Espaço Origem Minas valoriza o trabalho de artesãos mineiros e reforça a presença da “mineiridade” em cada peça exposta
O Sebrae Minas participa da 10ª edição da Modernos Eternos BH, entre os dias 24 de junho e 20 de julho, na tradicional Escola Estadual Afonso Penna e antiga residência de Afonso Penna Jr. A instituição contará com um espaço exclusivo para exposição e comercialização de peças de artesanato, nomeado Loja Origem Minas. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Artesanato, e integra o projeto Origem Minas, que há mais de uma década fortalece o artesanato e a gastronomia de identidade em Minas Gerais.
O espaço foi projetado pela arquiteta Camila Ferreira como uma loja-conceito, reunindo peças cuidadosamente selecionadas de artesãos de 27 municípios do estado participantes de projetos do Sebrae Minas e premiados do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.
“A Loja foi desenvolvida para valorizar o artesanato mineiro como expressão da nossa identidade cultural, para destacar as matérias-primas das peças – barro, pedra, madeira e algodão – e para dialogar com a arquitetura original dos edifícios. O espaço convida o visitante a percorrer o território das artes manuais mineiras, feitas com mãos que moldam com afeto e olhares que transformam o simples em arte, revelando as singularidades e a riqueza cultural de cada canto de Minas”, explica a arquiteta.
A analista do Sebrae Minas Amanda Guimarães complementa que a participação da instituição na Modernos Eternos BH reafirma o compromisso da entidade com a valorização do artesanato mineiro e o fortalecimento dos pequenos negócios criativos como vetor de geração de renda, identidade e desenvolvimento local.
“A Mostra conecta o artesanato mineiro ao público que valoriza história, qualidade e originalidade, reforçando o papel estratégico do Sebrae Minas no reconhecimento da identidade e origem e no desenvolvimento econômico e cultural dos municípios mineiros”, destaca.
Sobre o Origem Minas
O projeto Origem Minas, criado em 2012 pelo Sebrae Minas, em parceria com o sistema Faemg, fomenta o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação das pequenas empresas do artesanato e da gastronomia do estado. A ideia é levar a “mineiridade” para o Brasil por meio de experiências que traduzam história, qualidade, tradição e exclusividade dos produtos mineiros.
A iniciativa capacita os artesãos, promovendo a organização produtiva por meio de cooperativas e associações, além de ampliar o acesso a mercados com estratégias inovadoras de valorização da identidade dos territórios.
Em 2024, a instituição fez mais de 1.200 atendimentos em 167 municípios mineiros. Entre as iniciativas de destaque estão a participação nos principais eventos nacionais do setor, como Modernos Eternos, Fenearte, ABUP Decor Show, Salão do Artesanato de São Paulo e Feira Nacional de Artesanato.
Além disso, o Sebrae Minas também lançou a estratégia de marca coletiva Urucuia Grande Sertão Veredas, realizou a exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha” no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, e executou o projeto “Viagem para a Origem”, que promove visitas a núcleos de produção artesanal para compradores de diversas regiões do Brasil.
Modernos Eternos
Além da visita aos ambientes, a Modernos Eternos oferecerá uma extensa programação cultural, com palestras, exposições, oficinas e apresentações artísticas, fomentando diálogos sobre arte, história, arquitetura, decoração, moda, design e gastronomia. Mais informações neste link.
Data: 24/06 a 20/07/25
Locais: Escola Estadual Afonso Penna – Av. João Pinheiro, 450, Boa Viagem
Casa Una Anima Lab – Residência de Afonso Penna Jr. – Rua dos Aimorés, 1451
Horários de Funcionamento: Terça a sexta: 14h às 22h | Sábado: 12h às 22h | Domingo: 12h às 19h
Ingressos: R$90 (inteira) e R$45 (meia)
Adicionar Comentários