Parede de Cinema no Cinebicudo em Altamira-MG 12/10 a 30/12

Dia 12 de outubro, inaugura mais uma ação do projeto “Parede de Cinema”, de Karina Felipe, no Cinebicudo, em Altamira-MG

A obra, intitulada “Residencial Village do Bicudo”, será composta por intervenções artísticas como instalações e projeções audiovisuais e tem como objetivo interagir com a comunidade local.

“A liberdade do artista foi sempre ‘individual’, mas a verdadeira liberdade só pode ser coletiva.

Uma liberdade ciente da realidade social, que derrube as fronteiras da estética” – Lina Bo Bardi

Dia 12 outubro, inaugura, no Cinebicudo, das 10h às 17h, em Altamira, distrito de Nova União-MG, o projeto “Parede de Cinema”, de Karina Felipe, composto por intervenções artísticas como instalações e projeções audiovisuais. De acordo com Karina, o projeto “Parede de Cinema” tem como intenção encarar a parede de cinema como espaço expositivo e interagir com a comunidade local do vilarejocriando intervenções em diferentes linguagens, incluindo instalações sonoras e projeções de vídeos dentro da sala do Cinebicudo, um cinema rural localizado em uma comunidade rural, num vale, entre as montanhas do Espinhaço, na Região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com Karina, o projeto “Parede de Cinema” tem como intenção encarar a parede de cinema como espaço expositivo e interagir com a comunidade local do vilarejo, criando intervenções em diferentes linguagens, incluindo instalações sonoras e projeções de vídeos dentro da sala do Cinebicudo”. A artista  ressalta que experimentações, trocas entre os saberes locais, culturais e ambientais são gatilhos para a construção e criação

do trabalho. Mais informações no link instagram/@cinebicudo).

Em outubro de 2023, a artista visual, ornitóloga, idealizadora e curadora do Cinebicudo foi contemplada com o prêmio “Museu é o Mundo”, que tem como missão mapear, fomentar e viabilizar ações artísticas que propiciem desenvolvimento cultural e social a partir da potencialidade da arte e de seus efeitos multiplicadores, o que possibilitará a realização de mais duas ações dentro do projeto até o fim deste ano.

Este outubro deste ano, a proposta do projeto “Parede de Cinema” é desenvolver, na parede externa do Cine, as instalações e, do lado interno do cinema, as projeções. A obra, intitulada “Residencial Village do Bicudo” pretende, ainda, criar uma proposta educativa que possa despertar no público uma sensibilidade sensorial e de valorizaçāo dos recursos naturais da região como flora, fauna e plantas medicinais locais; da própria cultura local como memória, valorização do trabalho da mulher no campo e rezas; e do fazer artístico, como pinturas, objetos, desenhos, entre outras linguagens. “A ideia é produzir uma ‘instalação mural’ e convidar os moradores locais para interagirem com a sétima arte, a arte contemporânea e as linguagens pouco tradicionais na região”, conta Karina Felipe.

A instalação “Residencial Village do Bicudo” contará com diversos objetos para serem habitados pelas aves. Um aglomerado de casas. Para isso, serão instalados diversos abrigos, poleiros, dormitórios, comedouros, bebedouros, comidas e água para possivelmente receber os pássaros. A região possui uma rica diversidade de aves, e a intenção é que alguns possam utilizar os recursos disponibilizados na parede. “A partir daí, a ideia é possibilitar aos moradores uma observação mais íntima sobre as aves locais. 

Alguns objetos estão sendo produzidos pela artista Karina Felipe, pelos moradores locais e em oficinas com adolescentes e crianças da região. Serão colocados alimentos como s

ementes, frutas e grãos para chamar os pássaros. Uma câmera de segurança vai filmar alguns registros das aves nas instalações que serão projetadas dentro da sala de cinema. Junto à instalação, também haverá algumas projeções dentro da sala do Cine.

A segunda instalação do projeto “Parede de Cinema”, prevista para dezembro de 2023, está em fase de criação. “Estamos desenvolvendo um tema em torno da antiga produção de balaios de taquara, esteiras de palha de banana, e objetos das viagens a cavalo pela serra, feitas por antigos senhores da comunidade, que serão os protagonistas da obra”, relata a artista.

Projeto “Parede de Cinema” no Cinebicudo, em Altamira-MG

Data: 12 outubro até 30 de dezembro/2023

Horário:

Inauguração: 12 de outubro,das 10h às 17h

Dias 13 a 14 de outubro: visitação para projeções no interior da sala, das 16h às 20h

Demais sábados, domingos e feriados serão divulgados no instagram/@cinebicudo

Endereço: Cinebicudo, Localidade rural de Altamira n/s, Nova União/MG

Mais informações: cinebicudo@gmail.com; Instagram/@cinebicudo