Cena Corpo Preto Surdo: Louvação as Ayabas 18/11

ESPETÁCULO EM CARTAZ NO MEMORIAL VALE TRANSMITE EM LIBRAS A VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO

O Memorial Vale apresenta no sábado, dia 18 de novembro, às 16h, a peça “Cena Corpo Preto Surdo: Louvação as Ayabas”. A montagem inaugura em Belo Horizonte uma nova linguagem musical e teatral, trazendo aos palcos uma acessibilidade plena tendo a surdez e a poesia corporal da Libras como meio de apresentar a beleza da cultura de matriz africana. O espetáculo faz parte da programação especial em celebração ao Mês da Consciência Negra.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/.

O espetáculo conta a história de dois jovens negros um ouvinte e um surdo, que fazem uma louvação aos orixás por meio de cantos, danças e poesias. A trilha sonora conta com canções como “Eu vi mamãe Oxum na cachoeira” e “Ponto de Oxum”, de Sérgio Pererê.

“Cena Corpo Preto Surdo: Louvação as Ayabas” nasceu da vontade política e discursiva de trazer para a cena artística de Belo Horizonte a relação surdez e ouvinte, ambos pretos, que em sua comunicação traz a expressividade, o afeto e transmitem em LIBRAS a valorização da Cultura Afro e a louvação as AYABÁS, por meio de sua ancestralidade.  

Cena Corpo Preto Surdo: Louvação as Ayabas

Data/horário: 18 de novembro, sábado, às 16h

Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.

Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.