Coreto Cultural dá início ao projeto Meu Lugar e leva ações formativas para Itabirito e Barão de Cocais
Com a missão de desenvolver ações formativas a partir do mapeamento e identificação das referências culturais de regiões com potencial de transformação social em Minas, a Coreto Cultural, com o patrocínio da GSM Mineração e Ferro Puro Mineração (Grupo Avante), inicia, a partir de setembro, o projeto Meu Lugar, na comunidade de Marzagão, em Itabirito, e também em algumas localidades do município de Barão de Cocais.
As ações abrem um leque de oportunidades para que as comunidades possam produzir, registrar e difundir suas criações e práticas de forma autônoma, estimulando a fruição, o trabalho e a renda, por meio da ampliação da inclusão social e da oferta de formação a partir do desenvolvimento de laboratório cultural comunitário, composto por oficinas e mostras que fomentam os ativos culturais locais.
No Marzagão, em Itabirito, as atividades acontecerão entre os meses de outubro e dezembro. Serão oferecidas oficinas artísticas voltadas para a comunidade, com foco nos alunos da Escola Municipal Antônio Toledo Sobrinho, que serão munidos de conhecimentos e habilidades que poderão ser utilizados para desenvolvimento de produtos e projetos autônomos. Os trabalhos serão orientados para suporte à realização da formatura da escola, resultando em uma mostra de artes colaborativa desenvolvida por alunos, professores, familiares e outros agentes locais.
De acordo com Lilian Nunes, diretora-executiva da Coreto Cultural, a carência de oportunidades para os residentes dessas regiões tem cerceado muito os horizontes dos moradores. “O Meu Lugar chega para oferecer acolhimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Através desse compromisso contínuo com a escuta, o diálogo e o protagonismo comunitário, é possível conferir pertencimento, dignidade, visibilidade e chances de integração no mercado de trabalho, por meio da arte e da criatividade, contribuindo para o crescimento individual e coletivo dos territórios impactados pelo projeto”.
Diagnóstico
A etapa inicial do projeto consistiu em realizar um diagnóstico das necessidades, demandas e expectativas das comunidades atendidas. Ao longo dos últimos meses, a equipe da Coreto Cultural realizou visitas técnicas no Marzagão, dialogando com moradores e lideranças para uma compreensão aprofundada das particularidades do local.
O diagnóstico também identificou pontos de apoio para a realização das ações previstas no programa e possíveis parceiros e locais centrais para atender as comunidades escolhidas. Foi assim que o projeto conheceu as iniciativas culturais coordenadas pela Escola Municipal Antônio Toledo Sobrinho (EMATS), organizadas para difundir a história local aos estudantes e suas famílias, promovendo um vínculo afetivo com a comunidade.
Com o intuito de se aproximar, conhecer mais a realidade e promover um engajamento comunitário com os atendidos, no último dia 18 de agosto, a Coreto Cultural acompanhou os alunos e seus familiares em uma excursão organizada pela EMATS a pontos significativos da região. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar locais históricos, ouvir relatos dos primeiros moradores e desfrutar de momentos de lazer fora do ambiente escolar durante a visita à Usina do Bongo, à Fazenda Marzagão, ao centro comunitário, à microrregião de Coqueiro Verde e ao Pesque Pague Campestre.
A Coreto também está acompanhando os preparativos para o desfile da Fanfarra do Marzagão no Dia 7 de Setembro, mesma data do centenário de Itabirito, que tem como integrantes os alunos da escola e é uma importante manifestação cultural vinculada às artes. Já durante a semana da criança, o Meu Lugar proporcionará atividades culturais para os estudantes, trazendo uma experimentação das ações de formação em arte e cultura que acontecerão nas semanas seguintes.
Segundo o coordenador da Escola, Dijalma Lúcio da Silva, as pessoas da região estão acostumadas com o olhar rotulado que existe ali, e aceitam esse lugar. “Para mudar isso é preciso mostrar para eles quanta coisa positiva tem no bairro. Com as atividades propostas, queremos alterar essa realidade, promover o pertencimento e fazer com que eles se sintam parte do Marzagão, com dignidade e orgulho do local onde vivem”.
Barão de Cocais
Outra cidade que também receberá atividades do Meu Lugar é Barão de Cocais. O município receberá ações culturais entre outubro e novembro. A etapa de diagnóstico, já iniciada, guiará a equipe do projeto nas definições de escuta, capacitação e mostras do projeto na região.
Sobre o Meu Lugar
A Coreto Cultural acredita que tem o poder de abrir portas para que as pessoas transformem suas vidas e as das comunidades onde residem. O projeto “Meu Lugar” exemplifica essa crença ao proporcionar, de maneira didática e assertiva, as habilidades necessárias para uma atuação abrangente nas artes, potencializando as ações locais e gerando oportunidades de inserção no mercado de trabalho cultural. Sempre de forma gratuita, o projeto oferece acesso, dignidade e práticas que estimulam descobertas e crescimentos pessoais e profissionais.
Composto por três etapas – mapeamento sociocultural, formação e mostra cultural – a metodologia empregada identifica potencialidades, estimula a autonomia e concede protagonismo aos residentes, principais conhecedores da realidade local e das demandas das comunidades.
Através de um abrangente processo de escuta e planejamento colaborativo entre a equipe de produção e a comunidade, as ações visam atender às expectativas das localidades envolvidas. Isso resulta em um aumento da autoestima por meio da cultura, que serve como uma alavanca para o desenvolvimento humano e a promoção do bem-estar coletivo.
Coreto Cultural
A Coreto é uma produtora de eventos com sede em Belo Horizonte e com mais de 10 anos de experiência na elaboração e produção de eventos, projetos culturais, artísticos e gastronômicos, sendo especialista em gerenciamento de ações de grande porte em locais públicos, além de programas socioculturais.
Entre uma gama de expertises, a Coreto oferece a seus clientes soluções corporativas, desenvolvimento e gerenciamento de projetos públicos e privados, planejamento e produção executiva, planejamento estratégico e operacional de ações de comunicação, suporte legal e administrativo para artistas e empreendedores da indústria criativa.
Vale citar a presença da Coreto em projetos importantes como Virada Cultural e Arraial de Belo Horizonte, Circuito Literário Praça da Liberdade e o projeto Somos Comunidade, realizado no Morro das Pedras, na capital mineira, e também em Contagem.
Com o projeto “Meu Lugar”, a Coreto Cultural almeja desenvolver processos participativos para identificação e registro das memórias locais, mapeando as identidades de alguns dos vários grupos que formam o estado de Minas Gerais, além de desenvolver atividades culturais afirmativas para o fortalecimento do protagonismo comunitário, a promoção da cidadania cultural, com acessibilidade e diversidade, reafirmando o sentimento de pertencimento dos territórios.
Adicionar Comentários