8ª edição do SOLO NEGRO ocupa o Teatro Espanca!

Três espetáculos com artistas negras e negros em cena fecham a programação do sexto ano da mostra

No próximo sábado, dia 29 de julho, às 20 horas, a 8ª edição do projeto Solo Negro ocupa o Teatro Espanca! (R. Aarão Reis, 542 – Centro) com Minas de Cetim, espetáculo performance poética de Elisa de Sena. A entrada é gratuita.

Idealizado pela Cia Burlantins e com curadoria de Julia Tizumba, Solo Negro se propõe a criar um espaço de difusão do trabalho de artistas negros da capital mineira, reunindo espetáculos que dialogam com a cultura afro-brasileira contemporânea ou tradicional.

Em 2023, Solo Negro completa seis anos.Em junho, o pernambucano Lucas dos Prazeres abriu a programação deste ano com o espetáculo Som da Vida.

“A valorização da cultura e dos indivíduos afro-brasileiros e a presença do corpo negro em cena são base fundamental do projeto Solo Negro”, afirma Júlia.

A 8ª edição do Solo Negro é viabilizada com o patrocínio do Instituto Unimed-BH e incentivo de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

29.07 . sábado . 20h

MINAS DE CETIM, com Elisa de Sena

30min . classificação indicativa: livre

MINAS DE CETIM é uma performance poética da artista Elisa de Sena, que apresenta 12 poemas autorais e 1 conto. Elisa usa sua arte, corpo e voz para abordar amor, ancestralidade, contemporaneidade, direito de ser, estar e ocupar, além de outras temáticas que surgem de forma natural na sua obra.

FICHA TÉCNICA

Autoria e performance: Elisa de Sena

Direção de cena: Luisa Bahia

Iluminação: Eliezer Sampaio

Figurino: Decustume Atelie

Produção executiva: Milena Cunha

Vídeo: https://youtu.be/dYfC_IVwZTQ

https://www.instagram.com/reel/CpXvI2qAzdb/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

MINI BIO

Elisa de Sena é uma artista mineira com formação na música e nas artes cênicas. É também especialista em Produção e Crítica Cultural e Bacharel licenciada em História. Integra o Grupo Tambor Mineiro e é uma das fundadoras do Coletivo Negras Autoras e da Coletiva Lugar de Mulher. Com um discurso que passa pela negritude e pelo feminismo, sua poética fala de transmutação. Suavidade e força marcam a sonoridade dessa mulher negra que não separa seu fazer artístico do seu lugar de fala

Teatro Espanca!

Rua Aarão Reis, 542, Centro-BH

GRATUITO

+ info: burlantins.com.br/solonegro

INSTITUTO UNIMED BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.