Cia Caxangá estreia o Espetáculo Valente

A atriz e palhaça mineira, Lori Moreira apresenta o seu primeiro trabalho solo e online. A partir da história de uma cachorrinha de brinquedo que não cumpre o combinado na hora de apresentar o show comandando por sua dona, a palhaça Lorota, montagem propõe mostrar o espaço para a atuação feminina em uma linguagem majoritariamente masculina: a palhaçaria. Transmissão será ao vivo e gratuita, de 18 a 24 de outubro, pelo canal no Youtube da Cia. Caxangá.

A atriz e palhaça Lori Moreira – idealizadora da Cia. Caxangá – se prepara para estreia o seu primeiro espetáculo solo, “Valente”, a história de uma cachorrinha de brinquedo (à pilha), e da sua dona Lorota, uma artista decadente que tenta reviver o glamour que já teve nos palcos de rua. Na montagem – que é dirigida pelo premiado multiartista pernambucano, Ronaldo Aguiar -, Lorota se arrisca a construir uma cena solo, em que a sua cachorra Valente precisa realizar um único número: o seu grande salto mortal. Valente se recusa a seguir com o espetáculo conforme o ensaiado e deixa a palhaça na mão. Durante 45 minutos, em um cenário que resgata o circo mambembe e ambulante, as duas vivem, então, uma relação de amor e ódio, trazendo à luz questões como solidão, abandono e fracasso, revelando uma identidade genuína e cômica, que transita entre o animalesco e a poesia. O espetáculo online será transmitido ao vivo, gratuitamente, de 18 a 24 de outubro, sempre às 16h, em comemoração ao Mês das Crianças. O acesso será pelo canal no Youtube da Cia. Caxangá. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

“Valente” é a extensão de uma cena curta de 13 minutos, montada em 2019, resultado das experimentações de Lori Moreira nas ruas, somadas à direção de Ronaldo Aguiar. A atriz conta que a montagem ganhou mais corpo e forma na atual versão, e que o ponto de partida para a construção dramatúrgica é a relação da palhaça com a personificação da cachorra: dar vida a um brinquedo. “O espetáculo parte da minha vivência no teatro de rua, somada a realidade da palhaça enquanto profissional e artista. A pesquisa propõe mostrar a atuação de uma mulher que se coloca sozinha em cena, com uma linguagem majoritariamente masculina: a palhaçaria. As dificuldades e frustrações dessa artista, que se vê sozinha, e que consegue driblar os imprevistos, porque o show não pode parar. A força dessa palhaça, que não desiste da sua arte. No espetáculo, a partir de toda a minha vivência e experiência como palhaça de rua, eu trago uma pergunta: mesmo existindo tantas palhaças, por que ainda ocupamos pouco o espaço público? Esse é o verdadeiro pano de fundo deste trabalho”, explica Lori Moreira.

ESPETÁCULO VALENTE – ESTREIA

LORI MOREIRA – CIA CAXANGÁ

=18 a 24 de outubro =

16 horas

Exibição online e ao vivo pelo Youtube da Cia Caxangá