Tutu com Tacacá faz show de seu novo disco em BH 11/06

TUTU COM TACACÁ

Grupo musical que passeia entre as culturas populares de Minas e do Pará faz show de estreia de seu primeiro disco, lançado no ano passado.

Para quem estava com saudades de rodar a saia, após mais de dois anos sem encontrar o público, o carimbó paraense com jeitinho mineiro da banda Tutu com Tacacá volta a animar a plateia com um show especial no sábado, dia 11 de junho, às 20h, no Teatro Raul Belém Machado.

A apresentação marca a estreia oficial do primeiro álbum do grupo, homônimo, que foi lançado nas plataformas digitais no fim de 2021.

“Agora que estamos em um momento mais controlado da pandemia, estamos ansiosos para reencontrar a plateia e celebrar a vida! Ainda mais apresentando ao vivo as nossas canções autorais. Será uma noite de muita festa e surpresas”, conta a vocalista e compositora Ana Luísa Cosse.

No espetáculo, o Tutu com Tacacá vai apresentar todas as faixas do disco e alguns clássicos do carimbó de nomes como Dona Onete e Mestre Lucindo. Nos arranjos, a sonoridade da banda chama a atenção ao combinar instrumentos mineiros à estrutura do ritmo paraense.

Do carimbó, vêm guitarra, baixo, banjo, flauta, curimbós e maracas, adicionados aos mineiros patangomes e caixas de folia. Segundo a cantora, os ritmos tradicionais de Minas e do Pará têm levadas muito parecidas que se encaixam muito bem. “Desde o começo da banda, nós pesquisamos e fazemos essa mistura que já vai além do uso desses instrumentos”, explica.

Do andamento das músicas, à maneira de compor e as temáticas das letras, e até o jeito de dançar, sempre há a combinação das tradições populares dos dois estados. “Por exemplo, as composições paraenses retratam o modo de vida das pessoas, falam sobre pratos tradicionais, sobre a mata e os bichos, e também trazem denúncias em defesa da Amazônia e dos povos indígenas.

Nós cantamos sobre a comida mineira, a fauna e flora do cerrado, e também nossas questões políticas: a resistência da mulher, a pauta LGBTQIA+ e sobre a importância de ser livre e se divertir como quiser”, salienta Ana.

O resultado disso tudo é uma música de muita energia, com clima de carnaval e que convida todo o público a dançar junto. De fato, o próprio Teatro Raul Belém Machado será reconfigurado para criar uma grande pista de dança em frente ao palco e incentivar, ainda mais, a festa.

“A Tutu com Tacacá tem um público muito especial que nos acompanha, usa saias de carimbó, flores no cabelo, e dança muito. Isso faz com que a própria plateia seja um show a parte! Linda de se ver e melhor de participar”, destaca a percussionista e compositora Marina Araújo.

E ela adianta que o show contará com uma participação do corpo de baile do Grupo Aruanda, que vai apresentar sua coreografia de carimbó e ensinar alguns passos de dança. “Para nos preparar para a volta aos palcos, fizemos questão de ir ao Pará, recarregar as energias e pedir as bênçãos dos mestres do carimbó”, Marina relata.

No vilarejo de Alter do Chão, distrito de Santarém (PA), os integrantes da Tutu com Tacacá se encontraram com grupos tradicionais e chamaram atenção com seu particular carimbó mineiro. “A recepção dos mestres à nossa banda foi a melhor possível! Eles gostaram muito do nosso som, acharam interessante a mistura e ficaram felizes de ver que a expressão popular paraense também ecoa em Belo Horizonte, tão longe dali.

Em um gesto de muita generosidade, fomos convidados para tocar ao lado de Mestre Paulinho Barreto e seu grupo, o Tatu Kanastra”, finaliza.
O show da Banda Tutu com Tacacá, dia 11/06, às 20h, no Teatro Raul Belém Machado tem entrada a preço simbólico, de R$ 4, com venda antecipada pelo site Diskingressos e na bilheteria do local, a partir de uma hora antes do espetáculo. Para coroar uma noite tão especial, a apresentação será registrada em vídeo, e lançada, em breve, nos canais digitais do grupo.

O show e o registro serão realizados com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
   

SHOW TUTU COM TACACÁ
11 de junho, 20h
Teatro Raul Belém Machado – R. Jauá, 80 – Alípio de Melo, Belo HorizonteIngresso: R$ 4 – pelo Diskingressos ou na bilheteria do teatroInstagram: @tutucomtacaca
Para ouvir o álbum e mais informações da banda: https://linkme.bio/tutucomtacaca/