No aniversário de Belo Horizonte, Memorial Vale propõem ao visitante conhecer as origens da cidade

Museu terá horário de funcionamento estendido até às 21h e contará com educadores 

Na próxima terça-feira, 12 de dezembro, Belo Horizonte comemora 126 anos e, para celebrar a data, o Memorial Vale terá horário de funcionamento estendido até às 21h. A data é uma ótima oportunidade para conhecer o acervo do Memorial que narra a criação da capital sob diferentes aspectos. O espaço terá educadores disponíveis para conversar com o público a partir de 18h.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

Nas salas expositivas “Vilas Mineiras séc. XVIII e XIX”, “História de Belo Horizonte” e “Panteão da Política Mineira” o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre o contexto que levou a construção de Belo Horizonte. Os espaços são percursos temáticos que revelam as origens da cidade.

“Sabiam que Belo Horizonte já tinha esse nome antes mesmo de ser capital de Minas Gerais? Assim que foi proclamada a República ouve o movimento para alterar o nome que até então era Curral D’el-Rey. A Proclamação também contribuiu para a troca da Capital que era falada desde o início do Império. Belo Horizonte foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897, mas com o nome de Cidade de Minas. Retornou com o antigo nome em 1901. A mudança simbolizaria, para os republicanos, o sonho da modernidade e da República em Minas; o rompimento com o passado colonial e imperial; e a garantia da unidade geográfica e política ao estado, além da consolidação de novos ideais e valores que favoreceriam a prática republicana e a esperança da renovação econômica de Minas Gerais”, explica a educadora do Memorial Vale, Juliana Silva.

Para atender aos anseios dos republicanos, o planejamento de Belo Horizonte contava com ruas largas, avenidas grandes, praças e foi baseada nos preceitos de higiene da época, além da proposta de ideal civilizatório, secular e laico.

O desejo de estabelecer a República em Minas Gerais é bem antigo, a Inconfidência Mineira foi uma tentativa, que não chegou a acontecer, de emancipar Minas de Portugal na década de 1780. A contribuição da Inconfidência Mineira para a República deu-se, dentre várias questões, com a criação do mito do herói republicano atribuído a Tiradentes, com a idealização da bandeira – hoje, bandeira de Minas Gerais – e o ideal de liberdade. Todos estes fatores foram muito importantes para a construção de Belo Horizonte que foi a primeira cidade planejada no Brasil. 

Aniversário de Belo Horizonte no Memorial Vale

Gratuito

Data/horário: terça-feira (12/12) das 10h às 21h

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 20h30, com permanência até as 21h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

Entrada Gratuita