Anima Mundi BH 13/10 a 15/10

Belo Horizonte recebe entre 13 e 15 de outubro mais uma edição do Anima Mundi, o maior festival brasileiro dedicado a filmes de animação. Serão exibidas produções nacionais e internacionais, além de diversas oficinas com diferentes técnicas de animação.

Neste mês de outubro, Belo Horizonte será transformada na capital nacional da animação, com a passagem do Anima Mundi pela cidade. De 13 a 15 de outubro ocorrerá a sexta edição do Anima Mundi BH, versão itinerante do festival que já existe há 25 anos no Brasil. A programação conta com a exibição de mais de 40 filmes nacionais e internacionais, além da realização de oficinas com diferentes técnicas de animação e a palestra “A importância do curta-metragem como laboratório de formação e criação” com a animadora Rosaria (RJ), diretora da Fasfavor Desenhos Animados e vencedora de diversos prêmios durante o Festival Anima Mundi 2016, entre eles o prêmio de melhor curta, melhor curta brasileiro, prêmio Canal Brasil e Prêmio BNDES de melhor curta. As atividades serão realizadas no MIS Cine Santa Tereza.

A programação, totalmente gratuita, será iniciada na noite do dia 13 de outubro (sexta-feira), às 19h30. A seleção inclui filmes para toda a família, contando com produções de 11 países. No roteiro, “O Projeto de Meu Pai”, “Guida”, “Feral” e “O Presente”, entre muitos outros.

Filmes para crianças e adultos – Mais de 40 produções, escolhidas pela curadoria  do Anima Mundi em suas edições mais recentes, serão exibidas em sessões de curtas e longas, reunindo filmes para os públicos adultos e infantis. As exibições serão de 13 a 15 de outubro. Em “Feral” (EUA), um garoto selvagem é encontrado na floresta por um caçador solitário e levado de volta para a civilização. Como será a relação entre eles? Será que o garoto conseguirá se adaptar ao novo ambiente? Em “O Presente” (Alemanha), acompanhamos Jake, um jovem apaixonado por videogames que, depois de ganhar um presente de sua mãe, passa por uma mudança em seu dia-a-dia. E se sua vida pacata fosse transformada de repente? É a história de Guida (Brasil), uma doce senhora que trabalha há 30 anos como arquivista, mas que depois de participar de atividades em um centro cultural vê sua vida dar uma guinada completa.

Novas animações – O público será motivado a soltar a imaginação nas oficinas do Estudio Aberto, um dos maiores sucessos entre o público do Anima Mundi. Ali o público tem a oportunidade de entender na prática como nasce uma animação. As oficinas irão possibilitar a aproximação e interação do público com diversas técnicas de animação. Na oficina de “Pixilation”, os participantes se transformam em personagens com vestuários irreverentes e fazem com seu próprio corpo poses variadas que são fotografadas e reproduzidas em sequência, criando o movimento em telas de vídeo. A oficina de  “Massinha” estimula a criação através da técnica stopmotion. Após modelarem seus personagens, cenários e roteiro, os participantes os movimentam e fotografam, assistindo ao resultado imediatamente na tela de vídeo.

As oficinas são gratuitas e podem ser experimentadas por crianças e adultos, leigos ou iniciados. Não é preciso experiência ou inscrição prévia e os atendimentos são por ordem de chegada.

Massinha
Pequenos grupos criam roteiros e personagens que são modelados e animados na hora , sobre um cenário de fundo infinito.

Classificação etária: 8 anos

Oficina “Pixilation”

Com esta técnica, os participantes criam uma história, se fantasiam e fazem poses sucessivas, fotografadas uma a uma e reproduzidas posteriormente.

Classificação etária: 6 anos

Anima Mundi 2017 – Circuito BH é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, Fundação Municipal de Cultura, com o patrocínio da Liq e apoio cultural do MIS Cine Santa Tereza. Realização Anima Mundi e correalização da Pop Produções Artísticas.

Sobre o Anima Mundi – Há 25 anos é realizado anualmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Tornou-se o segundo maior Festival do gênero no mundo e importante referência internacional do cinema de animação. Mais de 1 milhão de espectadores já passaram pelo Festival ao longo de suas edições. A existência do Anima Mundi tem sido fundamental pela solidificação de um novo cenário da animação brasileira, que tem alcançado inserção e reconhecimento no mercado internacional. O festival criou convergências entre os diferentes setores fundamentais para o crescimento da produção de animação brasileira: o público, os autores e produtores dos filmes, as empresas patrocinadoras e apoiadoras, a imprensa, os fornecedores e os colaboradores.

Sobre o MIS Cine Santa Tereza – O MIS Cine Santa Tereza é um espaço de cultura de Belo Horizonte, que está localizado em um espaço histórico dedicado à cultura cinematográfica. Situado no tradicional bairro de Santa Tereza, é o primeiro cinema de rua público municipal da capital mineira. Em resposta às reivindicações de moradores do bairro e de frequentadores de espaços culturais, o imóvel foi revitalizado para poder abrigar a livre circulação e difusão cultural na cidade. Além da sala de exibição, o MIS Cine Santa Tereza conta também com uma biblioteca pública, uma sala multiuso e uma cafeteria. O espaço tem como cerne a democratização do acesso ao cinema e produções audiovisuais, oferecendo ao público o diálogo entre diferentes linguagens artísticas e manifestações culturais.

 

Data: 13 de outubro

Local: MIS Cine Santa Tereza

Endereço:  Rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza / Praça Duque de Caxias.

Horários: 19h30.

Gratuita: retirada de senhas no local, sujeito à lotação.

 

Mostra de Filmes

Data: 14 e 15 de outubro

Local: MIS Cine Santa Tereza

Endereço:  Rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza / Praça Duque de Caxias.

Horários: Sessões às 15h30 (infantil), 17h e 18h30.

Gratuita: retirada de senhas no local, sujeito à lotação.

Oficinas

Data: 14 a 15 de outubro

Horário: 15h às 21h

Local: MIS Cine Santa Tereza

Endereço: Rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza / Praça Duque de Caxias.

Gratuito: Atendimento por ordem de chegada.

Palestra Com Rosaria (ES)

 (Diretora do Fasfavor Desenhos Animados – www.fasfavor.com.br)

“A importância do curta-metragem como laboratório de formação e criação”

Data: 14 de outubro

Horário: 20h30

Local: MIS Cine Santa Tereza

Endereço: Rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza / Praça Duque de Caxias.

Gratuito: retirada de senhas no local, sujeito à lotação.

Patrocinado