostas, além de observações junto à coleção de arte sacra, o artista propõe uma discussão sobre o acervo de pinturas de paisagem, esse estilo tão marcante e canônico nas artes visuais, sob novas estratégias de montagem. Vale a pena acessar a exposição de longa duração e ver como o artista opera diálogos e relações que revisitam e aguçam o nosso olhar sobre as coleções.
A mostra pode ser visitada até 14/09 na Sala de Exposições Temporárias do museu e nas salas de exposição de longa duração. Durante o período expositivo, serão realizadas atividades de ativação, como visitas mediadas e bate-papo com artista e curadoria. A entrada é gratuita.
SANDRO KA (Porto Alegre/RS, 1981)
Artista visual e pesquisador, professor de Artes Visuais (EBA/UFMG). Doutor e mestre em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS). Desde 2003, realiza exposições individuais e participa de mostras coletivas no Brasil e no exterior, desenvolvendo produções nos campos da escultura, desenho, instalação e intervenção urbana.
Exposição “O Estado das Coisas – Sandro Ka”
Abertura: 31/07, às 19h
Período de visitação: 31/07 a 14/09/25, de 3ª a 6ª, das 12h às 19h; sáb., dom., e feriados, das 11h às 19h
Local: Museu Mineiro (av. João Pinheiro, 342, Funcionários)
Entrada gratuita
Adicionar Comentários