Memorial Vale encerra o ano com programação artística para todos os gostos

Dezembro no Memorial Vale chega com blues, música popular e erudita, espetáculos de dança, teatro e sessões de cinema. Além disso, o espaço realiza sua tradicional Feira do Memorial – Artes e Design em Presentes Criativos com muitas novidades em produtos para decorar ou presentear. O evento coloca em contato os artistas e o público, que poderá conhecer e adquirir trabalhos cheios de criatividade, originalidade e exclusivos.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .


Dia 2 de dezembro (sábado) – às 11h

Espetáculo de dança Vertigem e Fio do Meio, com Cia. Gente

Belo Horizonte é a segunda cidade da região Sudeste a receber o projeto “Brasil sem Ponto Final”, espetáculo composto por dois atos: “Fio do Meio” (Prêmio FUNARTE) e “Vertigem” (Festival D’avignon).  Em cena estará “o corpo político que dança”, da Cia Gente, assinado por Paulo Emílio Azevedo.Interpretado pela Cia Gente, do Rio de Janeiro, o espetáculo estará em cartaz no Memorial Vale no sábado (02/12), às 11h. Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes do evento (lugares limitados).
Dia 03 de dezembro (domingo) – às 11h

Ablusadas em Eu Quero é Blues

As Ablusadas, que em 2023 completaram 5 anos, apresentarão seu primeiro disco autoral “Eu Quero é Blues”. Durante o show serão feitas homenagens especiais às pioneiras do blues brasileiro como Rita Lee e Gal Gosta e também à grandes referências do blues americano, como Nina Simone e Ray Charles. O show, que integra projeto Memorial Mulheres com curadoria de Juliana Nogueira, será no domingo (03/12) às 11h. Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes do evento (lugares limitados).

Dia 07 de dezembro (quinta-feira) – às 19h e 20h30

Filarmônica no Memorial – Música de Câmara

O encerramento dos Concertos de Câmara no Memorial Vale será realizado no dia 7 de dezembro, às 19h e às 20h30, com Grupos de Câmara da Academia Filarmônica. A Orquestra Filarmônica tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale. Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes do evento (lugares limitados).

Dia 07 de dezembro (quinta-feira) – às 20h

Som no Pincel, com Raissa Brannt e Artur Azzi

Som no Pincel é uma experimentação performática musical idealizada pela artista Raissa Brannt, em que um pincel interage com o som da voz e o som do violão de Artur Azzi. Uma experiência imagética e sinestésica espera o público, que poderá interagir com a performance aos comandos dos artistas. A intervenção “Som no Pincel”- que integra o projeto Sensações Memoráveis, com curadoria de Marco Paulo Rolla – está marcada para quinta-feira (07/12), às 20h. Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes do evento (lugares limitados).

Dia 09 de dezembro (sábado) – às 13h

The Flow Danças Urbanas

“The Flow Danças Urbanas” propõe vivências nas batalhas de danças urbanas. Em 2022, estiveram na Virada Cultural, e em 2023, no Circuito Municipal. Para quem dança ou é admirador da arte, haverá a Batalha All Styles. A atração é idealizada pelo dançarino Warley Martins, integrante da Cia. Laia de Dança. “The Flow Danças Urbanas” integra o projeto Diversidade Periférica, com a curadoria de Paulo Victor e Negona Dance e será realizado no Memorial Vale no sábado (09/12) às 13h. Para participar é preciso se inscrever no site www.memorialvale.com.br (vagas limitadas).

Até 09 de dezembro (sábado)

Alforriado Matias

Como parte da programação em celebração ao mês da Consciência Negra, o Programa Educativo do Memorial Minas Gerais Vale reúne algumas de suas pesquisas desenvolvidas ao longo do ano relacionadas ao tema e propõe visitas mediadas, contação de histórias e intervenções nas exposições de longa duração. O intuito é convidar o público a refletir sobre as contribuições das pessoas negras para a cultura mineira e brasileira.

Uma destas intervenções é a sobreposição da Alegoria da República pela imagem do abolicionista Alforriado Matias, que viveu no Barreiro no século XIX. A imagem, construída pelo artista Senegambia em parceria com o Instituto Alforriado Matias, simboliza a luta por liberdade e a coragem dos povos escravizados.

Dia 10 de dezembro (domingo) – às 11h

Célio Balona & Christiano Caldas

Comemorando 85 anos de vida, Célio Balona (acordeon) subirá ao palco do Memorial Vale acompanhado por Christiano Caldas (teclado). Uma formação em duo, que mostrará um repertório recheado de belas canções e melodias. Uma história com mais de 20 anos de muita música e comemoração. O show – que será no domingo (10/12), às 11h – integra o projeto Memorial Instrumental, com curadoria de Juliana Nogueira. Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes do evento (lugares limitados).

Dia 14 de dezembro (quinta-feira) – às 19h

Série Música de Câmara com Maíra Manga

Dona de um timbre personalíssimo, Maíra Manga alia técnica e expressividade, colocando-se inteiramente a serviço da canção. Filha do compositor Célio Manga, a música sempre esteve presente em sua vida. Continuamente com profunda paixão e compromisso com a música popular brasileira, conciliou seus estudos formais com uma pesquisa de sonoridades e repertórios diversos. Ela irá se apresentar no Memorial Vale na quinta-feira (14/12), às 19h, dentro do projeto “Música de Câmara”, iniciativa da Orquestra Ouro Preto, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale. Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes do evento (lugares limitados).

Dias 15 e 16 de dezembro (sexta-feira e sábado) – das 10h às 20h30

Feira do Memorial – Artes e Design em Presentes Criativos

Dezembro chegou e com ele o Especial de Natal da Feira do Memorial – Artes e Design em Presentes Criativos na sexta-feira e no sábado (15 e 16/12), no horário de funcionamento do Memorial. Que tal presentear com itens criativos e originais? A Feira do Memorial, desde 2015, traz muitas novidades em produtos para decorar ou presentear. O evento coloca em contato os artistas e o público, que poderá conhecer e adquirir trabalhos cheios de criatividade, originalidade e exclusivos. A entrada é gratuita.

Dias 15 e 16 de dezembro – sexta-feira às 19h, sábado às 16h e 19h

Tempo de Águas, com Grupontapé

O espetáculo Tempo de Águas, com texto de Patricia Zangaro, é um dos clássicos do Grupontapé. Sob a direção de Inês Peixoto, a temática do espetáculo está ligada ao feminino, provocando, durante o encontro com a plateia, reflexão com sensibilidade. Com acessibilidade em Libras, a montagem será apresentada nos dias 15 e 16 de dezembro, sexta-feira às 19h e sábado às 16h e 19h. O Grupontapé tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale. A entrada é gratuita mediante reserva de ingresso pelo site do Memorial Vale: https://memorialvale.com.br

Dia 21 de dezembro (quinta-feira)

Mostra A Cinemateca é Brasileira – Exibição dos filmes Macunaíma (às 16h) e Marte UM (às 19h)

É com grande satisfação que A Cinemateca é Brasileira levará ao Memorial Vale títulos que perpassam momentos históricos e abordagens temáticas, demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo dos mais de 120 anos de sua história. Na quinta-feira (21/12), às 16h será exibido o filme Macunaíma (1969) e, às 19h, Marte UM (2022). Esta última sessão será seguida de debate com acessibilidade em libras e a presença de alguns integrantes do elenco: Carlos Francisco, Rejane Farias e Cícero Lucas, assim como o diretor do filme, Gabriel Martins. A mediação será do Prof. Pedro Vaz Perez, coordenador do curso de Cinema da PUC. A Cinemateca tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale. Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes do evento (lugares limitados).

De  9/09/2023 a 28/01/2024

Exposição Sob o Mesmo Céu, de Sylvie Moyen

Exposição de fotografias da mineira Sylvie Moyen, apresentando imagens de viagens ao Peru, Papua Nova Guiné, Mongólia, Myanmar e Índia.Nascida em Belo Horizonte (1973), Sylvie Moyen é filha de imigrantes europeus. Ainda criança, ela ficou fascinada pela pequena máquina que seu pai carregava no pescoço e aprendeu com ele a fazer registros simples de viagens em família. No ateliê de sua mãe ela tinha funções como a de misturar tintas e criar novas cores. É bacharel em Comunicação Social pela UFMG (1994) e mestre em Belas Artes (MFA) pela Indiana University (Bloomington, 1999), onde foi premiada com a bolsa de estudos Knote Scholarship Award 1997/1998. Durante mais de 20 anos trabalhou como designer gráfica, sempre tendo a fotografia como atividade paralela. Em 2017 migrou definitivamente para a fotografia, unindo duas paixões: viajar pelo mundo e realizar registros poéticos de sua diversidade.
Integra o projeto Mostra de Fotografia, com curadoria de Eugênio Sávio.

De 7/11/2023 a 25/02/2024

Exposição “CATA – Mudanças Climáticas e Catadoras”

O Memorial Vale está recebendo a exposição CATA – Mudanças Climáticas e Catadoras, da artista plástica e fotógrafa Verônica Alkmim França, que busca valorizar o trabalho das catadoras de resíduos no cenário de mudanças climáticas. A curadoria é da própria fotógrafa e da socióloga Sonia Maria Dias. CATA é composta por 24 imagens feitas em várias cooperativas e retratam a intimidade da coleta de resíduos. Durante o projeto CATA, sete catadoras participaram de uma oficina de imagem com a técnica Cianotipia, na qual os resíduos foram matéria-prima para uma nova experimentação na qual as catadoras produziram imagens, as quais podem ser vistas na Midiateca e nos videos junto a exposição. A mostra reflete o encontro entre as artes plásticas, a sociologia e a educação popular através da cooperação entre a rede internacional Mulheres no Trabalho Informal Globalizando e Organizando (WIEGO em inglês) e a Universidade de Sheffield. A exposição poderá ser vista até 25 de fevereiro de 2024 e tem entrada gratuita.

De 28/11/2023 a 10/03/2024

Exposição Imagens que Não se Conformam

A exposição Imagens que Não se Conformam reúne obras do acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) em diálogo com produções de artistas contemporâneos mineiros. A mostra apresenta peças e obras raras que remetem aos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil. A exposição Imagens que Não se Conformam tem patrocínio do Instituto Cultural Vale.

De 16/09/2023 a 31/12/2023

Exposição Rios de Lembranças: (en)cantos das Lavadeiras de Almenara, de Jéssica Marroques

As memórias constroem retalhos na costura de um rio largo de afetos. Onde eu nasci, passa um rio. Onde a maioria de nós nasceu, cresceu e viveu, ainda passa um rio. Suas águas revelam as vidas de mulheres lavadeiras, que guardam a sabedoria dos cantos e dos sonhos à procura do tempo. Jéssica Marroques nasceu nas margens do Ribeirão Arrudas, em Contagem/MG. Das águas que ali brotavam escutava de sua avó a memória de um rio vivo e forte. Esta é a paisagem que emerge na pesquisa da artista, em um diálogo entre o passado e o presente, buscando evidenciar as práticas dos trabalhos manuais. Em sua trajetória acadêmica, é licenciada em Artes Visuais (UEMG) e bacharel em Cinema e Audiovisual (UNA). É especialista em Arte e Movimento, mestra em Estudos do Lazer (UFMG) e doutoranda em Educação (UFMG). Integra o projeto Novos Pesquisadores, do Educativo MMGV

Contação de história

Sábados, domingos e feriados às 13h

Contando histórias aos pés dos Baobás é que os povos tradicionais africanos mantêm vivas suas memórias. Inspirados nessa tradição, convidamos as famílias a se reunirem em roda para conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural de Minas Gerais.

Visitas mediadas

Aos sábados e feriados, ás 11h e às 15h, e aos domingos às 11h e 14h, os educadores do Programa Educativo propõem visitas mediadas autorais com roteiros que resgatam diferentes aspectos da cultura mineira, fruto das pesquisas desenvolvidas nos Percursos Educativos do Memorial.

Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.