Programação de Agosto do espaço de leitura 17/08 e 24/08

Por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e com patrocínio do Rio Branco Petróleo, em maio deste ano iniciaram-se as ações da programação da Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Até o início de 2024, estão previstas 10 palestras, 10 oficinas, 3 narrações de histórias, 7 edições do Letra em Cena e, por fim, a implantação de um Clube do Livro.


Palestra – A biblioteca e a cidade – Ler também é uma prática de resistência
com Fabrício Silveira do Nascimento, mediado por Carol Fedatto
17 de agosto de 2023
Quinta-feira, das 19h30 às 21h
Classificação: livre

Entrecruzando relatos biográficos e análises teóricas, propõe-se uma conversa orientada por duplo movimento: refletir sobre a leitura e em que medida as relações que estabelecemos com os livros e as bibliotecas nos auxiliam a ampliar os recursos que dispomos para compreender e interpelar a realidade que nos cerca, nos questionando, em um segundo momento, por que ler também é uma prática de resistência?

Fabrício Silveira é graduado em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor do curso de graduação em Biblioteconomia e do curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECI/UFMG.

Oficina – Continuar a nascer: maternidade e escrita
com Mônica Aquino
24 de agosto de 2023
Quinta-feira, às 19h
Classificação: livre

A maternidade vai muito além do cuidado: espaço de excesso e cansaço, ela é um ato político, como tem sido tantas vezes dito. Mas é também, e talvez fundamentalmente, um espaço de criação. Se as mães são aquelas que conseguem suportar o peso, no próprio corpo, de dois corações em movimento (o poeta Ocean Vuong o disse), são elas também que veem e sentem o mundo de outro modo. Estão abertas a refazê-lo. Esta é a perspectiva da oficina. A partir principalmente da poesia, mas também de outras formas de escrita e criação artística, intenciona-se reimaginar o lugar e os sentidos da experiência da maternidade, convidando as pessoas a ler em conjunto, trocar experiências, escrever e refletir, pelo caminho nunca óbvio da arte, sobre o maternar.

Mônica de Aquino é poeta, doutoranda em criação literária (UFJF) e mestre em Literaturas Modernas e Contemporâneas (UFMG). Publicou Linha, Labirinto (Edições Macondo, 2020, e Não Edições, em Portugal, 2022), Continuar a nascer (Relicário Edições, 2019), Fundo Falso (Relicário Edições, 2018) e Sístole (Editora Bem-te-vi, 2005). Em seus estudos na literatura infantil, participou, na Faculdade de Educação da UFMG, dos encontros da Bebeteca e do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário – que voltou a integrar em agosto de 2022. Prepara, atualmente, seu quinto volume de poemas, Mofo em floração – série de textos em que dialoga com o trabalho de outros artistas –, e a antologia O labirinto da origem em que continua sua pesquisa sobre escrita e maternidade e que será publicada no início de 2023.

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook/mtcculturaInstagram@mtccultura

Centro Cultural Unimed-BH Minas
Rua da Bahia, 2.244 – Lourdes. Belo Horizonte – MG