Galeria de Arte Mama Cadela lança Mama Café

Com funcionamento aos fins de semana, a proposta é oferecer cafés da manhã, brunchs e drinks em ambiente aconchegante

Um espaço de fruição artística, a Galeria Mama Cadela, passa, a partir de julho, a oferecer também gastronomia. Criada em 2004, na regional Leste da cidade, o local sediará também o Mama Café. Inovando a experiência dos clientes, o espaço funcionará aos sábados e domingos, das 9h30 às 15h, oferecendo um ambiente agradável para se saborear um bom café da manhã, um brunch ou um drink de tardezinha. A chef baiana Nanda Andrade é quem assina o cardápio que contará com produtos de pequenos fornecedores locais e da agricultura familiar.

A Galeria Mama Cadela funciona em uma agradável casa no bairro Santa Teresa, que conta com um jardim onde fica o recém-inaugurado café. A ideia é que o público possa visitar as exposições e estender o passeio para um brunch ou um drink. Atualmente, até o dia 6 de agosto, está em exposição o trabalho de Brígida Campbell, na mostra “Ao lado de um pardal o dia dorme antes”. As obras retratam a presença de plantas e animais habitando ambientes, com traços gráficos típicos das paredes das cidades. São gravuras, colagens, esculturas, desenhos, entre outros suportes e têm como inspiração o movimento notado durante a pandemia, quando a ausência de pessoas nas ruas fez com que várias cidades do mundo fossem ocupadas por animais e plantas, que, sem a presença humana, puderam estar nestes espaços de outra maneira.

Sobre o menu

Para a criação do cardápio a chef buscou inspiração em memórias, na cozinha profissional, em viagens e pesquisas em livros e outros estabelecimentos. “No nosso café teremos desde opções mais simples como pão de queijo recheado, passando por pratos com ovos a tostadas mais elaboradas, bolos caseiros e sobremesas clássicas. Acredito que o maior destaque será o cuscuz, tão famoso nos cafés da manhã nordestinos, que eu trouxe pra que todo mundo conheça como é uma das melhores refeições da Bahia”, explica.

Ela conta que a paixão por cafés da manhã surgiu na sua infância com as mesas fartas. “Como no São João no interior da Bahia, com muitas coisas de milho e mandioca e nos cafés que fazíamos em casa aos domingos ou em datas comemorativas. Há uns anos, já morando em BH, o horário do café passou a ser sagrado, mesmo que sozinha, sendo um momento de silêncio para começar o dia comendo alguma coisa gostosa”, ressalta.

O cardápio conta com opções salgadas como os ovos no purgatório, cuscuz, tostadas, croque madame e outros pratos e também com doces como brownie, cheesecake, bolos de sabores variados e rabanada. “O cheesecake é o que eu faço há oito anos e todo mundo diz que é o melhor que tem. Temos opções veganas e vegetarianas para que todo mundo possa comer tranquilamente”, afirma a chef.

Alguns insumos do cardápio são da agricultura familiar do MST e de produtores vizinhos do bairro. O objetivo é encontrar mais produtores locais para ir agregando ao cardápio de acordo ele for se renovando. “A ideia é conhecer melhor o público, e incorporar novos pratos e trazer mais referências da Bahia e do meu repertório como cozinheira. Como estamos numa galeria de arte, tenho a liberdade de fazer algumas surpresas fora do cardápio de vez em quando”, finaliza. O espaço contará também com drinks como mimosa, gin tôncia, espresso tônica, e cervejas. 

MAMA CAFÉ

Funcionamento: sábado e domingo, das 09h30 às 15h00.

A partir do dia 22 de julho

Rua Pouso Alegre, 2048, bairro Santa Tereza

Galeria de Arte Mama Cadela 

Exposição “Ao lado de um pardal o dia dorme antes” de Brígida Campbell 

terças a quintas, das 14h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

Demais horários: mediante agendamento por meio do instagram @mama_cadela ou pelo e-mail contato@mamacadela.com.br

Entrada Gratuita