Terceira Etapa do projeto do IA – Ocupa/ia – ocorre de 02 a 20/08

OS NOVOS ARTISTAS A OCUPAR OS CANAIS VIRTUAIS DA INSTITUIÇÃO SÃO DOUGLAS APARECIDO, BELIZE NEVES E LUCAS SOARES

A terceira e última etapa do programa de mostras virtuais Ocupa/ia, um projeto do  ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, entre em cena. A partir de 2 de agosto, os próximos três artistas, que participaram do Programa de Residência IAI, vão ocupar as redes sociais (Facebook e Instagram) do Instituto e mostrar seus processos de criação, pesquisa e suas obras de arte.

De 2 a 6 de agosto quem se apresenta é Belize Neves. A artista visual e tecelã experimental mostra em sua ocupação virtual que envolve múltiplas expressões. “Teço uma pesquisa com objetos, vestes e aparatos relacionais, meditativos e ritualísticos para experimentação performática do corpo”, explica.

Na semana seguinte, de 9 a 13 de agosto, quem toma conta das redes é o artista Lucas Soares. O artista trabalha com a ideia de monumento enquanto dispositivo e com o uso propositivo de procedimentos operacionais calcados na construção e horizontalidade. “Esse olhar permite criar e observar narrativas a partir de materialização e/ou ativação de encontros e experiências pautadas no cotidiano, nos processos históricos em contato com a pele negra e em busca de possíveis formas e modos de vida”, revela.

Para finalizar a programação, Douglas Aparecido apresenta sua arte entre 16 e 20 de agosto. Sua pesquisa traz a linguagem chamada de barroco afrofuturista. Trata-se de Intersecção entre passado, presente e futuro numa linguagem delirante.  “Ao despirmos o barroco mineiro de seu caráter religioso, podemos identificar, dentre seus excessos e volutas, aspectos de uma tecnologia mágica. O propósito é possibilitar uma reconexão com esta linguagem, fruto de uma criatividade única, que só poderia florescer, em meio a um ambiente de muita força enérgica – como uma grande mina de ouro, por exemplo”, explica.

Ocupa/ia
De 02/08 a 06/08 – Belize Neves

De 09/08 a 13/08 – Lucas Soares

De 16/08 a 20/08 – Douglas Aparecido

https://ia.art.br/

https://www.instagram.com/iaouropreto/

https://www.facebook.com/iaouropreto