Fundação Clóvis Salgado inaugura exposição RENDANDO HISTÓRIAS, com mergulho no trabalho e nas tradições de artistas da região metropolitana de São Paulo e do estado de Pernambuco
Obras das Rendeiras da Aldeia ocuparão, em expografia inédita, a PQNA Galeria Pedro Moraleida, dos dias 13 de setembro a 12 de novembro; exposição promove um encontro entre as mãos das rendeiras e os personagens da brincadeira do Cavalo-Marinho, tradição da zona da mata pernambucana trazida por migrantes para a cidade paulista de Carapicuíba
Da zona da mata pernambucana para São Paulo, e da metrópole paulista para o Palácio das Artes. A arte das Rendeiras da Aldeia de Carapicuíba chega a Belo Horizonte por meio de uma expografia inédita que vaiocupar, entre os dias 13 de setembro (quarta-feira) e 12 de novembro (domingo), a PQNA Galeria Pedro Moraleida, com a exposição Rendando Histórias.
Na coleção de obras, a tradicional técnica da Renda Renascença, desenvolvida no plano da bidimensionalidade, ganha um caráter tridimensional, em trabalhos de natureza absolutamente particular e original. A exposição destaca, ainda, a relevância formal e estética do resultado conquistado pelas mulheres rendeiras. Serão exibidos na PQNA Galeria Pedro Moraleida um total de 20 quadros com máscaras do acervo, além de um filme que traz as vivências das mulheres da aldeia, com os cânticos, a poesia e a força das artistas. A abertura da exposição acontecerá no dia 12 de setembro (terça-feira), às 19h, e, a partir do dia seguinte, o espaço fica aberto para visitações de terça a sábado, das 09h30 às 21h, e nos domingos, das 17h às 21h. A entrada na galeria é gratuita, e a classificação indicativa da exposição é livre.
EXPOSIÇÃO NA PQNA GALERIA PEDRO MORALEIDA | RENDANDO HISTÓRIAS
Data: Abertura no dia 12 de setembro (terça-feira), às 19h; período expositivo entre 13 de setembro (quarta-feira) e 12 de novembro de 2023 (domingo)
Horários: De terça a sábado, das 09h30 às 21h, e domingo das 17h às 21h
Local: PQNA Galeria Pedro Moraleida – Palácio das Artes
(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Classificação Indicativa: Livre
ENTRADA GRATUITA
Informações para o público: (31) 3236-7400
Adicionar Comentários