Projeto Lavanda promove o empoderamento e autocuidado 17/08 a 28/09

Projeto “Lavanda” promove o empoderamento e autocuidado de mulheres em situação de vulnerabilidade e abre exposição de fotografias que será exibida em diferentes regiões de Belo Horizonte em agosto e setembro

Abertura da circulação da exposição acontece no CERSAM AD Centro-Sul no próximo dia 17 de agosto e pode ser visitada gratuitamente pelo público das 9h às 11h da manhã

“Lavanda” é um projeto de artes visuais que busca dar voz e imagem a mulheres em situação de vulnerabilidade que fazem tratamento em cinco Centros de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas na cidade de Belo Horizonte. Viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH, o projeto é uma iniciativa de empoderamento feminino e autocuidado, por meio de oficinas lúdicas, customização de roupas, maquiagem e fotografia. O trabalho culminou em uma exposição de fotografias que circulará gratuitamente por diferentes regiões da cidade durante os meses de agosto e setembro de 2023.

Idealizado pela fotógrafa Bianca Aun e pela artista e terapeuta ocupacional Carol Oliveira, “Lavanda” visa resgatar a autoestima e a reconstrução da imagem dessas mulheres, que muitas vezes são invisibilizadas pela sociedade. O projeto busca utilizar a fotografia como uma forma de impactar e transformar, apresentando a força e a beleza dessas mulheres, além de proporcionar um espaço de respiro e troca afetiva.

Os serviços participantes do projeto são: Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas Nordeste, Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas Barreiro, Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas Pampulha/Noroeste, Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas Venda Nova e Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas Centro-Sul (CMT).

A produção do projeto ocorreu entre fevereiro e maio de 2023, e a Exposição Fotográfica está programada para circular nos 5 CERSAMS ADS entre agosto e setembro. O projeto também planeja levar a exposição para outros espaços da comunidade em geral. As oficinas e encontros do projeto são realizados por uma equipe exclusivamente feminina, composta pela terapeuta ocupacional e figurinista Irene Cavalieri, a maquiadora de efeitos especiais Géssica Santos e a gestora Maria Mourão, conhecida no meio cultural de BH. A produção do projeto foi realizada por Carol Oliveira, enquanto o design ficou a cargo de Amanda Pedreschi e a assessoria de imprensa é conduzida por Bramma Bremmer.

“Lavanda é um relato de experimento que busca trazer visibilidade e valorização para mulheres em vulnerabilidade”, enfatiza Carol Oliveira, uma das idealizadoras do projeto. “Através da arte, queremos promover um espaço de respiro, reconstrução da autoimagem e empoderamento feminino, além de combater a invisibilidade social que essas mulheres enfrentam”, complementa Bianca Aun, fotógrafa responsável e também idealizadora.

Mais informações sobre o projeto em: https://www.instagram.com/projeto.lavanda/

Abertura da Exposição “Lavanda” no CERSAM Centro-Sul

17/08 – quinta-feira de 9h às 11h 

Entrada gratuita

Endereço: Alameda Ezequiel Dias, 365 – Centro, Belo Horizonte

Encerramento da Exposição  “Lavanda” no CERSAM Barreiro

28/09- quinta-feira de 9h às 11h

Entrada gratuita

Endereço: Rua Desembargador Ribeiro da Luz, 29 – Barreiro, Belo Horizonte