80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha 16/07

Prefeitura e Sesc em Minas realizam o PAMPULHA CELEBRA, evento de cultura e lazer

Um dia inteiro de atrações com Espaço de Lazer e apresentações da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara do Sesc, Bloco da Esquina convida Lô Borges, Elefanteatro do Grupo Pigmalião Escultura que Mexe e O Auto da Compadecida, do Grupo Maria Cutia

Para dar continuidade às celebrações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e comemorar os 7 anos da conquista do título de Patrimônio Mundial, conferido pela Unesco em julho de 2016, a Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Sesc em Minas e o Instituto Odeon realizam o evento “Pampulha Celebra”, uma grande festa, que vai reunir gratuitamente atrações artísticas e de lazer. Ao longo de todo o dia, o público poderá aproveitar uma série de shows, concertos e espetáculos que terão lugar em um palco especial, cuja cenografia foi inspirada na paisagem cultural da Pampulha.

O Conjunto Moderno da Pampulha é de grande significado para as gerações presentes e futuras, apresentando-se como um marco vivo, íntegro e autêntico da história da arquitetura mundial e da história brasileira e das Américas. Trata-se de uma obra-prima que reúne a criação de grandes artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente: Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, cujas obras são e estão abrigadas no Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile – Centro de Referência da Arquitetura, Urbanismo e Design, Iate Tênis Clube e o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (Igreja da Pampulha). No dia 16 de julho (domingo), será realizado esse grande evento que busca valorizar essa história e a potência cultural da região.

Para a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, essa programação especial visa promover o conhecimento e a reflexão sobre este importante patrimônio de Belo Horizonte, que é um marco da identidade cultural da cidade. “Convidamos moradores e turistas a celebrarem os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha em um dia repleto de atrações artísticas que compõem a riqueza cultural da cidade. Acreditamos que assim, cada vez mais, a população vai se apropriar e contribuir para a difusão e preservação desse marco arquitetônico e paisagístico do Modernismo Brasileiro, patrimônio cultural vivo da cidade. Ficamos imensamente felizes com a fundamental parceria com o Sesc em Minas, um grande incentivador da cultura na cidade e que proporciona ao público essa grande celebração”, comemora.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta a importância da realização do Pampulha Celebra na região do Conjunto Moderno da Pampulha, especialmente, para difundir ainda mais essa Paisagem Cultural que deve ser apropriada por todos. “É uma honra e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade para todos os brasileiros e belo-horizontinos termos em nossa cidade um patrimônio cultural mundial. Quando falamos deste lugar como uma “paisagem cultural”, estamos também trazendo a questão da sua apropriação pelas pessoas. E é exatamente essa relação das pessoas com essa paisagem cultural que garante a sua valorização e preservação. Então, nada melhor do que a Arte para promover a integração entre a população e o Conjunto Moderno da Pampulha. Nessa grande festa, momento especial de celebração, promovemos maior apropriação e vivência na região”, destaca.

Evento: PAMPULHA CELEBRA

Data: 16 de julho de 2023 (domingo)

Horário: 10h às 20h

Local: Praça Geralda Damata Pimentel (Praça da Pampulha) –- R. Versília, s/n – entre as Avenidas Fleming e Otacílio Negrão de Lima – Pampulha

Entrada gratuita