Acolhimento das Famílias e Alunos: A Escola como Farol de Adaptação em Tempos de Mudança
A vida é feita de mudanças constantes que, muitas vezes, podem ser desafiadoras para as famílias e alunos.
Mudar de casa, a chegada de um novo irmãozinho ou simplesmente o processo natural de amadurecimento e desenvolvimento das crianças são transições que podem gerar ansiedade e incerteza. No entanto, nas salas de aula e corredores de escolas em todo o país, há um farol de apoio, orientação e acolhimento que desempenha papel fundamental na adaptação a essas transformações: a escola.
Quando crianças e suas famílias enfrentam mudanças significativas em suas vidas, a escola se torna um ambiente estável e seguro, onde podem buscar apoio e compreensão. Professores, diretores e colegas desempenham papéis cruciais nesse processo de acolhimento.
A pedagoga e psicopedagoga Adiene Fonseca, do Colégio Arnaldo, afirma que “o acolhimento na Educação Infantil é a base para que se construa uma relação saudável e sólida entre a criança, os familiares e a escola, além de representar um elemento essencial para que a rotina pedagógica flua de maneira natural e positiva”
- O Acolhimento na Escola é Fundamental
O acolhimento nas escolas não deve se limitar apenas ao aspecto acadêmico; precisa abranger todo o desenvolvimento das crianças. Ao fornecer um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo, as instituições de ensino desempenham um papel crucial no apoio ao processo de adaptação das crianças a mudanças externas e internas em suas vidas.
Cada criança possui um comportamento e é difícil padronizar esse processo. Assim, o acolhimento deve ter um olhar mais específico para cada estudante, de modo a entendê-lo em sua singularidade. Para tais propósitos, o Colégio Arnaldo trabalha com uma matriz de habilidades socioemocionais.
“Acolhemos as famílias em suas diversidades e as crianças em suas singularidades, atitudes fundamentais para a efetivação do nosso trabalho”, conta Adiene.
Exemplos de ações de acolhimento são os projetos lúdicos da Educação Infantil realizados na instituição.
Um deles é o “Tenho Monstros na Barriga”, em que a criança aprende a reconhecer os seus sentimentos, a nomeá-los e a agir diante deles. Adiene compartilha sua experiência: “A turminha do 1º período criou o Monstrinho da Coragem e ele fica na sala. Sempre que eles têm medo de algo, colocam no narizinho do Monstrinho uma cartinha sobre esse medo e, logo depois, o Monstrinho responde com uma cartinha na boca, sobre como enfrentá-lo”. Essa ação do projeto ajudou muitas crianças a compreender e superar o medo em várias situações, como dormirem sozinhas.
Outro é o projeto “Um Mundinho para Todos”, no qual falamos das diferenças e do respeito. As famílias são acolhidas e mantemos uma comunicação constante, através de aplicativos, e-mail, lista de transmissão direta e com a coordenação.
Os atendimentos presenciais acontecem sempre que a família solicita ou a escola sente necessidade.
Colégio Arnaldo:
Presente no Brasil desde 1894, a Congregação do Verbo Divino funda, em 1912, a primeira unidade do Colégio Arnaldo na capital mineira.
Sua constante renovação permitiu que atravessasse mais de um século como grande e moderno Colégio. Com muito orgulho do nosso passado, olhamos firmes para o futuro, buscando inovar, sempre com o objetivo de fazer um Colégio Arnaldo ainda melhor.
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