Baluarte do Carnaval de Belo Horizonte, Mestre Conga recebe homenagem de sambistas da Velha Guarda em documentário musical – estreia 17/01/2024

“Velha Guarda canta Mestre Conga – Pedra 90” será lançado quarta-feira, 17 de janeiro, na sala Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, em sessão gratuita

Mestre Conga, baluarte do carnaval e do samba de Belo Horizonte, é o tema do documentário musical do cineasta Chiquinho Matias. O DVDOC será lançado nesta quarta-feira, 17 de janeiro, no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes, em sessão gratuita, a partir das 20 horas. Ingressos podem retirados 30 minutos antes da sessão na bilheteria do cinema.

No DVDOC, o sambista recebe homenagem da Velha Guarda, representada por Dona Elisa, Zé do Monte e Lucinha Bosco. Eles e o próprio Mestre Conga interpretam 10 faixas inéditas do compositor, que em fevereiro completará 97 anos.

O registro também presta uma homenagem à memória do cantor Mandruvá, que faleceu no ano passado, durante a execução do projeto.

José Luiz Lourenço, o Mestre Conga, nasceu em 2 de fevereiro de 1927, na cidade de Ponte Nova, Zona da Mata de Minas Gerais, e mudou-se para a capital mineira aos 6 anos de idade. Em 1948, recebeu o título de “Cidadão Samba”, eleito em concurso promovido pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand.

Fundou ao lado de outros bambas em 1950, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Inconfidência Mineira. Mestre Conga é também considerado o responsável pela inserção do samba-enredo nos desfiles de carnaval de Belo Horizonte. Aos 79 anos, gravou seu primeiro CD “Decantando em samba” com 12 faixas inéditas de sua autoria.

O documentarista Chiquinho Matias, que já havia produzido o documentário “Mestre Conga – O inconfidente do samba”, lançado em 2013, afirma que o objetivo principal “é dar a devida relevância a um dos mais importantes sambistas da capital mineira, tornando públicas suas músicas inéditas e suas memórias de tempos que não voltam mais e, ao mesmo tempo, preservar a memória cultural e musical da cidade de Belo Horizonte”, explica o diretor.

O projeto de DVDOC “Velha Guarda canta Mestre Conga – Pedra 90” visa resgatar a memória dos grandes sambistas de Belo Horizonte, por meio das composições do cantor e compositor Mestre Conga. A obra audiovisual não somente dará a devida relevância aos sambistas mineiros, mas também servirá como motivador para outros registros desses “anciões do samba” da capital mineira, resgatando assim suas memórias.

“Acreditamos que os depoimentos registrados pelos participantes, a experiência musical desses baluartes do samba e as composições de Mestre Conga, formaram temperos perfeitos para produzirmos este registro inédito, que contribuirá para a preservação da memória cultural do samba de nossa cidade e de seus sambistas”, acrescenta Chiquinho Matias.

O projeto DVDOC “Velha Guarda canta Mestre Conga – Pedra 90” foi realizado com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Lançamento do DVDOC “Velha Guarda canta Mestre Conga – Pedra 90”

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

Data: Quarta-feira (17/01/2024)

Horário: 20 horas

Entrada gratuita

Retirada de ingressos (limitados à capacidade do cinema) 30 minutos antes do início da exibição.

Classificação: Livre

Duração: 57 minutos

Ficha Técnica:

DVDOC “Velha Guarda canta Mestre Conga – Pedra 90”
Direção:
 Chiquinho Matias
Produção Executiva: Adriano George
Direção de Produção: Sandro Queiroz e Erick Matias
Direção de Arte: Juan Pablo Grifone
Produção Musical: Paulynho Gunzambê do Cavaco
Arranjos: Grupo Dibantu

Mestre Conga e convidados: Lucinha Bosco, Zé do Monte, Dona Elisa, Mandruvá (in memorian)

Músicas:

“A saga dos índios nas terras das gerais” Mestre Conga
“Pedreira” Mestre Conga
“Mascaras de mim” Mestre Conga, Mauro Saraiva e Sandra Fonseca
“O negro” Mestre Conga e Esdra
“Meu violão” Mestre Conga
“Coração de sabiá” Mestre Conga
“Matando saudade” Mestre Conga
“Salve Iemanjá e Oxum ijexá” Mestre Conga
“BH cidade tão linda” Mestre Conga
“Coração de sambista” Mestre Conga

Mixagem/ Masterização: Marcilio Rosa
Assessoria de Imprensa: Cristiana Andrade