Cabeça de ferro – 28 e 29/06

No dia 28 de Junho de 2021 às 19h o Grupo Contemporâneo de Dança Livre realiza a estreia da videodança “Cabeça de ferro”. É uma obra que surge a partir do desejo de seguir com as investigações propostas pela artista Heloisa Rodrigues no solo “M-A-NS-P-L-A-I-N-I-N-G” de 2017 – trabalho fruto das inquietações e fadigas acerca de ser mulher numa sociedade contemporânea arraigada de passado. Um corpo feminino que resiste enquanto justifica para o mundo sua existência, ao mesmo tempo em que se
impõe e dança de maneira quase didática uma luta cotidiana em busca de humanização e respeito. A partir de destes pensamentos iniciais as artistas Duna Dias, Heloisa Rodrigues e Socorro Dias unem-se para criação da videodança “Cabeça de ferro” em um processo de criação e direção realizado à distância propondo um mergulho em sensações, imagens, movimento e sons a partir de um olhar contestador, poético e incendiário para reflexões sobre o papel da mulher na sociedade, a exaustão de viver em uma sociedade patriarcal e a importância de resistência e luta – trazendo para o campo da videodança a construção de uma forma fílmica conscientemente feminista.

A obra “Cabeça de ferro” será exibida no canal do Youtube do Grupo Contemporâneo de Dança Livre.

Já no dia 29 de Junho de 2021 – também às 19h – o grupo realiza uma conversa sobre o processo de criação da obra tendo como convidada a jovem artista Malu Jardim – responsável pelas experimentações com violino que compõe a trilha sonora da videodança. A conversa terá tradução em Libras e será transmitida ao vivo pelo Youtube do grupo.

Projeto realizado através do apoio da Lei Aldir Blanc viabilizado por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerias – Secult através do Edital 14/2020 – Edital de Seleção de bolsistas para as áreas artísticas, técnicas e de produção cultural.


Link da estreia: https://youtu.be/toNrd3tK8-k
Link da conversa: https://youtu.be/3Xzk745C6O4

Adicionar Comentários

Clique para comentar