Show do Pereira da Viola durante o Festival Canjerê 08/12

CANTOR, COMPOSITOR E VIOLEIRO, PEREIRA DA VIOLA SE APRESENTA NO PARQUE MUNICIPAL NESTA SEXTA-FEIRA, ÀS 18H

Cantor se apresenta durante a quarta edição do Festival de Cultura Quilombola de Minas Gerais, que objetiva dar visibilidade à cultura tradicional quilombola, que começa hoje no parque municipal. Cerca de 500 quilombolas de todas as faixas etárias, participam desta edição, que também é aberta ao público em geral, de forma gratuita.

O cantor, compositor e violeiro quilombola, Pereira da Viola, se apresenta nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro, às 18h no Parque Municipal, como parte da programação do Festival de Cultura Quilombola de Minas Gerais (Festival Canjerê).   Ele se apresentará juntamente com Dito Rodrigues, seu irmão e também quilombola, e juntos cantarão composições próprias e músicas da tradição oral em show interativo, vibrante e que valoriza, além da preciosa viola, a potente voz e a simpatia deste que é um dos maiores violeiros do Brasil.

Nascido em 1962 no município de Teófilo Otoni, no nordeste de Minas Gerais, Pereira da Viola foi criado em uma comunidade quilombola, tendo começado a tocar violão aos 11 anos de idade e a se apresentar em show de calouros aos 14. Mas foi só na década de 1980 que o artista passou a compor, influenciado por gente como Dércio Marques e Milton Nascimento.

A apresentação de Pereira da Viola integra a quarta edição do Festival de Cultura Quilombola de Minas Gerais (Festival Canjerê), que começou na quinta-feira, dia 7, e vai até dia 10 de dezembro, no Parque Municipal, em Belo Horizonte.  Realizado pela Associação Aprender e Produzir Juntos (APJ), o evento contará com apresentações culturais; cortejo de congado, irmandades e candombes de organizações quilombolas variadas, oficinas, diálogos institucionais; mesas, rodas de conversa, além da tradicional feira quilombola. Haverá também troca de sementes crioulas, manivas, plantas medicinais, e de saberes com benzedeiras, raizeiros e raizeiras.

A programação de sábado começa ás 8h com a Feira Quilombola, haverá também apresentações culturais dos grupos de Folia de Reis e São Benedito do Quilombo Ilha, Januária; do Negro por Negro;  

Filho de Zambi; Quilombo Arturos, Contagem; As Interioranas. O domingo será marcado por um grande cortejo com as Guardas dos Quilombos Arturos de Contagem; Carrapatos Tabatingas de Bom Despacho; Nossa Senhora do Rosário de Ribeirão das Neves; Caxambu de Rio Espera, Os Carolinos de Belo Horizonte, Materlândia, Belo Vale, Berilo e Chapada do Norte.

Festival – Entre os objetivos do Festival Canjerê estão a possibilidade de intercâmbio e a organização das comunidades quilombolas, contribuir para a divulgação da sua realidade, cultura e lutas; divulgar a produção quilombola agropecuária, artesanal, culinária, medicinal, além de permitir que as famílias, comunidades e organizações associativas possam obter renda extra com a sua comercialização na feira do evento e estabelecer contatos para vendas regulares.

O evento conta ainda com parceria da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais (N’Golo) e Governo do Estado de Minas Gerais para sua realização e com o apoio da Deputada Estadual Andreia de Jesus, Mariana Criola e Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura.

“Realizar o Festival integra a luta dos quilombolas de tornar uma política de Estado, a cultura e a produção dos quilombolas do Estado de Minas Gerais. Esse é o motivo que a gente vem lutando e realizando há quatro anos o Canjerê. Queremos que ele se torne uma política de Estado e não de governo, para que assim as comunidades possam receber as assistências e a atenção necessária”, explica Sandra Maria, Coordenadora Executiva da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ).

Outra que também atua para a realização do Canjerê é Joana Alves Louback, coordenadora geral da Associação APJ. “Canjerê é um evento de festa, arte, cultura, comida, comercialização, troca de saberes, luta por direitos, resgate e afirmação da ancestralidade do povo preto do Estado de Minas Gerais”, completa.

O que? Show do Pereira da Viola durante o Festival de Cultura Quilombola de Minas Gerais (Festival Canjerê)

Quando: Sexta-feira, dia 8 de dezembro, às 18h

Onde: Parque Municipal (Av. Afonso Pena, 1321 – Centro/BH)

Entrada: gratuita