Festival Distrital de Inverno 2023 02/07 a 16/07

Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale, Expresso Duplo e Fina Fazedoria apresentam: 

Festival Distrital de Inverno 2023 une arte, sustentabilidade e gastronomia no vilarejo da Serra dos Alves, em Itabira

Música instrumental, feiras e circuito gastronômico, rodas de conversa, entre outras atrações estimulam turismo e economia local de forma sustentável no vilarejo

Na busca de promover uma ocupação consciente sustentável e artística em um local de natureza exuberante, o pequeno vilarejo da Serra dos Alves, distrito de Itabira (MG), será o cenário da primeira edição do Festival Distrital de Inverno 2023, realizado de 2 a 16 de julho. A programação contará com apresentações de artistas locais e de projeção nacional, com destaque para música instrumental, com shows, residência artística, feiras de artesanato, produtores e gastronomia, rodas de conversa, mini docs, e circuito gastronômico. Integrando arte, sustentabilidade e economia criativa, o festival, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, traz um conceito de responsabilidade sociocultural e suas atividades serão realizadas em praça pública, além de oferecer uma palestra sobre em escola pública para alunos e educadores. O festival possui entrada gratuita e mais informações estão disponíveis no site: festivaldistrital.com.br

Respondendo ao aumento da procura turística por espaços naturais ou rurais para conexão com áreas verdes e mais qualidade de vida, a primeira edição do Festival Distrital tem como tema “Distrito, o novo lugar” e será realizada na Serra dos Alves. A iniciativa surge como uma possibilidade de estimular um turismo cultural e gastronômico de forma sustentável, estimulando visitantes a conhecerem mais sobre a cultura de distritos e vilarejos do país. A cada estação, o evento é realizado em uma nova cidade e a proposta é circular pelo Brasil. 

A idealizadora e diretora geral do projeto, Fina Nicolai, explica a proposta do evento. “O Festival Distrital promove a ideia de que a escuta local é fundamental na colaboração e cooperação das empresas e profissionais do mercado nacional do entretenimento e turismo com as comunidades locais de Serra dos Alves. Valorizar as riquezas presentes em cada comunidade, promover um intercâmbio real e escutar localmente permite a criação de projetos mais autênticos e relevantes, o que ajuda a construir um mundo mais consciente e responsável. Por fim, é necessário desaprender a consumir e abraçar a escuta local como um caminho a seguir”.

 O intercâmbio cultural entre artistas nacionais e locais também será trazido para o evento, conforme detalha o idealizador e diretor artístico do festival, Alexandre Segundo. “A residência artística na Serra dos Alves é uma iniciativa que busca promover a colaboração e o fortalecimento dos laços culturais entre artistas do Rio de Janeiro e artistas locais. Durante a residência, os participantes terão a oportunidade de imergir na sonoridade da região, interagir com a comunidade e desenvolver projetos criativos em conjunto. A iniciativa proporciona um ambiente propício para o crescimento artístico e criativo dos participantes, contribuindo para a troca de conhecimentos e experiências entre os artistas envolvidos”, afirma.

O evento também vai estimular a economia criativa e o turismo gastronômico no local, sob curadoria da Chef Rejane Melo. O Circuito Gastronômico reúne os melhores restaurantes do vilarejo em que os visitantes poderão experimentar pratos locais com tempero afetivo preparados por cozinheiras e cozinheiros locais. Entre os estabelecimentos figuram: Restaurante Raízes, Amescla Ateliê Café, Restaurante da Vila, Casa do Heinar e a Casa do Festival. 

Localizada no coração do evento, na praça principal, a Casa do Festival é um destaque que além de abrigar atividades de residência artística com músicos nacionais e locais. A Casa estará aberta durante todo o Festival, oferecendo uma deliciosa seleção de produtos e artesanato de origem dos distritos de Ouro Preto com uma variedade de queijos, geleias, sucos, doces, compotas, pastas, charcutaria e uma cuidadosa seleção de vinhos especiais para harmonizar com o Festival Distrital de Inverno. 

Outra iniciativa são as feirinhas de gastronomia e de artesanato do Festival Distrital de Inverno 2023 apresentarão receitas deliciosas da culinária local, feitas com produtos frescos da terra e muita criatividade, além de criações e produtos dos artesãos e produtores locais. Todos os finais de semana, na praça principal, o público poderá saborear pratos típicos e conhecer a variedade de produtos da região. 

Festival Distrital de Inverno 2023

Dias: de 2 a 16 de julho

Local: Serra dos Alves – distrito de Itabira (MG)

Mais informações disponíveis em: www.festivaldistrital.com.br