Palestra Direito e literatura: uma relação necessária 28/06

A Academia Mineira de Letras realiza no dia 28 de junho, às 19h30, a palestra Direito e literatura: uma relação necessária, com o professor e magistrado Fernando Armando Ribeiro.

O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

A palestra busca demonstrar por que a literatura é indispensável ao direito. “Ela pode efetivamente contribuir para a superação de problemas e contradições legadas ao direito moderno, seja pelo positivismo jurídico ou pela predominância de uma racionalidade instrumental”, defende Fernando Armando Ribeiro.

Segundo o palestrante, a literatura pode diminuir o impacto do forte abstracionismo e conceitualismo que permeia o Direito. Fernando Armando Ribeiro procura também apresentar como, ao ampliar e enriquecer nossa linguagem, as letras contribuem para o fortalecimento das capacidades interpretativas, com considerável ganho para a aplicação do direito. “A literatura desenvolve a capacidade de identificação e compreensão mais densa e profunda da complexidade e da diversidade do humano e contribui para a materialização de nossas relações com o mundo, propiciando uma melhor aceitação do pluralismo”, aponta.

 

Data: quinta-feira, 28 de junho

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes – BH/MG)

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br