1ª Mostra Internacional EXPERIANCIAÇÃO 01/11 a 29/11

Propõe um transitar entre ações, objetivando criar diferentes formas de construir arte. Nossa programação foca na transdisciplinaridade artística entre dança, teatro, musica, oficinas, performance, seminários e exposições.Com esta interconexão entre as diversas artes, buscaremos alcançar todo tipo de público. EXPERIÊNCIA-AÇÃO, é uma ação que reforça a urgência de pensar em outros modos de produzir arte no atual cenário sócio-político.

Para tal intuito, o fio condutor é a prática do Ato Conjunto e a Possibilidade da costura entre diversos agentes da cultura e suas potenciais articulações, foi o que nos instigou a tomar esta iniciativa. Vale ressaltar que toda a equipe citada possui trabalho sólido em todo território nacional e no exterior, fator que reafirma o potencial desses parceiros em provocar a interação entre as artes e consolidar a qualidade artística dos espetáculos.

ESPETACULOS DIA 16/11/2019 20H TEATRO DE BOLSO SESIMINAS INGRESSOS R$20,00 INTEIRAS E 10,00 MEIA.

‘’LEVATE ‘A PISTOL DOWN’’ (Italia)

RELEASE

Entre criminosos, honra e contrabando, a vida de Assunta Maresca chamada “Pupetta” é o fio condutor e um pretexto para retratar comportamentos e vícios da sociedade além do limiar da legalidade. Vincenzo Mercúrio, ator e musicista, parte da história da sua família materna que emigrou da Calábria, na década de 70, para uma cidade do interior na província de Nápoles para recontar uma história de quase meio século.  O espetáculo é principalmente musical e viaja da tradição clássica ao drama, ao neo melódico.  Tudo em Nápoles é música, até a subcultura criminal tem sua expressão, que não deixa de ser estigmatizada no espetáculo.

De e Com: Vincenzo Mercurio

Direção: Claudio La Camera

Produção Itália: Teatro Proskenion

Representante do grupo no Brasil: Nyvea Karam

Produção Geral no Brasil: Fábio Dornas e Nyvea Karam

Realização: Projeto Experiência- Ação

Performance:

Imaginando a Imagem (Brasil)

Foto-Allam Calisto

O artista  Dudu melo, move a Imagem não real, retida, amada, temida fruto da criação e percepção  de suas próprias vivencias.

Direção – Fábio Dornas

Criação – Dudu Melo

Produção Geral Brasil: Fábio Dornas e Nyvea Karam

Realização: Projeto Experiencia-Ação

 Show CLIVER HONORATO

Foto- André Luiz Costa

Release

Cliver Honorato lançou seu primeiro álbum em 2017 com canções de sua autoria. Traz em seu repertório uma mistura rítmica que vai da bossa nova até o rock.
Em formatação de um novo trabalho musical, Cliver se inspira nas relações sócias urbanas contemporâneas. Sua música é reflexo da observação e vivência dessas mesmas relações.

Cliver canta neste show canções de seu primeiro álbum, além de experimentar releituras e canções inéditas, que serão lançadas em 2020.

O artista estará acompanhado do músico Fillipe Glauss nas guitarras e contará com a participação especial do artista Felipe de Oliveira.

Produção Geral no Brasil: Fábio Dornas e Nyvea Karam

Realização: Projeto Experiencia-Ação

ESPETACULOS DIA 17/11/2019 19H TEATRO DE BOLSO SESIMINAS

INGRESSOS 20,00 INTEIRA E 10,00 MEIA

E o que fica? (Brasil)

Foto-Clara Olac

Uma obra de Música e Dança!

Um espetáculo, um encontro entre artistas de musica e dança. Estar no palco é o eixo essencial para a provocação, pois os intérpretes são incentivados a deixar seu porto seguro e libertar-se da sua zona de conforto entre o dançar e tocar se conectando com o distinto em uma obra que acontece sempre de maneira diferente e reconhecendo o poder do outro sem esquecer-se do próprio. Estar em risco é o eixo principal do trabalho para possibilitar a interferência de diferentes diretores convidados que aceitaram o desafio junto com os artistas  dentro da proposta de uma direção instantânea  em poucos encontros. É possível mudar e desenvolver a si mesmo em um tempo não previsível?  Essa é exatamente a provocação dessa obra que estimula os diretores convidados e os artistas em cena, terão que ter a abertura para experimentar e vivenciar em um tempo não convencional de propostas inusitadas de reinventar um trabalho que já estaria organizado. Enfim, pessoas, idéias, momentos e sensações sempre vêm, vão e passam e a pergunta sempre persiste, E o que fica?

Direção Geral: Fábio Dornas.
Criação, conceito e performance: Fábio Dornas,Cliver Honorato,Luciana Alvarenga.
Direção instantânea: Teatro Sesiminas – Vincenzo Mercurio (Teatro Proskenion).

Produção Geral no Brasil: Fábio Dornas e Nyvea Karam

Realização: Projeto Experiencia-Ação

PERFORMANCE

“Brado” (Brasil)

Foto- George Magaraia

Priscila Rezende Performance “Brado” Sinopse Anestesiar a crueldade, o sofrimento, a dor que assola a cada vida negra que se vai vítima da violência, da injustiça e do racismo é com certeza um desejo constante. Mas ao mesmo tempo é necessário não deixar que estes fatos não caiam no esquecimento, não deixar que essas vidas sejam enterradas fisicamente e também no tempo, tornando-se apenas mais um número estatístico. Assim, a artista enuncia seus nomes para que não sejam somente apagados. Declara suas vidas e suas mortes para dar significado a essa memória e torná-la presente e simbolicamente vivente. Na performance “Brado”, ao som de batidas do coração e tiros, a artista caminha e enuncia repetidamente o nome de diversas pessoas vítimas da violência policial e racial no Brasil, ao mesmo tempo em que carrega e distribui 111 rosas. A ação é realizada continuamente por um determinado período de tempo.

Produção Geral Brasil: Fábio Dornas e Nyvea Karam

Realização: Projeto Experiência -Ação

Concerto “Poeti e Naviganti” (Teatro Proskenion/Itália)

Poetas e navegantes, um concerto que através da música autoral italiana e napolitana (De Andre, Avitable, Fossati, Modugno) revive sentimentos, esperanças e a mediocridade dos homens.  “Graças a ti, eu tenho um barco para escrever, tenho um trem para perder” cantava De Andrè.

Canções de poetas, navegantes e uma história, aquela a de José Saramago “ a história da  ilha desconhecida”, que vai se  misturar entre as notas musicais através de imagens projetadas.

Acompanhado pelos músicos brasileiros: Cliver Honorato, André Oliveira e Daniel Guedes, as canções vão contar um pouco da viagem de cada um de nós, então, como diz Saramago “a ilha desconhecida finalmente toma o mar, em busca de si mesma”.

De e com: Vincenzo Mercurio.

Colaboração Artística: Cliver Honorato

Com a participação especial dos músicos brasileiros: Cliver Honorato (Voz e Violão), André Oliveira (Violão, Guitarra, Bandolim) e Daniel Guedes (Percussão).

Produção Geral: Nyvea Karam e Fábio Dornas

Realização: Experiência-Ação

ESPETACULO ESPETACULOS DIA 26/11/2019 20H TEATRO DE CAMARA CINE THEATRO BRASIL VALLOUREC INGRESSOS 20,00 INTEIRA E 10,00 MEIA

TRANSBIOLOGIA (Alemanha)

Foto-Tsvprojected

Teo Vlad

Um Artista

Dois trajes

Quadros infinitos…

Uma história simples sobre a alienação e a solidão do Eu, enquadrada pelo julgamento cultural e estereótipos de identidade de gênero, que começam como uma peça teatral, mas terminam em algum lugar.

O entre Butoh, Dança Contemporânea, Improvisação, realidade e ficção misturando a um filme silencioso com um toque de queer. Por Teo Vlad que trata do tema Transgêneros e questões sobre a identidade de gênero binária (masculino / feminino) com base nos desafios pessoais e experiências de ficar preso em um corpo que não pertence a você… Perdido entre dois sexos aparece que luta desesperadamente para encontrar aceitação apenas para perceber que seu verdadeiro poder vem de dentro. A luta interior é revelada por o movimento fragmentado do corpo. O preenchimento parece ser encontrado apenas no vazio, no Corpo ou em transcender o corpo completamente. Uma mistura de narração e técnicas inspiradas no butô com elementos da dança contemporânea, uma peça de teatro invisível em um filme mudo

TRANSBIOLOGIA é uma espécie de performance Solo interativa para refletir sobre o processo de transformação de realidades do corpo sem corpo e corpo vazio, na forma de um personagem que aparece de outro mundo através da luz de um antigo projetor de slides e mergulha e interage com o público e os sons ao vivo. O personagem brinca continuamente com a existência da quarta parede.

De e com: Teo Vlad

Produção Geral Brasil: Fábio Dornas e Nyvea Karam

Realização: Projeto Experiencia-Ação

PERFORMANCE

B E C O (Brasil)



Foto-Pablo Bernardo

Querendo compartilhar com o mundo sua vivência no Aglomerado da Serra, ele traz em sua performance “Beco” uma leitura de sua existência,de sua resistência, das alegrias e dores de um corpo negro vivendo dentro do aglomerado por seus becos e vielas.
De uma forma leve,com uma dança que tem uma linguagem corporal urbana, ele te convida a entrar no beco com ele e viver a emoção.

Jonatas Pitucho é dançarino de danças urbanas e atualmente integra o grupo Cia.Fusion de Danças Urbanas.

Com : Jonatas Pitucho

Produção Geral Brasil: Nyvea Karam e Fábio Dornas.

Realização: Projeto Experiencia-Ação

ESPETÁCULO

Human (Estados Unidos)

Foto-Fanny Margot

Solista Lunna Gomes

Esse é um convite pra entrar em uma outra dimensão de movimento e compartilhar a história desse humanóide híbrido; Animal. Entidade que incorpora elementos da terra e do espaço e procura entender e incorporar o processo de ser humano. Esse movimento é uma jornada mitológica que nos guia de volta aos nossos instintos e ativa o corpo e seus potenciais. Uma experiência crua de um corpo nu em busca da liberdade enquanto a sociedade continua construindo filosofias sobre como devemos nos Compor e Estar. Vamos juntos vivenciando o conflito desse animal e como esse ser acha equilíbrio e paz em si mesmo. Das raízes às flores, com todas as cores e suas freqüências, contemplaremos a vida com uma mente elevada… Enquanto essa entidade se torna o que se é. Usando o corpo como espelho da mente para transmutar ideais, criar realidades, e contar histórias. Iluminando profundamente os sentimentos e crescendo com o processo do viver a vida. Vida é tudo o que nos cerca, vai além da ação de respirar. É um ciclo de constante movimento. E tudo o que se movimenta se transforma e evolui.

Com: Lunna Gomes

Produção Geral Brasil: Nyvea Karam e Fábio Dornas.

Realização: Projeto Experiencia-Ação

ESPETACULOS DIA 27/11/2019 20H TEATRO DE CAMERA CINE THEATRO BRASIL VALLOUREC INGRESSOS 20,00 INTEIRA E 10,00 MEIA

“caminho do Caos” (Brasil)

Foto-Júlio Falcão


Gabrielle Salomão

O trabalho foi inspirado na caminhada da intérprete feita de forma solitária por várias cidades da Europa nas quais trabalhou intervenções cências no espaço urbano a partir da dança contemporânea e música brasileira buscando uma iteração com o público direta e muitas vezes indireta, juntamente com as vivências junto a Cia Olga Roriz que trabalha com uma linguagem de dança contemporânea juntamente com dança teatro. Sendo assim o trabalho parte de uma dramaturgia corporal alicerçada no amalgama entre dança contemporânea, corpo ritmado, e texto dançado, buscando uma quebra de limites entre as linguagens cênicas. Essas vivências que geraram uma imensidão de possibilidades e o caminho solitário deram o mote literário para o trabalho que busca inspiração em algumas subjetividades humanas que são universais tais como caminho, foco, escolhas, caos e criação “na travessia da existência não há linha reta apenas labirintos no tempo e espaço.

De e Com: Gabrielle Salomão

Produção Geral Brasil: Nyvea Karam e Fábio Dornas.

Realização: Projeto Experiencia-Ação

PERFORMANCE

N’ÁFRICA CULTURA (Brasil)


Foto-Emanuelle Souza

RELEASE


Isabela Leite é percussionista, dançarina, produtora e gestora cultural. Do diálogo dos tambores com a dança nasce uma performance marcada por releituras de ritmos tradicionais da cultura da África do Oeste.


Ficha técnica:
Dançarina: Isabela Leite
Percussionista: Marcos Nascimento
Produção Geral Brasil: Nyvea Karam e Fábio Dornas.

Realização: Projeto Experiencia-Ação

ESPETÁCULO

Human (Brasil)

Foto-Fanny Margot

Solista Lunna Gomes

Esse é um convite pra entrar em uma outra dimensão de movimento e compartilhar a história desse humanoide híbrido; Animal. Entidade que incorpora elementos da terra e do espaço e procura entender e incorporar o processo de ser humano. Esse movimento é uma jornada mitológica que nos guia de volta aos nossos instintos e ativa o corpo e seus potenciais. Uma experiência crua de um corpo nu em busca da liberdade enquanto a sociedade continua construindo filosofias sobre como devemos nos Compor e Estar. Vamos juntos vivenciando o conflito desse animal e como esse ser acha equilíbrio e paz em si mesmo. Das raízes às flores, com todas as cores e suas frequências, contemplaremos a vida com uma mente elevada… Enquanto essa entidade se torna o que se é. Usando o corpo como espelho da mente para transmutar ideais, criar realidades, e contar histórias. Iluminando profundamente os sentimentos e crescendo com o processo do viver a vida. Vida é tudo o que nos cerca, vai além da ação de respirar. É um ciclo de constante movimento. E tudo o que se movimenta se transforma e evolui.

De e com: Lunna Gomes

Produção Geral Brasil: Nyvea Karam e Fábio Dornas.

Realização: Projeto Experiencia-Ação

ESPETACULOS DIA 29/11/2019 TEATRO RAUL BELEM MACHADO AS 20H INGRESSOS 20,00 INTEIRA E 10,00 MEIA

E o que fica? (Brasil)


Foto-Clara Olac


Uma obra de Música e Dança!

Um espetáculo, um encontro entre artistas de musica e dança .Estar no palco é o eixo essencial para a provocação, pois os intérpretes são incentivados a deixar seu porto seguro e libertar-se da sua zona de conforto entre o dançar e tocar se conectando com o distinto em uma obra que  acontece sempre de maneira diferente e reconhecendo o poder do outro sem esquecer do próprio .Estar  em risco é o eixo principal do trabalho para possibilitar a interferência de diferentes diretores convidados que aceitaram o desafio junto com os artistas  dentro da proposta de uma direção instantânea  em poucos encontros. É possível mudar e desenvolver a si mesmo em um tempo não previsível?

Essa  é exatamente  a provocação dessa obra que estimula os diretores convidados  e os artistas em cena, terão que ter a abertura para experimentar e vivenciar em um tempo não convencional de propostas inusitadas de reinventar um trabalho que já estaria organizado.Enfim,pessoas , idéias, momentos e sensações sempre vem,vão e passam e a pergunta sempre persiste, E o que fica?


Ficha Técnica:


Direção Geral: Fábio Dornas.
Criação, conceito e performance:  Fábio Dornas,Cliver Honorato,Luciana Alvarenga.
Direção instantânea: Jacson Dias
Direção instantânea: Teatro Raul Belém Machado – Jacson dias
Iluminação: Rony Camargo
Trilha Musical ao vivo : Cliver Honorato, Luciana Alvarenga
Figurino: Silma Dornas
Cenografia:Louis Mooren e Silma Dornas.
Produção Geral Brasil: Nyvea Karam e Fábio Dornas.

Realização: Projeto Experiencia-Ação

ESPETÁCULOS DIA 28/11/2019 20H TEATRO RAUL BELEM MACHADO INGRESSOS 20,00 INTEIRA E 10,00 MEIA

Die 7 Leben des Fräuleins B. (Alemanha)

Foto-Andrei-Trofimof
Die 7 Leben des Fräuleins B. é uma  declaração de amor pela era do cinema mudo no início do século XX. A peça de teatro     re-explora a felicidade, esperança, decepção e salvação nas profundezas da história em quadrinhos.O equilíbrio entre o entusiasmo pela vida e suas facetas.Um protagonismo com cores vivas e bom humor.

Ficha Técnica:

Idéia, conceito, performance: Lena Binski

Luz, som, efeitos especiais: Otto Richard

Figurino: Edita Krukauskiene

Figurino: Edita Krukauskiene

Produção executiva e artística: Nyvea Karam

Realização: Projeto Experiencia-Ação

OUTRAS AÇÕES DA PROGRAMAÇÃO

TEATRO PROSKENION EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS “TEATRO PROSKENION” (Italia)

NO NÚCLEO FAC

13 – 21 NOVEMBRO 2019

“Teatro como a terra dos encontros”

Mostra fotográfica dos trinta anos de Teatro.

Por Chiara Orlando Iaria

Sinopse

Um percurso fotográfico para recontar, encontros, espetáculos e viagens que a companhia realizou nestes 30 anos. De espaços teatrais não convencionais, à Universidades, a lugares inquietantes.  Imagens que fluem ao longo do tempo e reúnem homens, pensamentos e tradições.

Abertura da Exposição

13 novembros a partir das 13 horas.

O Teatro Proskenion fará uma intervenção cênica e em seguida um bate-papo com os presentes sobre a exposição e sobre os 30 anos de teatro de grupo.

Curadora da exposição: Chiara Orlando Iaria

Artistas do grupo presentes: Chiara Orlanndo Iaria, Mariangela Berazzi, Vincenzo Mercurio e Pietro Rossetti.

Produção: Teatro Proskenion

Apoio e Realização da Exposição: Núcleo FAC (Guto Muniz, Madu Dorella e Beto Eterovick)

Produção Geral: Fábio Dornas e Nyvea Karam

Realização: Experiência-Ação

SEMINÁRIO TEATRO PROSKENION (Itália) NA ESCOLA DE BELAS ARTES – UFMG

20 NOVEMBRO – 18H30

“A trajetória do Teatro Proskenion: um Teatro feito de Música Dança e Máscara”

O Caminho de Casa, o teatro entre a identidade e a mudança.

Por Vincenzo Mercurio

As experiências do teatro social do Proskenion na Calábria. Lugares, ações sociais e paradoxos de uma terra do sul da Itália.

Local: Auditório da EBA – Escola de Belas Artes na UFMG

Teatro Proskenion: Chiara Orlando Iaria, Mariangela Berazzi, Vincenzo Mercurio e Pietro Rossetti.

Produção local e coordenação: Rita Gusmão

Intérprete: Nyvea Karam

Apoio Cultural: Curso de Graduação em Teatro e Dança EBA, UFMG.

Produção Geral: Fábio Dornas e Nyvea Karam

Realização: Projeto Experiência- Ação

OFICINAS

WORKSHOP ‘MÁSCARA’ (Itália)

Ministrante: Vincenzo Mercurio

Com a participação dos atores Chiara Orlando Iaria e Pietro G. M. Rossetti (Teatro Proskenion)

A máscara, fenômeno recorrente nas culturas de todo o mundo está entre os objetos artesanais mais antigos que testemunham a criatividade do ser humano. Elo claro do nascimento da representação organizada dentro do mundo mágico-religioso, é considerada um documento primordial da história do teatro, da qual faz parte desde suas origens, nas formas de teatro clássico ocidental e oriental até os dias de hoje: o escopo simbólico que faz da máscara uma categoria universal é testemunhada pelas centenas de obras teatrais do século XX em que ela é empregada.

A máscara, elemento característico dos ritos apotropaicos meridionais do Sul da Itália ainda muito vivo em nossa cultura, é uma característica fundamental da Comédia dell´Arte, teatro italiano mais famoso no mundo, e imortalizou os personagens nascidos nas tradições populares e que depois sobreviveram em diferentes culturas.  Os estudos contemporâneos de teatro e as novas disciplinas, como a Antropologia Teatral, trouxeram de volta a atenção para o ofício secreto na base do profissionalismo mais antigo da cena moderna centrada na máscara.

A MÁSCARA E SEUS PERSONAGENS

O workshop é direcionado a estudantes, atores, diretores, figurinistas pesquisadores e tem como objetivo oferecer uma experiência sobre uma metodologia de trabalho para aqueles que querem aprofundar seus conhecimentos sobre as máscaras da Comedia dell’Arte.

O tema da máscara é tratado como uma obra de arte, resultado de um caminho que aborda o tema da “dramaturgia”.

OS PERSONAGENS DA COMMEDIA DELL´ARTE

A utilização da máscara em cena pelos atores é apresentada através de alguns dos mais famosos personagens da tradição italiana, representando piadas e cenas cômicas, acompanhadas de música e cantos, os atores introduzem facilmente os conceitos de “personagem”, “repertório”, “canovaccio” e “improvisação”.

Papéis famosos como o “Capitão”, o Zanni, o Servo, o Doutor e os Amantes revelam os personagens-chave da Comédia mais famosa do mundo.  Desta forma, a exposição atua como um cenário-contexto que nos permite contar de maneira única o que é “em volta” de uma experiência “na Commedia dell’Arte de hoje.

PROGRAMA DO WORKSHOP

– Demonstração de trabalho

– Performance com música e máscaras com comentários e explicações.

– Definições de partitura física e improvisações teatrais.

– As técnicas corporais tradicionais e a dramaturgia dos personagens.

– Momento de reflexão: perguntas abertas com todos os participantes sobre o estudo realizado.

De 18 a 19 novembros

Local: Núcleo FAC

Horário: 19h00 às 22h00

Investimento: 250 reais.

OFICINA DE ILUMINACAO:

NARRATIVAS LEVES E CONSCIÊNCIA PERFORMATIVA (Alemanha)

Oficina de pesquisa ministrada por Teo Vlad

Local: RC2 Teatro Escola

Duração: Dois dias / 6 horas cada um com intervalo

Investimento: 250 reais.

Participantes: Iluminadores e técnicos de iluminação, artistas com interesse em design/ estética criativa

Descrição: Trabalhando com elementos técnicos de luzes e fontes em combinação com pintura, fotografia, gráfico ilustrações, vídeo ou jogo de sombras, tentaremos explorar uma variedade de exemplos de enquadramento e edição para direcionar conscientemente composições baseadas em histórias e experiências pessoais. Uma mistura de ferramentas e formas de arte se funde em expressão coletiva.

Objetivo:

O objetivo do workshop é conscientizar as narrativas da luz e fornecer uma base para a criação de projetos e performances próprios. Os participantes trabalharão em instalações individuais que tentaremos juntos no final como uma improvisação coletiva com luz e desempenho, bem como analisar exemplos específicos de uma determinada peça. Não é necessário nível de experiência. Todos sejam bem vindos!

OFICINA

Clown Training com Lena Binski (Alemanha)

Lena Binski Bio: Lena é uma diretora e artista especializada em palhaçada e teatro físico.

A oficina:

• Exercícios de aquecimento para aumentar a sensibilidade do corpo, melhorar a elasticidade muscular, aumentar a velocidade da reação, melhorar a percepção, assim como concentração e coordenação.

• Jogos lúdicos de interação e comunicação entre artistas

• Noções básicas de construção de um ato de palhaço

• Pesquisa e escolha de trilhas de personagens para seu próprio personagem de palhaço

• Criação e desenvolvimento de sua história de palhaço

• Exibições no final do segundo dia com discussão aberta e troca de feedback

Para quem: este workshop é aberto a palhaços, atores, dançarinos e afins de todas as idades.

O número de vagas é limitado a 12 pessoas.

23 novembro 2019

De 09.30 às 12h30/ 14h30 às 16h30

Local: Escola de Teatro UFMG

Ficha técnica e Artística Experiência – Ação


Idealizador: Fábio Dornas
Organização, Produção Geral: Fábio Dornas e Nyvea Karam.
Coordenador Técnico: Rony Camargo
Tradução de projetos (Italiano/Inglês/alemão): Nyvea Karam e Louis Mooren
Intérpretes (Inglês/Italiano): Leandro Lopes, Nyvea Karam
Assessor de Imprensa: Osmar Ferreira
Designer Gráfico: Louis Mooren (artwork by Loo. E)
Assessoria Gráfica: Miriam Possas

Artistas/Grupos: Vincenzo Mercurio, Pietro Rossetti, Chiara Orlando Iaria (Teatro Proskenion/Itália); Dudu Melo, Cliver Honorato, Fábio Dornas, Luciana Alvarenga, Priscila Rezende, Jonathas Pitucho, Gabrielle Salomão, Isabella Leite, Lívia Itaborahy, Iaia Drumond, Jacson Dias (Minas Gerais/Brasil); Lunna Gomes (Estados Unidos); Teo Vlad (Alemanha), Lena Binski (Acud Theater/Alemanha).

Artistas Colaboradores: Guto Muniz, Madu Dorella, Beto Eterovick, Silma Dornas, Rita Gusmão, Flávio Augusto Mitre, Juliana de Freitas Pinto Almeida Rocha, Sheilla Ferraz Aguiar Costa, Vanessa Marques, Gabrielle Salomão, Livia Itaborahy, Rony Camargo, Kelly Coimbra, Ballet Yara Araújo, Clara Olac e Jacson Dias.

Apoio Cultural: Mundi Travel, Marcomix Concreto.

Parceiros Culturais: Teatro Proskenion, Casa da Mata, Núcleo de Fotografia FAC, RC2 Teatro Escola, Escola de Belas Artes e Colegiado de Teatro da UFMG, Acud Theater, Ballet Yara Araújo, Bem Fazer, Moinho Hotel Fazenda, Ponta Anzol, ASSOCIAZIONE Nuova Carini, Fundação Municipal de Cultura, Teatro SESI Minas, Teatro Raul Belém Machado, Cine Theatro Brasil Vallourec.
Realização: Experiência-Ação



Programação Geral

13 a 21 de novembro – 19h –
Exposição de Fotografias no Núcleo FAC

“Teatro como a terra dos encontros” – Mostra fotográfica dos trinta anos de Teatro. Por Chiara Orlando Iaria. (Teatro Proskenion/Itália)

14 novembro – 20h30 – Abertura Oficial da Mostra Internacional Experiência-Ação na Casa da Mata com os artistas participantes e a imprensa mineira.

16 novembro – 20h – Teatro de Bolso SESIMINAS
Espetáculo Teatro – ‘’Levate ‘a Pistol Down’’ com Vincenzo Mercurio (Teatro Proskenion / Itália)
Performance – “Imaginando a Imagem” com Dudu Melo (Brasil)
Show Música – “Cliver Honorato” com Cliver Honorato (Brasil)

17 novembro – 19h – Teatro de Bolso SESIMINAS
Espetáculo – “ E o que fica?” Com Cliver Honorato, Fábio Dornas e Luciana Alvarenga (Brasil)
Performance “Brado” com Priscila Rezende (Brasil)
Concerto Música – ”Poeti e Naviganti ”
Vincenzo Mercurio (Teatro Proskenion/ Italia) com a participação especial de Cliver Honorato, Daniel Guedes e André Oliveira (Brasil)

18 e 19 de novembro – 19h as 22h00
Workshop no Núcleo FAC
“Máscara” ministrado por Vincenzo Mercurio e a participação dos atores Chiara Orlando Iaria e Pietro G. M. Rossetti (Teatro Proskenion /Itália)

20 novembro – 18h30 –
Seminário na Escola de Belas Artes da UFMG
“A trajetória do Teatro Proskenion: um Teatro feito de Música , Dança e Máscara”.
O Caminho de Casa, o teatro entre a identidade e a mudança.
Direção de Vincenzo Mercurio com a presença dos artistas do grupo: Chiara Orlando Iaria, Pietro Rossetti.

23 novembro – 9h30 as 16h30
Workshop na UFMG
“Clown Training” ministrado por Lena Binski (Alemanha)

24 e 25 novembro – Oficina na RC2 Teatro Escola
Oficina de Iluminação – Narrativas Leves e Consciência Performativa ministrada por Teo Vlad (Alemanha)

26 novembro – 20h – Cine Theatro Brasil Vallourec
Espetáculo “Transbiologia” com Teo Vlad (Alemanha)
Performance “Beco” com Jonatas Pitucho (Brasil)
Espetáculo “Human” com Lunna Gomes (Estados Unidos)

27 novembro – 20h – Cine Theatro Brasil Vallourec
Espetáculo ” Caminho do Caos” com Gabrielle Salomão (Brasil)
Performance “ N´África Cultura” com Isabela Leite (Brasil)
Espetáculo “Human” com Lunna Gomes (Estados Unidos)

28 novembro – Teatro Raul Belém Machado
Espetáculo “ E o que fica?” Com Cliver Honorato, Fábio Dornas e Luciana Alvarenga (Brasil)
Espetáculo “Die 7 Leben des Fräuleins B.” com Lena Binski (Alemanha)