Projeto Universo Musical oferece aulas gratuitas de música

Projeto “Universo Musical” oferece aulas gratuitas de vários instrumentos para crianças e adolescentes em BH

Iniciativa do violonista André Milagres em parceria com os músicos Frederico Campos, Sandra Leão e Pedro Alves oferece estudos de flauta, violão, percussão e musicalização, com aulas semanais realizadas na ONG Abesc, no bairro Horto

Um grupo de músicos experientes, uma boa quantidade de instrumentos doados e a vontade de levar arte para crianças e adolescentes de forma gratuita e genuína. Com essa rica combinação cultural, o violonista André Milagres criou o projeto “Universo Musical e Iniciação Musical”, que tem levado aulas gratuitas de violão, flauta e percussão para alunos de escolas públicas, além de outras crianças e adolescentes interessados em ter os primeiros contatos com a musicalização. O projeto é realizado em parceria com a ONG Associação Buritis Esporte e Cultura (Abesc), situada no bairro Horto, e está com matrículas abertas. Os interessados, com idades entre 10 e 17 anos, podem se inscrever neste link.

As aulas de música gratuitas para jovens começaram ainda em 2022, quando André Milagres, diretor cultural da ONG Abesc, realizou uma campanha de doação de instrumentos e, com os modelos arrecadados, decidiu montar um curso piloto de música em escolas públicas. “Recebemos uma série de instrumentos, a maioria violões, outros instrumentos de percussão, e muitas flautas doce. Tínhamos os instrumentos, juntamos os professores e começamos a oferecer aulas gratuitas para escolas próximas às associações, como um projeto de formação humanística e cultural”, diz André.

Neste ano, viabilizado pelo “Edital Descentra 2023”, do Fundo Municipal de Cultura (FMC), além da formação musical realizada nas Escolas Estaduais Professor Presidente Dutra e Laudiene Vaz de Melo, as aulas também foram abertas à comunidade, na sede da Abesc, sendo direcionadas às crianças e adolescentes. “Nosso objetivo não é formar músicos profissionais, mas sim que as crianças e adolescentes possam ter contato com a música de forma aprofundada, com qualidade e regularidade, semanalmente, com professores qualificados. Acreditamos que isso é muito importante para a formação desses jovens, dentro e fora da escola. Agora, tentamos contribuir com nossa experiência e formação musical para levar aulas interessantes e com conteúdo”, avalia André.

Projeto “Universo Musical” oferece aulas gratuitas de música

Quando. Até o fim do ano – Horários e datas neste link

Onde. Associação Buritis Esporte e Cultura – Abesc (Rua 7, Horto Florestal)

Como. Preencher formulário neste link ou na sede da ONG

Mais. Página do projeto no Instagram

Adicionar Comentários

Clique para comentar