Filomena comemora em BH seus 30 anos de peleja com apresentações na 49ª campanha de popularização do teatro e da dança – 28/01, 30/01 e 03/02

Com o seu bordão “ó, coitado”, a empregada Filó segue divertindo gerações.
Espetáculo “Filomena 30 anos de peleja” estará em cartaz no dia 28 de janeiro, domingo, às 17h, e 30 de janeiro, terça-feira, às 20h, no Sesc Palladium, e no dia 03 de fevereiro, sábado, às 20h, no Teatro Sesiminas

A atriz Gorete Milagres está de volta à Belo Horizonte – onde apresentou a Filomena pela primeira vez – para comemorar os 30 anos de sua icônica personagem. No espetáculo celebrativo, “Filomena 30 anos de peleja”, Filomena, depois de ter sido empregada, diarista, microempresária e governanta, assume que não conseguiu se aposentar e está ali, no Teatro, para fazer o seu stand-up aproveitando a onda de um tempo “onde todo mundo vira artista”. A direção é de Carlomam Bonfim. A montagem está na programação da  49ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança com ingressos a R$ 25. As apresentações acontecem no Sesc Palladium nos dias 28 de janeiro, domingo, às 17h, e 30 de janeiro, terça-feira, às 20h; e no Teatro Sesiminas, dia 03 de fevereiro, sábado, às 20h. Ingressos podem ser adquiridos no link: https://www.vaaoteatromg.com.br/detalhe-peca/belo-horizonte/filomena—30-anos-de-peleja

Em janeiro de 2020, Gorete Milagres estreou no Sesc Palladium, “Filomena 25 anos de peleja”, com três sessões lotadas e depois disso teve que cancelar sua agenda de shows, pois foi o primeiro ano fatídico da pandemia de Covid 19. “É como se eu estivesse congelado o espetáculo, mas a personagem continuou viva, fazendo vídeos sobre a Covid, receitas culinárias, mas agora nada mais justo do que comemorar a minha vida e da personagem, no palco”, explica Gorete Milagres.

A personagem Filomena nasceu do universo caipira de Minas Gerais, mas é uma figura que cria identificação com o público de todas as regiões do país. Ela representa uma classe trabalhadora tipicamente brasileira: as empregadas domésticas. Em seus 30 anos de existência, Filó se mostra uma mulher ingênua, doce, e que sempre fala o que pensa. É virgem, não entende piadas sexuais e, apesar da sua ingenuidade, é muito esperta com o seu jeito simplório. Ela é a autora do bordão de sucesso em todo o país: “ô, coitado!”.

Gorete Milagres, mineira de Conselheiro Lafaiete, é comediante, atriz graduada pelo Teatro Universitário da UFMG e roteirista de cinema graduada pela Universidade Anhembi de São Paulo. Atuou em teatro, cinema, novelas e programas humorísticos como A Praça é Nossa e o Ô Coitado, com a personagem Filomena, criada por ela e mais conhecida como Filó.

Em 2006, Gorete foi agraciada com o prêmio de melhor atriz no Cine Pernambuco – Festival do Audiovisual. Já em 2014, a série da TV Cultura Pedro & Bianca na qual interpretava Zuzu recebeu o Emmy internacional de melhor série infantil. Outras premiações: 2014 – Prix Jeunesse International Pedro E Bianca; 2008 – Prêmio Melhor atriz com o filme Tapete Vermelho; 2007 – Prêmio Melhor atriz com o filme Tapete Vermelho – SESI-SP; 2000 – Prêmio Revelação na TV – Prêmio Bonsucesso – BH/MG; 2000 – Prêmio Reconhecimento Franca – SP; 1999 – Prêmio Reconhecimento Humorista – Prefeitura BH/MG; 1997 – Prêmio SATED/MG – Melhor Humorista – com a personagem Filomena.

FILOMENA 30 ANOS DE PELEJA, NA 49ª CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO E DA DANÇA

Dias: 28 de janeiro, domingo, às 17h, e 30 de janeiro, terça-feira, às 20h
Sesc Palladium – R. Rio de Janeiro, 1046 – Centro, Belo Horizonte

Dia: 03 de fevereiro, sábado, às 20h
Teatro Sesiminas – Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia

Ingressos: R$ 25,00 – disponíveis nos postos da Sinparc (pagamento em dinheiro ou débito) ou no site https://www.vaaoteatromg.com.br/detalhe-peca/belo-horizonte/filomena—30-anos-de-peleja – Não é válida a meia-entrada para estes valores.

Fotos crédito Leandro Furia