Microteatro La Movida apresenta o tema Pela Verdade 12/11 a 14/11

TEMA PELA VERDADE MARCA A ESTREIA DA VERSÃO VIRTUAL DO MICROTEATRO LA MOVIDA

Dança, teatro e música integram a programação da primeira semana da mostra de micropeças

O Microteatro La Movida, que movimenta a cena teatral da cidade desde 2017, realiza uma nova versão a partir desta semana. Em função do distanciamento social, causado pela Covid-19, o La Movida vai realizar uma temporada virtual, com a transmissão de 29 micropeças. As micropeças serão transmitidas como lives na página oficial do La Movida, no Instagram (@lamovidamicroteatro), com acesso gratuito. As exibições irão reunir as obras por temas. De 12 a 14 de novembro quatro micropeças terão como fio condutor o tema Pela Verdade. Cada micropeça terá uma duração de até 15 minutos, mantendo a estrutura característica do La Movida, e serão transmitidas de quinta à sábado, sempre a partir de 20h.

As micropeças serão transmitidas de três espaços culturais da Zona Leste da cidade: Teatro 171, Gruta! e Galpão Cine Horto. “Nesse momento de pandemia, reestruturamos o projeto com intuito de distribuir os recursos para espaços e artistas. A ideia central da versão virtual é distribuir e fortalecer as artes cênicas de Belo Horizonte. Mais do que nunca, acreditamos que é hora de nos unirmos para superarmos esse momento”, afirma Clarice Castanheira, uma das idealizadoras do Microteatro La Movida. A realização do projeto em versão virtual vai atender à todos os protocolos para que seja garantida a saúde e segurança de artistas e técnicos.

O projeto Microteatro La Movida vem sendo viabilizado nos dois últimos anos com o patrocínio do Uni BH. Com a impossibilidade de manter aberto o espaço físico no Bairro Floresta, que esteve funcionando durante o ano de 2019, a adaptação para a versão virtual trouxe possibilidades de oferecer benefícios para artistas e espaços culturais da cidade. Por isso, os recursos que estavam destinados inicialmente para a manutenção do espaço físico foram realocados para artistas que irão participar do projeto, além de garantir uma contribuição aos espaços que serão utilizados para as transmissões das micropeças, que, devido à pandemia, passam por dificuldades em continuarem ativos.

Projeto La Movida Microteatro, número 0793/2018, aprovado no Edital 2018-2019 oriundo da Política de Fomento à Cultura Municipal (Lei n 11.010/2016).

Micropeças desta semana – Tema Pela Verdade

Dança, teatro e música integram a programação desta semana, reafirmando uma das características do microteatro, de abrir as portas para qualquer manifestação artística.

“2 Pesos, 1 Medida” abre a semana, apresentando uma coreografia criada por Priscila Patta, da Rede Sola de Dança. Priscila nos convida a participar de uma história a dois, a partir de uma dança que propõe a utilização dos espaços físico, subjetivo e ficcional, como um potencial de e para um encontro. A poética deste solo de dança está ancorada nas paisagens centrais da cidade de Belo Horizonte, que mesclam a forma curvilínea da arquitetura centenária à retidão da arquitetura contemporânea. A trilha sonora original de Guilherme Ventura foi criada em conjunto com a corporeidade da obra. Os instrumentos de corda escolhidos representam a complexidade das relações que se tornam atravessadoras e divisoras de águas para o(s) sujeito(s).

Bárbara Batitucci, da Cia. Quatro Quartos, apresenta a micropeça “Trago Sua Verdade em 15 Minutos”. Trata-se de um experimento teatral em torno do realismo fantástico, que retrata uma sessão de artes ocultas online, com uma mulher que carrega o nome de todas as mulheres do mundo e é detentora do que acredita ser a verdade universal. Ela se apropria da verdade e vai além: distorce questões vistas como fatos incontestáveis e fala de coisas fantásticas como se fossem verdadeiras. Questiona, assim, um mundo no qual o absurdo e a realidade não são tão fáceis assim de diferenciar. A micropeça brinca com o humor e a ironia como instrumento de protesto em uma era da pós verdade, onde notícias absurdas são viralizadas como verdades absolutas.

Os Ex-BBB’s é uma parceria entre o guitarrista Alex Queiroz e o vocalista Humberto Augusto, que irão apresentar, na versão on-line do Microteatro La Movida, uma micropeça show: “Uma Vez Ex-BBB’s…”. Com direção de Marina Viana, os Ex-BBB’s se reinventam num set enxutíssimo de 4 “ex-pretensos hits”, como gostam de chamar, garantindo seus “15 minutos de infâmia”, no ambiente inusitado do microteatro.

A micropeça “Caos” parte do encontro entre as atrizes Flor Barbosa e Vanessa Machado, onde elas tentam traçar quando a ansiedade passou a exigir protagonismo, sem pedir licença, em seus comportamentos. Em cena, as duas dividem a experiência em 4 momentos: Prólogo – que abre o ciclo, Primeiro ato – “Desencadear” – composto de duas cenas, o Segundo ato “Distopia”, que é apresentado em forma de um curta-metragem e o Epílogo.

Programação da primeira semana: 12 a 14/11:

Tema: Pela Verdade

  • Dia 12/11 – quinta

20h – “2 pesos, 1 medida”, com Priscila Patta, da Rede Sola de Dança.

  • Dia 13/11 – sexta

20h – “Trago sua resposta em 15 minutos”, com Bárbara Batitucci, da Cia. Quatro Quartos.

  • Dia 14/11 – sábado

20h – “Uma Vez Ex-BBB’s…”, com Alex Queiroz e Humberto Augusto.

20h20 – “Caos”, com Flor Barbosa e Vanessa Machado.

Microteatro La Movida – Versão virtual

Onde: Instagram @lamovidamicroteatro.

Quando: de 12/11 a 19/12. Com sessões virtuais gratuitas de quinta a sábado, a partir de 20h.

Adicionar Comentários

Clique para comentar