Exposição inédita de davi de jesus do nascimento aborda poéticas e mistérios das águas do Rio São Francisco
“madeira doce água áspera” fica aberta à visitação do público a partir de 17 de outubro, na Galeria Genesco Murta. Artista tem, pela primeira vez, trabalho exposto no Palácio das Artes
Velho Chico, Mar do Sertão, Rio da Integração Nacional. Não faltam nomeações para o “opará”, nome original do Rio São Francisco, um dos maiores e mais importantes cursos d’água do Brasil. O rio que nasce em Minas, mais precisamente na Serra da Canastra, e passa por mais três estados até chegar em Sergipe, é fonte de inspiração para incontáveis obras de arte, seja na música, no artesanato ou na poesia.
E é também às margens do São Francisco, no trecho do rio que corta o Norte de Minas, onde nascem as raízes do trabalho do artista plástico davi de jesus do nascimento, natural de Pirapora, filho de uma família de pescadores, lavadeiras e mestres “carranqueiros”.
O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “madeira doce água áspera”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm como mantenedores Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e da Copasa e Correalização da APPA – Arte e Cultura.
A partir do dia 17 de outubro, até 28 de janeiro de 2024, a Galeria Genesco Murta, no Palácio das Artes, recebe a exposição “madeira doce água áspera”, primeira individual de davi de jesus do nascimento no complexo. Serão expostas 19 obras do artista, entre desenhos, fotografias, aquarelas e uma carranca, uma das manifestações culturais que simbolizam Pirapora e o Norte mineiro. A abertura da exposição será no dia 17 de outubro, terça-feira, às 19 horas.
Madeira doce água áspera
Data: 17 de outubro de 2023 à 28 de janeiro de 2024
Horário: de 09:30h às 21:00h (terça à sábado), e domingo de 17h às 21h
Local: Galeria Genesco Murta do Palácio das Artes
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br
Adicionar Comentários