Tiago Araújo lança álbum e estreia na literatura – 03 e 05/07

Projeto duplo une música e poesia em obras autorais que traduzem a sensibilidade e a pluralidade do artista mineiro

Músico, compositor e poeta, Tiago Araújo apresenta dois projetos autorais que se complementam: o álbum “Coletânea” e o livro “Cantador de Poemas Invisíveis e Outras Coisas”. As canções chegam às plataformas digitais no dia 3 de julho, à meia-noite, e, dois dias depois, em 5 de julho, às 9h, o público poderá conferir o lançamento do livro com uma audição especial do álbum, no Teresa Café (Rua Bom Despacho, 18 – Santa Tereza, BH).

Com oito faixas produzidas ao longo dos anos, “Coletânea” reúne músicas lançadas no formato single, desde 2018, que foram remasterizadas, em alguns casos, sem perder a essência da identidade musical.

“A proposta surgiu do desejo de reunir os singles em um mesmo álbum. É um projeto que sintetiza diferentes fases da minha criação, como se fosse um retrato sonoro desses últimos anos”, explica Tiago Araújo, que assina a produção musical, os arranjos e as interpretações, além de atuar como multi-instrumentista em várias canções.

Plural em suas referências, o álbum transita por diferentes gêneros como pop, rap, música popular brasileira e a sonoridade mineira do Clube da Esquina. Entre as parcerias musicais estão Bárbara Barcellos (“O Sol Nasceu”), Jorge Continentino (“Face”), Thiago Espírito Santo, Beto Lopes, Léo Pires e My Letícia (“Lírios”). A masterização fica por conta de André Torres, que também gravou a bateria da faixa “Lalá Loves”.

Paralelamente ao trabalho musical, Tiago Araújo estreia como autor com o livro “Cantador de Poemas Invisíveis e Outras Coisas”, pela editora Caravana. A obra traz uma seleção de poemas marcada pela diversidade temática e estética, com influências do jazz e do improviso.

“O título brinca com as palavras. Esses poemas estavam guardados, invisíveis, e agora vêm à tona. Minha esposa, que também é poeta, me ajudou na curadoria. É uma seleção bem variada. Falo sobre amor, arte e elementos do cotidiano com simplicidade e lirismo, na intenção de provocar no leitor sensações, afetos e reflexões”, comenta o artista.

A orelha do livro antecipa a experiência: “Em uma mistura de realismo e surrealismo, de densidade e simplicidade, de beleza e aspereza, Cantador de Poemas Invisíveis e Outras Coisas trata desde as vivências do amor e da arte até as críticas sociais da existência (…). Para além de racionalizar, é um estímulo para sentir”.

Informações Pré-save: https://bit.ly/ColetaneaTiagoAraujo

 Sobre o Artista

Tiago Araújo é músico com formação em contrabaixo, compositor, escritor, multi-instrumentista e produtor musical. Mineiro de Belo Horizonte, começou a tocar e compor cedo, seguindo os passos dos músicos da família. Aos 15 anos, fez sua primeira composição. Aos 16 anos, tocou profissionalmente a primeira vez, somando, atualmente, 22 anos de carreira.

Formado pela Universidade Bituca e graduado pela UFMG, ambas em música popular. Completou ainda uma pós-graduação em Filosofia.

É autor de quase 200 músicas registradas na União Brasileira dos Compositores, dentre instrumentais e letradas – com destaque para 30 canções compostas em parceria com o artista mineiro Paulinho Pedra Azul.

Tocou, gravou e fez shows com muitos nomes relevantes do cenário musical: Esdras “Neném” Ferreira, Fernando Oly, Toninho Horta, Chiquito Braga, Beto Lopes, Vander Lee, Orquestra Ouro Preto, Lô Borges, entre outros.

Já lançou alguns singles nas plataformas digitais, com destaque para “O Sol Nasceu”, composição em parceria com o célebre Paulinho Pedra Azul e participação da cantora Bárbara Barcellos; a canção autoral “Lírios”, com a participação da esposa My Letícia no vocal e do baixista Thiago Espírito Santo. Além destes, as plataformas de streaming também contam com o EP “Minas Blues”, os álbuns instrumentais “Vertentes” e “Afeto”, e músicas gravadas por outros artistas. Tiago também participou como baixista em gravações de álbuns de outros músicos mineiros.

Como escritor e poeta, teve um conto selecionado para a coletânea 2024 do Prêmio Off-FLIP de Literatura e lança, em 2025, o livro “Cantador de Poemas Invisíveis e Outras Coisas”, pela editora Caravana.

Atualmente, Tiago Araújo atua na cena mineira do jazz, blues, MPB, no carnaval de BH e na nova geração do Clube da Esquina. Além do seu trabalho autoral, é integrante fixo de alguns grupos musicais em Belo Horizonte e, também, realiza trabalhos eventuais em várias outras formações. As músicas autorais (instrumentais ou letradas) do artista são tocadas nas rádios Inconfidência 100,9 FM e UFMG Educativa. Tiago já participou de entrevistas em diversas mídias, como Rádio UFMG, Rádio Inconfidência e Rede Minas.

Lançamento do álbum “Coletânea”
Data: 3 de julho de 2025 (quinta-feira)
Plataformas digitais: Spotify, Deezer, Apple Music, YouTube, Amazon Music e TIDAL, entre outras

Lançamento do livro “Cantador de Poemas Invisíveis e Outras Coisas” e audição do álbum “Coletânea”
Data: 5 de julho de 2025 (sábado)
Horário: 9h
Local: Teresa Café – Rua Bom Despacho, 18, Santa Tereza – BH/MG

Link do livro: https://bit.ly/CantadorDePoemasInvisiveis