Vera Holtz retorna a Belo Horizonte com “Ficções” – 24 a 26/01

Teatro em Movimento, por meio do Ministério da Cultura e Rede Itaú, abre sua programação de 2024 com o sucesso de crítica e público: Ficções, monólogo estrelado por Vera Holtz, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro. A Peça é inspirada no livro “Sapiens”, que retoma a história da humanidade, caminhando por temas como deuses, dinheiro, nações e cooperação.

O Festival Teatro em Movimento, que tem curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim, abre sua programação de 2024, trazendo novamente a Belo Horizonte o espetáculo, sucesso de público: “Ficções”. A peça traz uma bagagem de 31 indicações e os prêmios Shell e APTR de Melhor Atriz para Vera Holtz e de Melhor Música para Federico Puppi. Idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima e escrito e encenado por Rodrigo Portella, o espetáculo parte do best-seller “Sapiens – uma breve história da humanidade”, do professor e filósofo Yuval Noah Harari, que já vendeu mais de 23 milhões de cópias em todo o mundo. O enredo leva o público a refletir sobre a própria existência, no que é real ou inventado e no porquê a humanidade segue insegura e sem saber para onde ir. “Ficções” cumpre nova temporada em BH dias 24, 25 e 26 de janeiro, quarta a sexta-feira, no grande teatro do Sesc Palladium, sempre às 20h. Os ingressos estão à venda pelo site https://abrir.link/jhGLd e na bilheteria do teatro.

O Teatro em Movimento conta com o patrocínio do Rede Itaú e do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Em “Ficções”, Vera Holtz se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo Portella, canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca e instiga a plateia e interage com o músico Federico Puppi – autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco. Em outros momentos, encarna a narradora e, às vezes, é a própria atriz falando.

“Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, destaca a atriz. “O desafio é essa ciranda de personagens, que vai provocando, atiçando o espectador. Não se pode cristalizar, tem que estar o tempo todo oxigenada”, completa.

Para Rodrigo, “é um espetáculo íntimo, quem for lá vai se conectar com a Vera, ela está muito próxima, tem uma relação muito direta com o espectador.

Publicado em 2014, o livro de Harari afirma que o grande diferencial do homem em relação às outras espécies é sua capacidade de inventar, de criar ficções, de imaginar coisas coletivamente e, com isso, tornar possível a cooperação de milhões de pessoas – o que envolve praticamente tudo ao nosso redor: o conceito de nação, leis, religiões, sistemas políticos, empresas etc. Mas também o fato de que, apesar de sermos mais poderosos que nossos ancestrais, não somos mais felizes que esses. Partindo dessa premissa, o livro indaga: estamos usando nossa característica mais singular para construir ficções que nos proporcionem, coletivamente, uma vida melhor?

“É um livro que permite uma centena de reflexões a partir do momento em que nós pensamos como espécie e que, obviamente, dialoga com todo mundo. Acho que esse é o principal mérito da obra dele”, analisa Felipe, que comprou os direitos para adaptar o livro para o teatro em 2019.

Mais de 37 mil espectadores já assistiram à peça, que fez sua estreia em setembro de 2022 na capital carioca, seguiu para São Paulo em janeiro deste ano e percorreu outras cidades brasileiras.

Quando foi chamado para escrever e dirigir, Rodrigo imaginou que iria pegar pedaços do livro para transformar em um espetáculo: “Ao começar a ler, entendi que não era isso. Era preciso construir uma dramaturgia original a partir das premissas do Harari que seriam interessantes para a espetáculo. Em nenhum momento, no entanto, a gente quer dar conta do livro na peça. Na verdade, é um diálogo que a gente está estabelecendo com a obra”, enfatiza. A estrutura narrativa foi outro ponto determinante no propósito do espetáculo: “Eu queria fazer uma peça que fosse espatifada, não é aquela montagem que é uma história, que pega na mão do espectador e o leva no caminho da fábula. Quis ir por um caminho onde o espectador é convidado, provocado a construir essa peça com a gente. É uma espécie de jam session. É uma performance em construção, Vera e Federico brincam com tudo, com os cenários, tem uma coisa meio in progress”, descreve. Rodrigo Portella criou um jogo teatral em que a todo momento o espectador é lembrado sobre a ficção ali encenada: “Um dos principais objetivos é explorar o sentido de ficção em diversas direções, conectando as realidades criadas pela humanidade com o próprio acontecimento teatral”, resume.

Para a empreitada, Rodrigo Portella contou com a interlocução dramatúrgica de Bianca Ramoneda, Milla Fernandez e Miwa Yanagizawa: “Mesmo sem colaborar diretamente no texto, elas foram acompanhando, balizando a minha criação, foram conversas que me ajudaram a alinhar a direção, o caminho que daria para o espetáculo”, conta.

FICHA TÉCNICA
VERA HOLTZ em FICÇÕES

Inspirada a partir do livro “Sapiens – Uma breve história da humanidade”, de Yuval Noah Harari

Idealizada por Felipe Heráclito Lima

Escrita e encenada por Rodrigo Portella

Performance e Trilha Sonora Original: Federico Puppi

Interlocução dramatúrgica: Bianca Ramoneda, Milla Fernandez e Miwa Yanagizawa

Cenário: Bia Junqueira

Figurino: João Pimenta

Iluminação: Paulo Medeiros

Preparação corporal: Tony Rodrigues

Preparação vocal: Jorge Maya

Programação Visual: Carlos Nunes “Cadão”

Fotos: Ale Catan
Direção de produção: Alessandra Reis
Gestão de projetos e leis de incentivo: Natália Simonete
Produção executiva: Wesley Cardozo
Administração: Cristina Leite
Produtores associados: Alessandra Reis, Felipe Heráclito Lima e Natália Simonete

Corealização em Belo Horizonte: Festival Teatro em Movimento – Rubim Produções/ Patrocínio: Rede Itaú e Instituto Unimed-BH. Assessoria de imprensa: Luz Comunicação – Jozane Faleiro

Ficções, com Vera Holtz

Classificação indicativa |12 anos

Duração | 80min

Temporada | dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2024.

Horário | de quarta a sexta, sempre às 20h

Local | Teatro I Grande Teatro do Sesc Palladium

Endereço | Avenida Augusto de Lima, 420

Ingressos à venda https://abrir.link/jhGLd

ou na bilheteria do teatro.

Ingressos: R$ 21,50 a R$ 170,00

Redes sociais Teatro Em Movimento:

Instagram: https://www.instagram.com/teatroemmovimento

Facebook: https://www.facebook.com/teatroemmovimento

Youtube: www.youtube.com/teatroemmovimento

Twitter: www.twitter.com/teatroemmov

Ficções – foto Flávia Canavarro